Buscar

NeuroPsi Molecular

Prévia do material em texto

NeuroPsi Molecular
Bases Neurais de Processos Psicológicos
Departamento de Psicologia
18 de setembro de 2017
Criação: Julia Casteletti Ramiro
NeuroPsi Molecular
Bases Neurais de Processos Psicológicos
Produção excessiva de dopamina (Produção: Substância Negra) – Células da glândula suprarrenal também produzem dopamina.
Sistema químico de restauração – Neuroplasticidade Proteína NGF (fator de crescimento nervoso).
Pode ser que o cérebro sare totalmente por si mesmo, segregando, em resposta ao corte cirúrgico, substâncias químicas que não são produzidas pelas novas células
NeuroT = moléculas comunicadoras 
Pensar é praticar química cerebral, promovendo uma cascata de respostas através do corpo
Os esquizofrênicos geralmente melhoram muito se forem submetidos a uma máquina de diálise renal. O tratamento normal dessa doença impõe o uso de drogas psicoativas que suprimam a dopamina – talvez a máquina de diálise possa realmente removê-la e retirar qualquer subproduto do fluxo sanguíneo.
Os níveis de endorfina no corpo não correspondem na base de um para um à dor que se sente 
O complexo amigdaloide e o hipotálamo são especialmente ricos em todas as substâncias do grupo NT – onde os processos de pensamento são abundantes – o que quer dizer que muitos neurônios estão fortemente agrupados.
Receptores para NT fora do cérebro (células imunológicas denominadas monócitos) “neurônios circulantes”
Nosso corpo é suficientemente fluido para espelhar qualquer evento mental.
Substâncias químicas cerebrais como o transferon e o CCK são produzidas pelo estômago
Ainda não existe nenhum esquizofrênico curado por processos químicos
Os receptores não são fixos – o único fato sobre o receptor é sua imprevisibilidade
Um NT chamado imipramina é anormalmente produzido no cérebro de pessoas deprimidas – enquanto localizavam a distribuição dos receptores de imipramina, eles se surpreenderam ao encontrá-los não apenas nas células cerebrais mas nas células da pele – O que esses receptores da pele teriam a ver com a depressão? 
Em determinado ponto, as substâncias químicas que se quer usar são tão precisas que sua ação só é eficiente dentro de limites mínimos.
Grande parte do processo imunológico é altamente abstrata, atingir o alvo não é um dos maiores objetivos da campanha – pois há uma contínua e complexa troca de informações (Problema do “telefone sem-fio”) Existem muitas ramificações, justaposições e desdobramentos inexplicados.
As células tem memória? Experimento do IgE
 Cerca de 1% da população é afetada pela esquizofrenia. Embora não tenha um padrão simples e herança, sabe-se que este transtorno é familiar – o risco de esquizofrenia aumenta de maneira proporcional ai aumento do parentesco genético, culminando em 48% naquelas situações em que o irmão é gêmeo monozigótico.
Mesmo entre gêmeos idênticos (que foram criados separadamente) a concordância situa-se em torno de 50%, evidenciando a importância de fatores além da genética, como aspectos psicossociais.
A COMT é uma enzima intracelular responsável pela inativação das catecolaminas (Noradrenalina, dopamina, adrenalina). O polimorfismo funcional comum do gene COMT, o Val158/108Met, afeta a atividade enzimática e o teor de dopamina. O alelo Val está associado com a atividade enzimática 40% superior no cérebro humano em relação ao alelo Met, conduzindo a uma eliminação mais eficiente de dopamina da fenda sináptica
Psicoses Psicogênicas
NeuroPsi Molecular | 18/09/2017
2
NeuroPsi Molecular | 18/09/2017
1

Outros materiais