Buscar

avaliando civil IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201509863433)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(XIII Exame Unificado) Antônio, muito necessitado de dinheiro, decide empenhar uma vaca leiteira para iniciar um negócio, acreditando que, com o sucesso do empreendimento, terá o animal de volta o quanto antes. Sobre a hipótese de penhor apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Se a vaca leiteira morrer, ainda que por descuido do credor, Antônio poderá ter a dívida executada judicialmente pelo credor pignoratício.
	 
	Caso o credor pignoratício perceba que, devido a uma doença que subitamente atingiu a vaca leiteira, sua morte está próxima, o CC/02 permite a sua venda antecipada, mediante prévia autorização judicial, situação que pode ser impedida por Antônio por meio da sua substituição.
	
	As despesas advindas da alimentação e outras necessidades da vaca leiteira, devidamente justificadas, consistem em ônus do credor pignoratício, sendo vedada a retenção do animal para obrigar Antônio a indenizá-lo.
	
	Se Antônio não quitar sua dívida com o credor pignoratício, o penhor estará automaticamente extinto e, declarada sua extinção, poder-se-á proceder à adjudicação judicial da vaca leiteira.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509938104)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	( II Exame Unificado OAB) Por meio de uma promessa de compra e venda, celebrada por instrumento particular registrada no cartório de Registro de Imóveis e na qual não se pactuou arrependimento, Juvenal foi residir no imóvel objeto do contrato e, quando quitou o pagamento, deparou-se com a recusa do promitente-vendedor em outorgar-lhe a escritura definitiva do imóvel. Diante do impasse, Juvenal poderá
		
	 
	requerer ao juiz a adjudicação do imóvel, a despeito de a promessa de compra e venda ter sido celebrada por instrumento particular.
	
	exigir a substituição do imóvel prometi do à venda por outro, muito embora inexisti sse previsão expressa a esse respeito no contrato preliminar.
	
	desistir do negócio e pedir o dinheiro de volta.
	
	usucapir o imóvel, já que não faria jus à adjudicação compulsória na hipótese.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509952132)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(TJRS) Sobre os direitos de vizinhança, assinale a afirmação correta.
		
	
	Os frutos caídos em terreno vizinho pertencem ao dono da árvore, que terá o direito de entrar na propriedade do vizinho para recolhê-los.
	
	O zoneamento urbano não é pauta para o uso anormal da propriedade.
	
	O possuidor de prédio vizinho pode entrar, sem prévio aviso, no outro imóvel quando isso for indispensável à limpeza de sua casa.
	 
	O proprietário ou possuidor tem direito de fazer cessar as interferências prejudiciais ao sossego provocadas pela utilização da propriedade vizinha.
	
	Quando determinadas judicialmente, o vizinho não poderá requerer, se possíveis, a redução ou eliminação das interferências.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201510011166)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A posse justa é aquela:
		
	 
	Não inquinada pelos vícios da violência, precariedade ou clandestinidade.
	
	De boa-fé
	
	Exercida pelo proprietário do bem.
	
	Em que o possuidor ignora a existência de vícios que a maculem.
	
	Em que o possuidor tem necessariamente um título que lhe conferiu esta posse.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510064012)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UECE-CEV 2016/ adaptada) Assinale a opção que completa corretamente a lacuna da seguinte frase: "A _____________ proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários, ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis".
		
	
	propriedade.
	
	superfície.
	
	anticrese
	
	enfiteuse.
	 
	servidão.

Outros materiais