Buscar

Luxaçao do ombro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Luxação Escapuloumeral
Ocorre quando há perda de estruturas de sustentação da articulação suficiente para causar separação do úmero e escapula.
Anatomia
	A articulação escapuloumeral é composta pela cabeça do úmero e cavidade glenoide da escapula, além de ligamentos e tendões. uma parte da cápsula articular envolve a origem do tendão do bíceps braquial e estende-se distalmente até o sulco intertubercular. na cápsula articular, destacam os ligamentos glenoumerais, inseridos nas superfícies lateral e medial
	Músculo supra e infra espinhal tem origem na lamina da escapula e inserem-se nas porção cranial e caudal do tubérculo maior, proporcionando suporte a articulação. o suporte medial é dado pelo músculo subescapular que tem origem na lamina da escapula e se insere no tubérculo menor.
	O músculo bíceps braquial se origina na tuberosidade escapular que proporciona suporte craniomedial.
	Além disso, existem vários outros músculos, o deltóide, redondo maior e menor e coracobraquial.
	Estruturas neurovasculares presentes na articulação escapuloumeral levadas em conta durante a cirurgia são: veia omobraquial, artéria e veia caudal circunflexa , o nervo axilar, e nervo supra-escapular.
	Em felinos, é importante lembrar as diferenças anatômicas. o metacromio é localizado na porção distal da espinha da escapula e se estende caudalmente; o processo coracoide forma uma extensão proeminente da cavidade glenoide, com a presença da clavícula. livro cirurgia ortopédica em cães e gatos
	
	A superfície articular da escapula forma a concavidade glenoide, e a cabeça do úmero convexa, se articula com ela. Apesar de ser capaz de movimentar em qualquer direção suas ações são flexão e extensão.
	a cápsula articular funde-se com os ligamentos glenumerais lateral e medial, esses ligamentos auxiliam na sustentação da articulação.
	os músculos subescapular, infra, e supraespinhal e redondo menor proporcionam sustentação periarticular.
	o tendão de origem do bíceps braquial e sua bainha se unem a cápsula articular em sua face cranial medial proporcionando estabilidade adicional.
	
Fisiopatologia
	Podem ser causadas por traumatismo ou ter origem congênita. A articulação escapuloumeral é sustentada pela cápsula articular, pelos ligamentos glenoumerais e pelos tendões circundantes (supra-espinhoso, infra-espinhoso, e subscapular). quando essas estruturas se rasgam ou ficam deficientes, pode ocorrer luxação da cabeça umeral.
	Luxações traumáticas em geral resultam de uma lesão escapular. luxações umerais laterais ocorrem apos a ruptura de ligamento glenoumeral e tendão infra-espinhoso, enquanto luxações mediais se associam com o rasgo do ligamento glenoumeral medial e tendão subescapular.
	o tendão bicipital é matido pelo sulco bicipital pelo ligamento umeral trasverso.
	O arranjo de "bola e encaixe" da articulação do ombro é propenso a uma instabilidade após um deslocamento devido a superficialidade da cavidade de glenoidea. Freqüentemente rasga-se o lábio glenoideo cartilaginoso no traumatismoou se gasta o mesmo em uma luxação recorrente. A integridade articular normal é mantida pelos ligamentos glenoumerais medial e lateral e pela musculatura circundante, primariamente os "músculos do punho" que incluem o redondo maior, o infra-espinhoso, o supra espinhoso e o subescapular.
	podem-se identificar os ligamentos glenoumerias na superfície profunda da cápsula articular da articulação do ombro e nos lados mediais e laterais. 
	o ligamento glenoumeral medial é uma estrutura em forma de "y", que se estende para baixo a partir da superfície medial do lábio glenoide da escapula transversalmente a articulação do ombro para se prender à cápsula articular na junção colo umeral e o tubérculo menor. A faixa cranial mais estreitase prende proximamente no processo coracoide e também abaixo do processo no tubérculo supraglenoide.
	o ligamento glenoumeral lateral se estende para baixo a partir do lábio da cavidade glenoidea para se prender no colo umeral e na porção caudal do tuberculo maior.
	as inserções muscotendineas funcionam como ligamento colaterais e sustentamos ligamentos genoumerais ao ligar a escapula distal ao umero proximal. Um esticamento severo ou um rasgo das inserções musculotendineas geralmente procede um deslocamento traumatico do ombro. uma sustentação muscular adicional do ombro deriva dos grupos musculares do bicps braquial, do tricps braquial, do coracobraquial, do redondo maior e do deltoide, primeiramente em virtude da sua função relativa ao movimento articular do ombro.
	A cápsula do ombro forma uma bainha frouxa que se prende proximal, imediata e perifericamente ao lábio glenoide e distalmente a vários milímetros da cartilagem da cabeça umeral, conseqüentemente, a cápsula não concede uma sustentação articular forte.
Apresentação:
	podem ocorrer luxações em caes de qualquer raça ou idade; elas são raras em gatos. Geralmente, luxações congênitas mediais ocorrem em cães de raças pequenas e miniatura.; a claudicação aparece geralmente quando os animais são jovens.
	Em casos de luxações traumaticas, os animais afetados podem ficar incapazes de sustentar peso e o membro frequentemente é mantido em posição flexionada. Em casos de luxação lateral, o pé é girado em internamente e o tuberculo maior é palpavel lateral a sua posição normal; em caso de luxações mediais o pé é girado externamente eo tuberculo maior é palpado medial a sua localização normal. dor e crepitação ficam evidentes com manipulação escapular.
Radiografias:
	
Saão avalidas radiografias laterais e craniocaudais escaoulares.
FIGURAS:
PAGINA 41 FIGURA I-30 - histoligia konig
pagina 247 radiografia cirurgia orto. caes e gatos
pagina 248 imobilização e estabilização
pagina 335 anatomia
pagina 1053 luxação

Outros materiais