Buscar

EXERCÍCIO DE F. DA EPIDEMIOLOGIA 5 ANA

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		 
	
		
	
	
	
	SDE0245_EX_A5_201503370755_V1
	
	 
	 
	
	
		
	
		 
	FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: SDE0245_EX_A5_201503370755_V1 
	Matrícula: 201503370755
	Aluno(a): ANA MARIA BARBOZA SOUZA 
	Data: 09/10/2017 00:17:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503517446)
	Fórum de Dúvidas (1 de 26)       Saiba (1) 
	
	Estudos que abordam áreas geográficas bem delimitadas, realizam correlações entre indicadores de condição de vida e situação de saúde, podendo utilizar uma referência geográfica (bairros, distritos, municípios, estados, nações) ou organizações coletivas de qualquer natureza como referência para definição da unidade de informação (fábricas, escolas, prisões, hospitais) são chamados de: 
		
	
	Inquéritos.
	
	Ensaios Clínicos.
	
	Prospectivos.
	
	Retrospectivos.
	
	Ecológicos.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503689539)
	Fórum de Dúvidas (5 de 26)       Saiba (1) 
	
	As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença é necessário descrevê-lo por meio das variáveis, pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável tempo NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	
	A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando.
	
	Segundo Rouquayrol, a distribuição cronológica da mortalidade e da morbidade é a relação entre uma sequência de marcos temporais sucessivos (cronologia) e uma medida de frequência de casos e óbitos.
	
	As variações das doenças no transcorrer do tempo (anos, meses, semanas, dias) não são importantes, pois não mostram alterações nos fatores causais.
	
	A cronologia de uma doença é fundamental para a sua análise epidemiológica.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo é importante para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503516787)
	Fórum de Dúvidas (1 de 26)       Saiba (1) 
	
	De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
		
	
	Intervencional.
	
	Analítico.
	
	Observacional.
	
	Secundário.
	
	Primário.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504292477)
	Fórum de Dúvidas (9 de 26)       Saiba (1) 
	
	Medronho (2006), define Pesquisa Epidemiológica como: Estudo da distribuição e dos determinantes dos eventos ou padrões de saúde em populações especificas, e a aplicação deste estudo para controlar/prevenir problemas de saúde. Diante desta definição, pode-se afirmar que são objetivos da Pesquisa Epidemiológica:
		
	
	Observar, Financiar e Educar sobre situações de Saúde/Doença. 
	
	Criar, Implantar e Avaliar Programas de Saúde.
	
	Descrever, Explicar, Predizer e Combater/Controlar situações de Saúde/Doença. 
	
	Promover uma Transição Epidemiológica.
	
	Garantir a efetividade de programas de Saúde.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503516783)
	Fórum de Dúvidas (7 de 26)       Saiba (1) 
	
	A elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracteriza, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada é a definição de:
		
	
	Surto.
	
	Infecção
	
	Epidemia.
	
	Pandemia.
	
	Endemia.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503516785)
	Fórum de Dúvidas (7 de 26)       Saiba (1) 
	
	As doenças são sujeitas a variações com aumentos periódicos em determinadas épocas do ano, geralmente relacionados ao seu modo de transmissão. A propriedade de um fenômeno considerado periódico (cíclico) de repetir-se sempre na mesma estação do ano é a definição de:
		
	
	Pandemia.
	
	Epidemia.
	
	Endemia.
	
	Surto.
	
	Sazonalidade.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504220686)
	Fórum de Dúvidas (7 de 26)       Saiba (1) 
	
	Em uma determinada cidade foram notificados dois casos de meningite em menos de 15 dias. Pode-se considerar que a cidade foi acometida por:
		
	
	Endemia. 
	
	Pandemia. 
	
	Epidemia. 
	
	Nenhuma das alternativas. 
	
	Surto epidêmico. 
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503517167)
	Fórum de Dúvidas (5 de 26)       Saiba (1) 
	
	Os métodos e as técnicas da Epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis. Sobre as variáveis de pessoa, tempo e lugar são feitas as seguintes observações: I Pessoas podem ser descritas em termos de: suas características herdadas ou adquiridas (idade, sexo, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunitário, etc.); suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes, etc.); e circunstâncias de vida (condição social, econômica e do meio ambiente). II A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando. III O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação. IV Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes