Buscar

Ciencias Sociais AA1

Prévia do material em texto

Aluno: LUCIANO PASTOR
	Matrícula: 201708062114
	Disciplina: CCJ0001 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		Sobre o relativismo cultural é incorreto afirmar que:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	São características biológicas que determinam as diferenças culturais de cada povo.
	
	
	Parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente.
	
	
	É um método de se observar sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade.
	
	
	O princípio do relativismo cultural decorre de um vasto conjunto de fatos, obtidos ao se aplicar nos estudos etnológicos as técnicas que nos permitiram penetrar nos sistemas de valores subjacentes às diferentes sociedades.
	
	
	Observação do sistema cultural em questão sem nenhum preconceito.
	
	
		2.
		Um dos primeiros cientistas a adotar a metodologia antropológica na análise cultural foi Bronislaw Malinowski (1884-1942), antropólogo polonês radicado na Inglaterra. Foi ele que, a partir do trabalho de campo nas ilhas Trobriand, na Melanésia, praticou o que se tornaram os procedimentos metodológicos de pesquisa na Antropologia. Esses procedimentos metodológicos são:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	a escuta e a investigação estatística.
	
	
	a coleta e a verificação de dados em laboratório.
	
	
	a etnografia e a observação participante,
	
	
	a análise e a descrição dos fenômenos da natureza
	
	
	a análise dos diários de viajantes e a teorização em seu gabinete.
	
	
		3.
		A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence (LARAIA, 2005; p. 87.)¿ Assim, na contemporaneidade a antropologia busca compreender a logica de vida do outro, esse processo é denominado de:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Determinismo cultural
	
	
	Analogia
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Relativismo cultural
	
	
	Compreensivismo
	
	
		4.
		Se considerarmos, como sugerem alguns autores, que o conhecimento científico teve lugar no século XVII, com a instauração de métodos de investigação rigorosos, o mesmo não se pode dizer das Ciências Sociais. Estas se constituíram como campo de conhecimento somente no século XIX, a partir de um contexto histórico determinado" (MELLO, p. 18). Em relação às Ciências Sociais, podemos dizer que: a) As disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia estudam fenômenos muito semelhantes, ou seja, fatos que resultam da vida em sociedade. Mas, embora estas áreas do conhecimento sejam muito próximas entre si, não são totalmente iguais; b) Ela entende os campos de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia, como designação usualmente mais aceita; c) O eixo da análise antropológica funda-se na compreensão de aspectos microscópicos, tais como religião, costumes, tradições, dentre outros, dos indivíduos ou de pequenos grupos; d) No que diz respeito à Antropologia, pode-se dizer que tal ciência estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura; e) Os fatos que formam a matéria-prima das Ciências Sociais são, pois, fenômenos complexos, geralmente impossíveis de serem reproduzidos, embora possam ser observados; f) As ciências humanas têm como objeto de estudo o próprio homem vivendo em sociedade, ou seja, o homem nas suas relações com os outros homens e com a própria natureza. As questões corretas estão no item:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	b, d, e, f.
	
	
	a, b, c, d.
	
	
	Todos estão corretos.
	
	
	c, d, e, f
	
	
	a, b, d, f.
	
	
		5.
		Todo sistema cultural está sempre em mudança. Entender essa dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para a humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário entender as diferenças dentro de um mesmo sistema. Esse é o único procedimento que prepara o homem para enfrentar serenamente este constante e ¿admirável mundo novo¿ do povo. LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008 (adaptado).
 
O sistema cultural de um povo ou grupo social é um dos temas por excelência das análises das Ciências Humanas. Sobre isso, analise as afirmativa abaixo:
I. Segundo a análise antropológica, a cultura pode ser definida a partir de um único sistema de valores, normas e crenças que afeta toda a humanidade, independentemente de sua história ou particularidade.
II. Cultura, conforme as definições das Ciências Sociais, é todo o conhecimento que uma pessoa ou grupo possui. Dessa forma, é possível diferenciar indivíduos que possuem cultura dos indivíduos que não possuem cultura.
III. A cultura é inerente aos seres humanos, não existindo fora deles. 
IV. O sistema cultural de um povo ou grupo social não é estático, mas absorve, muitas vezes, elementos externos ou cria novos, sendo, portanto, transformado continuamente.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	I e IV.
	
	
	III e IV.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II, III e IV.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes