Buscar

Teste PCC II (2017/2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
2 em 2 pontos
Correta	
A implementação da educação para o lazer na comunidade inclui o processo de desenvolvimento comunitário. Comunidade é definida como lugar geográfico e agregado de interesses, que tem afinidade e interconexão mútuas. O desenvolvimento comunitário refere-se a um processo que utiliza o ensino formal, o informal e o não formal, bem como a liderança para aumentar a qualidade de vida dos grupos que vivem na comunidade (Carta internacional de Educação para o lazer. Associação Mundial de Recreação e Lazer – World Leisure and Recreation Association – WLRA, 2002). A partir dessa citação, analise as afirmações que se seguem.
I. A educação para o lazer deve estimular a organização autogerida de comunidades, com o objetivo de desenvolver a capacidade de pessoas ou grupos e melhorar sua qualidade de vida.
II. Projetos de lazer devem trabalhar com grupos comunitários existentes, para minimizarem as barreiras e otimizarem o acesso aos serviços de lazer.
III. Liderança e orientação permanentes do profissional de Educação Física são necessárias para que grupos comunitários se capacitem para propor formas que atendem aos seus interesses de lazer.
IV. As políticas de lazer comunitárias devem estimular a abrangência, respeitando a existência de grupos multiculturais, raciais, sexuais, etários e de habilidades na sociedade.
Em relação à educação para o lazer na comunidade e à participação do profissional da Educação Física nesse processo, é correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
c. 
I, II e IV.
Pergunta 2
2 em 2 pontos
Correta	
A realização de qualquer vivência de lazer deve proporcionar aos seus praticantes alegria, beleza, satisfação e encantamento pela vida. No entanto, é necessário que as pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam seus interesses e que sejam estimuladas a participarem e a receberem um mínimo de orientação que lhes permitam fazer a opção. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas abrangidas pelos conteúdos do lazer. Marque a opção que lista corretamente esses conteúdos de lazer.
Resposta Selecionada:	
a. 
Artísticos, intelectuais, manuais, turísticos, sociais e físicos.
Pergunta 3
2 em 2 pontos
Correta	
Em recreação, aprendemos que toda atividade lúdica ensinada, seja por brincadeiras, rodas cantadas, jogos ou danças, normalmente desenvolve os três níveis do conhecimento (cognitivo, socioafetivo e físico-motor). As danças integrativas tem um papel fundamental nesse desenvolvimento, pois são exercícios de dança e movimentos corporais que têm como objetivo introduzir de maneira educativa, alegre e prazerosa a arte de se expressar, de conhecer nosso corpo e nossa mente, para que possamos integrar e administrar nossa saúde, além de promover uma linguagem por meio da qual o indivíduo possa sentir, perceber, conhecer e manifestar-se por atividades artísticas que desenvolvam a sensibilidade, a imaginação, a criatividade, a socialização e a comunicação humana, em que o maior objetivo é o prazer pela prática. Leia as alternativas:
I - Danças circulares.
II ­­- Dança da cultura popular ou folclórica.
III - Dança arte.
IV - Dança social ou de salão.
Assinale qual alternativa não corresponde às danças integrativas:
Resposta Selecionada:	
c. 
Apenas a alternativa III.
Pergunta 4
2 em 2 pontos
Correta	
Para Demeny, o valor atribuído aos campeões e aos melhores, principalmente relacionado aos esportes, deveria ser questionado, uma vez que se têm muitas pessoas na sociedade que estão excluídas dessas práticas, justamente porque elas são destinadas apenas aos habilidosos, bem-dotados fisicamente e com as melhores qualidades físicas. Sua proposta enfatiza a preocupação com a inclusão de todas as pessoas da sociedade nas práticas gímnicas.
Embora a proposta de Demeny seja inovadora e proponha a participação dos menos dotados fisicamente, podemos afirmar que:
I. O objetivo continua sendo o adestramento e a melhoria das capacidades físicas e da disciplina corporal.
II. Permite que idosos e portadores de quaisquer necessidades sejam incluídos na proposta.
III. Apesar das preocupações de Demeny para que sua proposta não se perdesse, a motivação não fazia parte entre os menos dotados.
IV. A música e a dança passam a ser incorporados como elementos importantes de seu método.
Resposta Selecionada:	
c. 
I e IV estão corretas.
Pergunta 5
2 em 2 pontos
Correta	
Vale ressaltar que, ainda hoje, o desenvolvimento da ginástica geral no Brasil é bastante modesto, principalmente se comparado ao da Europa, que conta com uma grande participação popular nesses eventos. Os fatores que colaboram para esse fato são abordados por Ayoub (2003) como, provavelmente, devidos à nossa história recente e também porque a modalidade ginástica não é uma manifestação da cultura corporal muito difundida em nosso país. Além disso, podem ser incluídos fatores tais como: a pouca estrutura para a prática das modalidades ginásticas em nosso país e também a dificuldade de formação profissional com competências para trabalhar nessa área. Constata-se, no entanto, que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, houve avanços e a participação do Brasil em eventos internacionais tem crescido significativamente. Nunomura e Tsukamoto (2009) apresentam alguns fatores que colaboraram para a ampliação do desenvolvimento da GG no Brasil.
Assinale a alternativa incorreta:
Resposta Selecionada:	
b. 
Participação do Brasil em Olimpíadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais