Buscar

ISOP E ABOP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto de Seleção e Orientação Profissional - ISOP
 Criado em 8 de agosto de 1947, no Rio de Janeiro, seu objetivo inicial era atender o público através de orientação profissional e processo de seleção, e de certa forma ajustar esse trabalhador ao seu trabalho, e cessar o proplema da produtividade, então reuniu técnicos e especialistas da psicologia aplicada para implementarem essas técnicas. Também tinha como objetivo desenvolver métodos e técnicas da psicologia ao trabalho e à educação, que foram executadas através da própria adaptação e da validação de instrumentos.
 O ISOP foi referência para o desenvolvimento da psicologia no Brasil; Com a regulamentação da psicologia a orientação profissional sofreu modificações e o ISOP também, mudando assim seu objetivo inicial, então passou a não fazer mais atendimento ao público, e começou a relizar a formção de especialistas, docentes e etc.
 Desenvolveu nos dez primeiros anos de seu funcionamento um trabalho voltado principalmente para a implantação de técnicas de seleção e orientação profissional, dando atendimento à classe média alta, numa tentativa de orientação da futura elite dirigente. Esse instituto também foi responsável pela formação dos primeiros especialistas na área da Psicologia (Bomfim, 2003).
Associação Brasileira de Orientadores Profissionais - ABOP
 A ABOP é uma associação sem fins lucrativos que foi fundado no ano de 1993, com o objetivo de um melhor desenvolvimento da orientação profissional no Brasil. A abop apoia alguns eventos que são voltadors para a orintação profissional , como por exemplos cursos de formação, especializações e etc. não só apoia mas também organiza esse tipo de evento e divulga. 
 ABOP tem como uma de suas finalidades “gerar e consolidar a discussão e a prática de Orientação num âmbito interdisciplinar, respeitando as identidades interdisciplinares e sustentando a m ais ampla liberdade de pensamento e expressão, desde que dentro de paradigmas ideológicos que garantam o engrandecimento individual e social.” (Melo-Silva et al, 2003)

Outros materiais