Buscar

DIREITO PENAL II revisão av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL II
1a Questão- São princípios que regem a ação penal de iniciativa privada:
	 
	oportunidade, disponibilidade e indivisibilidade.
2a Questão- O instituto que permite ser computado na execução da pena privativa de liberdade ou na medida de segurança o tempo de prisão provisória, ou seja, da prisão anterior ao trânsito em julgado da sentença condenatória, denomina-se
	 
	Detração
3a Questão- São espécies de sanções penais:
	 
	Pena e medida de segurança
4a Questão- Sobre a fixação das penas, é CORRETO afirmar: a) b) c) d)
	 
	Agrava-se a pena se o réu cometeu o delito em estado de embriaguez preordenada.
5a Questão- João, na intenção de auxiliar Marcos no estupro de Melinda, imobiliza-a enquanto o segundo submete-a a conjunção carnal, configurando o crime de estupro previsto no art. 213 do CP. Considerando-se que João não praticou nenhum ato libidinoso com a vítima, qual será sua responsabilidade penal segundo a teoria do domínio final do fato?
	 
	Coautor
DIREITO PENAL II
1a Questão- (OAB Exame Unificado IV) Em relação ao cálculo da pena, é correto afirmar que
	 
	(B) é defeso ao juiz fixar a pena intermediária em patamar acima do máximo previsto, ainda que haja circunstância agravante a ser considerada.
2a Questão (FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judiciário - Área Judiciária) Tício amarrou dois inimigos juntos num poste e os matou com um único disparo. Nesse caso, houve
	 
	concurso formal impróprio e as penas aplicam-se cumulativamente.
3a Questão- João ingressou em um Shopping Center, tarde da noite, burlando a vigilância do local. Invadiu cinco lojas de proprietários diversos, valendo-se, para tanto, de chaves falsas. De cada uma das lojas, subtraiu inúmeras peças de roupas. Após a ação, deixou o local e foi preso passada meia hora, abordado por policiais militares que estranharam o volume de pacotes que carregava. João foi denunciado e condenado por cinco furtos qualificados. Na fixação da pena, o Juiz deve considerar as condutas como praticadas:
	 
	como crime continuado.
4a Questão- No concurso material, o magistrado deve aplicar o sistema:
	 
	Da acumulação material
5a Questão- Assinale a alternativa correta de acordo com o Direito Penal.
	 
	O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a trinta anos.
DIREITO PENAL II
1a Questão (OAB Exame Unificado IX) Tendo como base o instituto da ação penal, assinale a afirmativa correta.
	 
	A) Na ação penal privada vigora o princípio da oportunidade ou conveniência.
2a Questão João matou seu desafeto com vinte golpes de faca. Nesse caso
	 
	responderá por um crime de homicídio.
3a Questão João ingressou em um Shopping Center, tarde da noite, burlando a vigilância do local. Invadiu cinco lojas de proprietários diversos, valendo-se, para tanto, de chaves falsas. De cada uma das lojas, subtraiu inúmeras peças de roupas. Após a ação, deixou o local e foi preso passada meia hora, abordado por policiais militares que estranharam o volume de pacotes que carregava. João foi denunciado e condenado por cinco furtos qualificados. Na fixação da pena, o Juiz deve considerar as condutas como praticadas:
	 
	como crime continuado.
4a Questão Além dos requisitos gerais de crime continuado comum, são condições do crime continuado específico (art. 71, Parágrafo Único, do Código Penal brasileiro) que os crimes sejam:
	 
	dolosos, praticados contra vítimas diversas e com violência ou grave ameaça à pessoa.
5a Questão Sobre concurso de crimes, assinale a alternativa correta:
	 
	O concurso formal perfeito adota o critério da exasperação, enquanto que, o concurso formal imperfeito adota o sistema do cúmulo material de penas.
DIREITO PENAL II
1a Questão (OAB - XIII Exame de Ordem Unificado - 2014. Modificada) A respeito do benefício da suspensão condicional da execução da pena, assinale a afirmativa INCORRETA.
	 
	Sobrevindo, durante o período de prova, condenação irrecorrível por crime doloso, o benefício será revogado, mas tal período será computado para efeitos de detração.
2a Questão (Magistratura/SP 2008. MODIFICADA) A premeditação, no ordenamento penal:
	 
	não tem previsão específica, mas pode atuar como fator de individualização da pena.
3a Questão Sobre concurso de crimes, assinale a alternativa correta:
	 
	O concurso formal perfeito adota o critério da exasperação, enquanto que, o concurso formal imperfeito adota o sistema do cúmulo material de penas.
4a Questão Assinale a opção INCORRETA sobre prescrição penal:
	 
	Serão contados em dobro os prazos de prescrição se o agente for reincidente
5a Questão Beto, em razão de calúnias proferidas por Carlos a seu respeito, mediante uma emboscada agride este com uma barra de ferro, vindo a quebrar-lhe o braço, incapacitando-o por 35 dias para o trabalho. Ocorre que, no momento da sentença, verificou-se pela sua FAC que Beto fora indiciado em dois inquéritos, um por estelionato e outro também por lesão corporal. Considerando que Beto tem 20 anos de idade, assinale a opção correta acerca da dosimetria de pena: (Art. 129 - Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano. § 1º - Se resulta: I - incapacidade para as ocupações habituais, por mais de 30 (trinta) dias; ... Pena - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos).
	 
	Trata-se de delito qualificado, sendo aplicada a menoridade como circunstância atenuante na segunda fase de aplicação de pena; bem como não há que se falar em maus antecedentes ou reincidência face à existência de inquéritos policiais em curso.

Outros materiais