Buscar

Didática prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 68695)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Pedagogia Crítica surge nos fins da década de 1950, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Propõe uma educação como instrumento de libertação do homem e transformação da realidade/sociedade. A partir do enunciado, qual o papel do professor nesta perspectiva educacional?
		
	
Resposta: Cabe ao professor assumir um papel de facilitador do ensino, estimular,instruir, induzir o aluno a pensar, ater senso crítico, levar o aluno a pesquisar a questionar, desenvolver funções ,criticidades, formar pessoas que tenham um conhecimento geral de "mundo". Acabar com esteriótipos, com reproduções, precisamos descontruir o conceito de que somente o professor retem o conhecimento, ensinar que o aluno também tem responsabilidades com os processos e transformações que ocorrem em uma escola ou em uma sociedade.Enfim, o professor precisa formar cidadãos, pessoas com pensamentos críticos e não meros reprodutores.
	
Gabarito: Instigar o pensamento crítico, formar para cidadania crítica, constatar fenômenos e intervir, inquietar seus educandos diante dos fatos e do mundo, despertando neles o desejo de intervenção social, exercitar a práxis, ser um pesquisador assíduo, romper com o status quo e propor uma nova ordem social, lançar mão de sua condição de sujeito autônomo.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 68698)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As transformações recentes no âmbito dos processos econômicos e socioculturais, principalmente com os avanços das novas tecnologias de comunicação e informação, têm provocado uma verdadeira revolução no campo educacional e uma profunda reflexão sobre o papel da escola. Com o advento das tecnologias, surge um potencial de mensagem, o conhecimento se torna desterritorializado. A partir do enunciado, explique o que significa conhecimento desterritorializado e qual o papel que o professor deve assumir diante disso?
		
	
Resposta: O conhecimento desterritorializado, a propria palavra ja nos induz ao seguinte pensamento: do conhecimento não está retido em um determinado lugar, há uma diversidade de informações em todos os campos e de uma velocidade inacreditável. Conhecimentos esses que devem ser investigados principalmente pelo professor que assume um papel de intermediar o conhecimento para seus alunos, cabe a ele induzir o educando a pesquisar ,a buscar respostas e refletir sobre as mesmas,em busca da praxis.
	
Gabarito: Conhecimento desterritorializado significa que a informação vai para todas as direções, em forma de rede, dialética e interativamente e não mais de reta, rota, linear e verticalmente; significa dizer que o conhecimento não se encontra mais "enterrado" nos livros, enciclopédias, no quadro, no caderno, no data show, no laboratório e sim que se encontra em todo lugar, cabendo ao professor construir uma nova cultura de aprendizagem, incentivando a autonomia de seus alunos, instigando o pensamento crítico, a articulação de saberes, indagando e rompendo com o determinismo.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 30860)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma teoria educacional voltada para a formação da cidadania requer que questões sociais sejam apesentadas para a aprendizagem e reflexão dos alunos. Ao contrário do que ocorre na prática pedagógica tradicional. Assinale a alternativa na qual TODOS os itens correspondem à teoria e prática pedagógicas tradicional:
		
	 
	metodologia, conteúdos, ensino, avaliação.
	
	didática, cidadania, multiculturalismo, poder.
	
	recurso didático, ideologia, poder, classe social.
	
	planejamento, ensino, alteridade, diferença.
	
	Metodologia, gênero, raça, cultura.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 253453)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	¿Trata-se de um método universal de ensinar tudo a todos. E de ensinar com tal certeza, que seja impossível não conseguir bons resultados. E de ensinar rapidamente, ou seja, sem nenhum enfado ou aborrecimento para os alunos e para os professores, mas antes com sumo prazer para uns e para outros.¿ O trecho refere-se a:
		
	
	Escola de Summerhill.
	
	Escola não diretiva de Rogers.
	 
	Didática Magna de Comenius.
	
	Escola Ativa de Dewey.
	
	Pedagogia Freinet.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 172954)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Herbart, pai da pedagogia tradicional, propõe uma abordagem científica para a educação e funda as bases teóricas da Didática na Filosofia e na Psicologia. Para ele, a educação moral deveria desenvolver na alma da criança o desenvolvimento de uma inteligência e uma vontade adequadas. Ele desenvolveu um método único de ensino que se dividia em alguns passos:
		
	 
	Conscientização, crítica, desmistificação e transformação
	
	Problematização, libertação, dialogicidade e humanização
	
	Construção do conhecimento, (re) elaboração, participação e significação
	 
	Preparação, apresentação, assimilação, sistematização e aplicação
	
	Produção de saberes, pesquisa e contribuição social
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 264281)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente a sua competência, amorosidade, clareza política, a coerência entre o que diz e faz... sua capacidade de conviver com os diferentes para lutar com os antagônicos. É estimular a dúvida, a crítica, a curiosidade, a pergunta, o gosto do risco, a aventura de criar." (Freire 1991, p.54).
Nesse sentido, podemos dizer que se trata de uma prática comprometida com:
		
	
	a reprodução do sistema
	 
	a construção de uma nova ordem social
	
	o apriorismo técnico
	
	a manutenção da estrutura social vigente
	
	a negação das contradições sociais
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 700200)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O planejamento em Educação é o conjunto de ações sistematizadas para o alcance de objetivos definidos, incluindo ainda a definição de estratégias para a consecução desses objetivos. Temos vários tipos de planejamento em Educação. Aquele que envolve os professores, direta e especificamente chamamos de:
		
	
	Planejamento Institucional
	 
	Planejamento de Ensino
	
	Planejamento de políticas públicas
	
	Planejamento setorial
	
	Planejamento educacional nacional
		
	
	 8a Questão (Ref.: 30782)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque F (falso) e V (verdadeiro) e depois assinale a sequência correta:
O aluno Renato reclamou com a professora Mariana do preconceito racial e de atitudes discriminatórias praticadas por alguns de seus colegas. Ela resolveu, então, incluir em seu plano de ensino atividades que pudessem romper com as manifestações de racismo, preconceito e discriminação entre seus alunos e estabeleceu como objetivos, levar os alunos a:
( )refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo;
( )conhecer o negro como sujeito histórico com desejos e vontades rompendo com a questão da vitimização;
( )compreender as atitudes preconceituosas e discriminatórias no espaço escolar, defendendo-as porque construídas social e historicamente;
( )tomar consciência de que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos;
( )desconstruir estereótipos de inferioridade étnico-racial, valorizando a diversidade existente em nossa sociedade.
		
	 
	F V F V V
	
	V V F V F
	
	F V V F V
	 
	V V F V V
	
	V F V V V
		
	
	 9a Questão (Ref.: 249526)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Professora Glória pretende planejar estratégias para uma dinâmica de sala de aula como espaço do conhecimento emancipatório e de aprendizagem significativa. Veja as propostas recebidas pela professora Geórgia para o desenvolvimento do seu planejamento:
1- O espaço de discussão sobre os conceitos deve iniciarpela socialização da visão que de cada aluno traz do conceito estudado.
2- Projeção de cenas de filmes selecionados de acordo com a realidade da comunidade onde está inserida a escola e debates sobre a compreensão das cenas.
3- Pesquisa de fatos, em revistas e jornais, que ilustrem estudos sobre meio ambiente, orientação sexual, ética e pluralidade cultural, de acordo com os parâmetros nacionais, visando a inclusão social.
Marque a alternativa correta:
		
	 
	todas as afirmativas estão corretas
	
	somente a afirmativa 2 está correta
	
	as afirmativas 1 e 2 estão corretas
	
	as afirmativas 1 e 3 estão corretas
	
	as afirmativas 2 e 3 estão corretas
		
	
	 10a Questão (Ref.: 698485)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na visão de Paro (1997), o ensino, a educação deve ser instrumento de construção e defesa da cidadania, mas, para que isso se concretize, requer uma reorganização da estrutura escolar, em que o diretor deixa de ser o herói e o vilão de cada escola e passe a dividir o direito e a responsabilidade de decidir com pais, alunos e professores. Nesse sentido, estamos nos referindo: MARQUE A INCORRETA:
		
	
	ao rompimento da rotina e do mando pessoal
	
	a uma gestão democrática
	
	ao planejamento participativo
	
	a lógica da humanização
	 
	a centralização das decisões
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais