Buscar

Sistemas de Informações Gerenciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais 
Os sistemas de gestão de projetos visam a apoiar o gerente de projetos em suas atividades por meio de interfaces, ferramentas e relatórios gerenciais que facilitam o seu trabalho e de toda a equipe do projeto. Esses sistemas dão suporte às três principais atividades realizadas por um gerente de projetos: o gerenciamento de tarefas, o gerenciamento orçamentário e o gerenciamento da colaboração. Cada tipo de atividade é gerenciado por um módulo do sistema. Com base nesse enunciado e em nossos estudos, relacione os seguintes tipos de sistemas de informação para gestão de projetos e depois assinale a alternativa correta:
Gerenciamento de tarefas
Gerenciamento orçamentário
Gerenciamento da colaboração
( ) Permite a comunicação, a colaboração e o compartilhamento de recursos entre a equipe do projeto
( ) Cuida do cronograma de execução do projeto
( ) Possibilita o acompanhamento das receitas e custos do projeto
( ) Acompanhamento do status de cada atividade e controle os caminhos críticos
Nota: 20.0
 	A	3-1-2-2
 	B	2-1-3-1
 	C	3-1-2-1 
Você acertou!
Os sistemas de gestão de projetos dão suporte às três principais atividades realizadas por um gerente de projetos: o gerenciamento de tarefas (Módulo que cuida do cronograma de execução do projeto, também chamado de workflow. Ele permite criar as atividades e tarefas que serão realizadas, definir os responsáveis, as datas de início, os recursos necessários, os prazos de execução e a interdependências entre as tarefas.); o gerenciamento orçamentário (Módulo que possibilita ao gerente de projeto acompanhar as receitas e custos do projeto em relação ao seu planejamento orçamentário. Com ele, é possível gerenciar os custos de pessoal e de insumos e serviços do projeto.); e o gerenciamento da colaboração (Módulo que permite a comunicação, a colaboração e o compartilhamento de recursos entre a equipe do projeto, o que é essencial quando as pessoas trabalham em locais diferentes e dividem seu tempo entre diversos projetos.).
 	D	3-2-2-1
 	E	2-1-2-3
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional 
Leia o texto:
O tema “Reuniões Visuais” vem ganhando visibilidade mundial a partir do pensamento de David Sebbet, um dos principais líderes mundiais em facilitação gráfica e pensamento visual para grupos. Ele é fundador e presidente da Grove Consultants International, empresa de consultoria em facilitação gráfica, visualização panorâmica e transformações organizacionais. No livro “Reuniões Visuais: Como Gráficos, Lembretes Autoadesivos e Mapeamento de Ideias Podem Transformar a Produtividade de um Grupo”, Sebbet aponta que, pelo fato de vivermos em uma cultura totalmente focada no visual, as pessoas têm ideias melhores quando trabalham visualmente.
Considerando o texto dado e os conteúdos das aulas, algumas características são próprias do conceito de Reuniões Visuais. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:
I. As reuniões tornam-se mais efetivas se, ao invés de utilizar apoios visuais, os líderes usarem resumos em laudas de papel.
II. Reuniões visuais tornam os encontros mais produtivos e as pessoas mais comprometidas, segundo o pensamento de David Sabbet.
III. Sabbet afirma que a utilização do Power Point pode tornar as reuniões mais dinâmicas e interativas.
IV. Ao contrário de Sabbet, Steve Jobs não acreditava no poder das reuniões visuais.
É(são) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Nota: 20.0
 	A	III e IV apenas.
 	B	IV apenas.
 	C	II apenas. 
Você acertou!
Somente a afirmativa II é verdadeira, pois, de fato, Sabbet afirma que as reuniões visuais criam maior comprometimento das equipes e se tornam mais produtivas. As afirmativas I, III e IV são falsas. A afirmativa I está incorreta porque nega a importância dos apelos visuais. A afirmativa III também está incorreta porque Sabbet desaconselha a utilização de recursos como o Power Point. Por fim, a afirmativa IV está incorreta, pois Jobs também era defensor da utilização de apoio visual nas apresentações.
 	D	I e II apenas.
 	E	II e III apenas
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional 
Leia o fragmento de texto a seguir:
Na Gestão do Tempo, executar as tarefas necessárias no prazo determinado exige dedicação e organização. Os ambientes profissionais atuais são tumultuados e as atividades se sobrepõem umas às outras, dificultando esse processo. Para ter controle do tempo e dar conta de realizar as atividades dentro dos prazos, é necessário atentar para detalhes importantes.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à Gestão do Tempo:
I. ( ) A melhor forma de gerir o tempo é fazer primeiro o que for mais importante, estabelecendo prioridades.
II. ( ) A agenda é um dos instrumentos mais importantes para auxiliar na gestão do tempo, pois ajuda a organizar os compromissos e atividades importantes a serem desenvolvidas.
III. ( ) Outro ponto importante na gestão do tempo é esquecer de prioridades. É raro que atividades corriqueiras atrasem o cumprimento de alguma tarefa mais urgente.
IV. ( ) A Procrastinação (adiamento do cumprimento das obrigações) é um hábito praticamente inexistente na maioria dos profissionais do mercado.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
 	A	V, V, F, F.
Você acertou!
As afirmativas I e II são verdadeiras. A afirmativa I sugere que a melhor maneira de administrar bem o tempo é estabelecendo prioridades. A afirmativa II afirma que a agenda é uma boa sugestão auxiliar para a gestão do tempo. As afirmativas III e IV são falsas. A afirmativa III é considerada incorreta porque, outro ponto importante na gestão do tempo é estabelecer prioridades. Não é raro que atividades corriqueiras atrasem o cumprimento de alguma tarefa mais urgente. Já a afirmativa IV, também é considerada incorreta porque, o profissional deve aprender a evitar a procrastinação, que é o adiamento do cumprimento de obrigações. Procrastinar é mais comum do que se imagina. A grande maioria dos profissionais procrastina, em maior ou menor grau. Mas esta é uma prática a ser evitada, para o bem do trabalho.
 	B	F, F, V, V.
 	C	V, F, V, V
 	D	V, F, V, F.
 	E	F, V, F, V.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional 
Leia o fragmento de texto a seguir:
Para que a comunicação por telefone seja eficiente, é preciso atentar para alguns detalhes importantes. A fala deve ser bem articulada, não muito rápida, e em volume razoável, para que o interlocutor ouça bem o que se diz. Além disso, é pela voz que os interlocutores expressam seus sentimentos quando falam ao telefone, porque não estão presentes os outros recursos da linguagem não verbal, como gestos e olhares. Por isso, é importante certificar-se de que seu interlocutor sinta-se acolhido na conversa. Demonstrar respeito, preocupação e atenção é fundamental. As mensagens devem sempre ser bem contextualizadas, para que se evitem os mal-entendidos.
Considerando o texto dado e os conteúdos das aulas, alguns hábitos são essenciais no caso do atendimento ao cliente. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais fatores:
I. No atendimento ao cliente, é importante mostrar que ele nem sempre tem razão. Se ele for agressivo, temos que responder à altura para que a empresa não seja prejudicada.
II. No atendimento a clientes nervosos por causa de alguma reclamação, o profissional deve ter muita habilidade para, discretamente, acalmá-los.
III. Expressões como “querida” e “meu amor” são sempre bem-vindas, pois aproximam o cliente da organização.
IV. O cliente que reclama de um serviço ou produto deve ser orientado para não postar reclamações nas redes sociais.
É(são) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Nota: 20.0
 	A	II e III apenas.
 	B	III e IV apenas.
 	C	IV apenas.
 	D	II apenas. 
Você acertou!
Somente a afirmativa II é verdadeira. Acima de tudo, o profissional deve possuir habilidades para que clientes exaltados se acalmem, perante o atendimento. As afirmativas I, III e IV são falsas. Na afirmativa
I, é importante lembrar que devemos fazer de tudo para não entrar em sintonia com a agressividade do cliente. Pelo contrário, e importante manter a calma para tentar acalmar também o cliente. Na afirmativa III, lembremos que essas expressões, preferencialmente, não devem ser utilizadas. Elas só são aceitáveis quando houver sinalização positiva por parte do cliente e se forem hábitos genuínos do atendente – do contrário, poderão soar como falsas. Na afirmativa IV, lembremos que é importante considerar as reclamações do cliente – mesmo que ele as torne públicas.
 	E	I e II apenas.
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais 
O relacionamento com os clientes é um dos pilares que sustentam o negócio de uma empresa e por isso tornou-se uma das maiores preocupações das atuais organizações. No atual ambiente competitivo da era digital, em que a internet coloca as empresas a um clique de distância dos consumidores, é fundamental estabelecer e manter um relacionamento de excelência com os clientes. Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e depois marque a opção correta:
( ) O módulo de marketing de um CRM é responsável por registrar e gerenciar o contato e a interação com os clientes e prospects.
( ) Com a crescente adoção de estratégias digitais de marketing, os módulos de automação de força de vendas tornaram-se importantes ferramentas para a criação de modelos de campanhas promocionais.
( ) As ferramentas de atendimento ao cliente geralmente permitem o registro detalhado dos contatos, incluindo a geração de protocolos de atendimento.
( ) Um sistema de CRM completo é constituído dos módulos de automação da força de vendas, prestação de serviços e marketing
Nota: 20.0
 	A	V-F-V-F
 	B	F-V-V-F
 	C	F-F-V-F 
Você acertou!
No atual ambiente competitivo da era digital, em que a internet coloca as empresas a um clique de distância dos consumidores, é fundamental estabelecer e manter um relacionamento de excelência com os clientes. O relacionamento com o cliente pode ser definido como o conjunto de práticas e estratégias usadas por uma empresa para interagir com os clientes, com o objetivo de aumentar suas vendas. Portanto, o relacionamento com o cliente é a base que sustenta a atividade comercial. Segundo Laudon (2010), ele se constitui de três atividades fundamentais: marketing, vendas e atendimento ao cliente. As ferramentas de atendimento ao cliente geralmente permitem o registro detalhado dos contatos, incluindo a geração de protocolos de atendimento.
 	D	F-F-V-V
 	E	F-F-F-F

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais