Buscar

Abordagem da Inteligência Emocional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Abordagem da Inteligência Emocional.
Em “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir”, Rubem Alves vem descrever uma escola dos sonhos, algo que existia realmente mas somente nos sonhos, e o mais extraordinário é que essa escola existe e se chama Escola da Ponte localizada em Portugal, e que emprega um modelo de aprendizado fora do comum, que o fez tornar-se um exemplo de educação Humanista para todo o Mundo. Escola da Ponte é uma escola que não tem distinção de pessoas todos são iguais, livres de preconceitos, pré-julgamento, e do padrão . Vivem como amigos, se ajudam, se respeitam, sem egoísmos, se conhecem, resumidamente uma equipe.
 Relacionando com o livro “Inteligência Emocional” Daniel Goleman, 1995 é uma abordagem que a criança tem toda capacidade de se autodesenvolver a partir do momento em que se é treinado todos os dias, assim obtém ideias novas e criativas, de uma forma construtivista relacional. Essa nova forma de ensino em que a criança é quem estabelece seu tempo e também o que vai aprender, é uma forma dela estabelecer o que é realmente importante. Na escola da Ponte os alunos fazem experiências, e com a dança, música, poesia, natureza, emoções criam-se formas inovadoras de aprendizado. A criança tem toda capacidade de aprender sem ser num método tradicional, onde fica sentada em sua mesa e o professor ensina a matéria que lhe foi proposta por uma autoridade maior, em uma visão de que é uma tábula rasa e que depende do professor para aprender. Goleman, ressalta bem a importância do professor nas escolas; ele precisa ser inteligente emocionalmente necessita estar preparado emocionalmente para poder ajudar os alunos a se conhecerem, a trabalhar as suas emoções entre outros...Logo o professor precisa ser absolutamente, altamente capacitado emocionalmente para ir de encontro ao aluno. Na Escola da Ponte mencionada no livro quase não há regras, apenas existe uma grade onde está todo o conteúdo que deve ser desenvolvido pelo aluno naquele período, é uma escola integral e o professor atua como observador, ele está presente para caso o aluno tenha alguma dúvida. Não existe um professor limitado para dar aula de uma disciplina específica e sim ter um dimensão do todo, eles compartilham os mesmos ambientes e não seguem um programa já imposto.
Como o próprio Goleman já mencionou, o professor precisa ver o que a criança precisa e leva-la a explorar o que ela tem de melhor. É importante apontar que na abordagem da Inteligência Emocional diz que o aluno é quem se autodesenvolve, estando mais disposto para os desafios diários e também para lidar melhor com as outras pessoas e saber desenvolver aquilo que pensa. E na escola da Ponte a realidade é a seguinte: vive o que se aprende e aprende do que se vive. O conhecimento é adquirido a partir da vivência, os alunos são embebecidos pelo prazer de aprender. Aprende-se autonomia, sendo o ensino um ato de colaboração mútua entre alunos e professores, numa verdadeira expressão de solidariedade. Isso não apenas durante o período em que essa pessoa fica em sala de aula, mas também quando essa já está pronta para o mercado de trabalho. Desenvolvem as aptidões emocionais como: identificar e rotular sentimentos; expressar sentimentos; avaliar a intensidade dos sentimentos; lidar com os sentimentos; adiar a satisfação; controlar impulsos; reduzir tensão; saber a diferença entre sentimentos e ações. Pessoas que sabem lidar com desafios e também resolver grandes problemas sem dificuldades, acaba se destacando dos demais.
Abordagem Inteligência Emocional segundo Goleman: As cinco áreas de habilidades da Inteligência Emocional sendo elas o autoconhecimento emocional, o controle emocional, a automotivação, o reconhecimento de emoções em outras pessoas e a habilidade em relacionamentos interpessoais, estão presentes na escola da Ponte, isso se torna perceptível, pois ela propicia o aluno a gerenciar suas emoções, tomar decisões adequadas, desenvolver o autoconhecimento (de si e daqueles com quem se relaciona) e ter empatia pessoal, além de promover cooperação em um ambiente de harmonia entre todos (alunos e professores). Na escola da Ponte a percepção do aprender é o recomeçar a aprender ,ter a liberdade para o novo aprender ,ser livre, ser dinâmico, ser criativo, ser explorador, usar os talentos, desabrochar outros, enfim é se permitir para o diferente.

Outros materiais