Buscar

Aprendizagem e memoria AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Peterson & Peterson (1959) investigaram a duração da memória de curto prazo, conduzindo um experimento de laboratório com uma amostra de 24 estudantes de psicologia.
Os estudantes tiveram que se lembrar de trigramas sem sentido de três letras (por exemplo, THG, XWV) em intervalos diferentes (3, 6, 9, 12, 15 ou 18 segundos). Para evitar o ensaio (prática), os alunos tiveram que contar para trás, em três ou quatro, de um número específico, até que tenham sido convidados a recordar as letras.
Eles descobriram que quanto mais tempo o intervalo for menos preciso, a recordação. A 3 segundos, cerca de 80% dos trigramas foram devolvidos corretamente, enquanto a 18 segundos apenas 10% foram devolvidos corretamente.
Concluiu que a memória de curto prazo tem uma duração limitada de aproximadamente 18 segundos. Além disso, os resultados mostram que, se não pudermos ensaiar informações, não será passado para a memória de longo prazo, fornecendo suporte para o modelo de memoria e a ideia de componentes discretos.
	Avaliação:
Peterson & Peterson usou uma amostra de 24 estudantes de psicologia, o que é uma questão por dois motivos. Em primeiro lugar, os alunos de psicologia podem encontrar o modelo de memória anteriormente e, portanto, podem ter demonstrado características de demanda ao mudar seu comportamento para ajudar o experimentador. Em segundo lugar, a memória dos estudantes de psicologia pode ser diferente da de outras pessoas, especialmente se tivessem estudado estratégias de melhoria da memória. Como resultado, somos incapazes de generalizar os resultados deste estudo para estudantes não-psicológicos.
Além disso, pode-se argumentar que o estudo de Peterson & Peterson tem baixos níveis de validade ecológica. Neste estudo, os participantes foram convidados a recordar trigramas de três letras, o que é diferente de qualquer coisa que as pessoas gostariam de memorizar em suas vidas cotidianas. Como resultado, não podemos aplicar esses resultados a exemplos diários de memória e não conseguimos concluir se a duração da memória de curto prazo pode ser maior para informações mais importantes, ou seja, memorizar um número de telefone.
No entanto, o estudo foi altamente controlado e ocorreu em um laboratório da Universidade de Indiana. Como resultado, Peterson & Peterson teve um alto grau de controle para variáveis estranhas, o que torna seu procedimento fácil de replicar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais