Buscar

HISTÓRIA DA IMPRENSA

Prévia do material em texto

A HISTÓRIA DA IMPRENSA
	Entenda quando e como ocorreu a INVENÇÃO DA IMPRENSA e qual a importância que ela teve para o mundo moderno.
Do mesmo modo que a invenção do telescópio por Galileu Galileu, no século XVII, revolucionou a astronomia, a invenção da máquina de impressão em tipos móveis, mais conhecida como imprensa, pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV, provocou uma enorme revolução na modernidade: o processo de aceleração da produção de livros. Após a invenção da imprensa, imprimir e compor livros deixaram de ser práticas manuais e artesanais e tornaram-se uma produção em série mecanizada.
(Johannes Gutenberg)
Gutenberg desenvolveu o seu invento por volta do ano de 1430. A máquina de imprensa de Gutenberg contava com uma prancha ondeeram dispostos os tipos, ou caracteres, móveis. Esses tipos móveis nada mais eram que símbolos gráficos (letras, números, pontos etc.) moldados em chumbo. Um só molde desses tipos, alimentado com tinta, poderia imprimir inúmeras cópias de um mesmo texto em questão de horas. Se na elaboração manual dos livros (que eram chamados de códex, ou códice), o tempo gasto era enorme; com a imprensa, esse tempo foi amplamente reduzido.
No início do século XVI, os efeitos provocados pela imprensa de Gutenberg já eram perceptíveis nos principados alemães, sobretudo quando, por meio da imprensa, houve a popularização dos panfletos críticos do reformista Martinho Lutero. A Reforma Protestante deflagrada por Lutero em 1517 passou a ter uma grande recepção entre a população letrada da Alemanha, em virtude da circulação das teses e dos panfletos impressos. Posteriormente, uma contribuição ainda maior de Lutero para a história da leitura estaria de “mãos dadas” com a imprensa de Gutenberg: a tradução da Bíblia do latim para o alemão.
Com a Bíblia traduzida para uma língua vulgar (no sentido de que não era clássica, como o latim), a demanda por sua leitura também se tornou grande, já que nem toda a população letrada do século XVI dominava o latim. O papel da impressão em tipos móveis foi decisivo para suprimir essa demanda no menor tempo possível. Do século XVI para cá, as máquinas de imprensa (ou impressão, como é mais comumente dito hoje) tornaram-se ainda mais sofisticadas, bem como o público leitor mais amplo, diversificado e sofisticado, o que gerou novas perguntas e novas problemáticas a respeito de se estamos ou não passando por uma nova revolução no campo da leitura. 
JohannesGensfleischzur Laden zum Gutenberg,ousimplesmente Johannes Gutenberg nasceu em 1398,não estando definido o dia concreto. O seu falecimento deu-se a 3 de fevereiro de 1468, aproximadamente com 69 ou 70 anos. Após as tentativas falhadas, Gutenberg deu a Revolução da Imprensa e é amplamente considerado o evento mais importante do período moderno.Teve um papel fundamental no desenvolvimento da Renascença, Reforma e na Revolução Científica e lançou as bases materiais para a moderna economia baseada no conhecimento e a disseminação da aprendizagem em massa.
Fontes:históriadomundo.com.br, wikipedia.org
Imagens: www.google.com.br
CONCLUSÃO
Podemos concluir que a invenção da imprensa pelo alemão Johannes Gutenberg alavancou e inicializou todo um processo na Alemanha da época e por conseqüência em todo mundo.
A disseminação de idéias tornou-se bem mais fácil seja em um âmbito político, religioso ou até mesmo informativo ou de conhecimento. Fazendo um paralelo com o início da invenção da imprensa podemos dizer que ela foi uma precursora para outras formas de documentação e comunicação como: jornais, revistas, a fabricação e uso de máquinas de escrever portáteis em todo o mundo, tendo em vista que a inovação desta máquina resultou no micro computador,do qual, teria a função base de arquivar, processar e imprimir dados, por conseqüência com toda esta evolução temos atualmente a internet e todos os multi meios a nosso favor para a melhor e mais veloz comunicação e informação em âmbito global.

Outros materiais