Buscar

homwem ew sdoxciwesdasdew

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Esses conhecimentos são: de língua: fonológico, morfológico e sintático – por exemplo, a memorização de determinada palavra (reconhece-a quando a lê, sabe o significado dela); de texto: o leitor tem na sua memória a estrutura, por exemplo, de texto narrativo – quando tem em mãos um conto, um romance, o leitor sabe identificar que o texto é uma história e não um texto opinativo; de mundo: o leitor ativa conhecimentos de seu mundo social, cultural etc. e os relaciona com o texto lido Interação na leitura A leitura é o resultado da interação entre o que o leitor já sabe e o que ele retira do texto. Estratégia de conexão: relacionar o que se lê com os conhecimentos prévios. Há três tipos de conexão: 1. de texto para texto – relação entre o texto lido com outros textos; 2. de texto para leitor – conexão entre o que o leitor lê e os episódios de sua vida; 3. de texto para mundo – conexão entre o texto lido e algum acontecimento mais global. Estratégia: amplo esquema para obter, avaliar e utilizar informação. A leitura, como qualquer atividade humana, é uma conduta inteligente. Usamos estratégias na leitura, mas também essas estratégias se desenvolvem e se modificam durante a leitura. A leitura se torna uma atividade social de alcance político. Ao permitir a interação entre os indivíduos, a ação de ler não pode ser entendida apenas como a decodificação de símbolos gráficos. Leitura do mundo, que deve ser constituída de sujeitos capazes de compreender o mundo e nele atuar como cidadãos. O leitor atribui significados ao texto e, nessa atribuição, há que se levar em conta a interferência da bagagem cultural.
Perfil de leitor profissional O leitor estabelece um objetivo para cada leitura. Avalia o próprio comportamento durante o ato de ler. Aprende a detectar ambiguidades e incoerências do texto. Aprende a resolver problemas de compreensão selecionando as estratégias adequadas. Adota diferentes estilos de leitura para diferentes materiais e para atingir diferentes objetivos. Questiona o que lê
Se a leitura é uma atividade que necessita de intensa participação do leitor, é correto: a) A interpretação de um texto depende só do conhecimento linguístico do leitor. b) O leitor mobiliza estratégias para participar, de forma ativa, da construção do sentido. c) A leitura é um ato individual. Portanto, o sentido do texto está centrado no leitor. d) A subjetividade da leitura impede a interação autor / leitor, deixando o significado ao texto. e) O leitor é conduzido pelas informações explícitas do autor, não podendo, portanto, criar novos sentidos.
Diferentes linguagens Linguagem: qualquer sistema de signos simbólicos empregados na intercomunicação social para expressar e comunicar ideias e sentimentos, isto é, conteúdos da consciência. A linguagem nasce da necessidade humana de comunicação. Nela e com ela, o homem interage com o mundo. Linguagem: espaço em que tanto o sujeito quanto o outro, que com ele interage, são inteiramente ativos. Linguagem: múltipla e dinâmica.

Outros materiais