Buscar

Avaliação GESTÃO ESCOLAR TEORIA E PRATICA

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0372_AV_201102305944 » GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ROSARIA MARIA DE CASTILHOS SARAIVA
	
	Data: 07/11/2014 
	
	 1a Questão (Ref.: 201102475497)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao lermos o artigo 64, da LDB nº 9.394/96, temos o seguinte texto: "A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional". Podemos perceber uma mudança de paradigma da formação acadêmica dos "especialistas em educação" (Orientadores Educacionais, Gestores e Supervisores Escolares) com a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, com o seguinte texto no artigo 10: "As habilitações em cursos de Pedagogia atualmente existentes entrarão em regime de extinção, a partir do período letivo seguinte à publicação desta Resolução". Marque a questão que contempla a atual formação dos especialistas em educação, após a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006:
		
	
	Cursos de Graduação
	
	Curso Normal ou Curso de Graduação
	
	Curso Normal
	
	Curso Técnico
	 
	Cursos de pós-graduação
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102475500)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a questão que explica a Gestão Escolar, respectivamente, gestão escolar em âmbito macro e micro.
		
	 
	Órgãos Governamentais Educacionais e Gestores
	
	Legislações e Planejamentos
	
	Escola e Órgãos Governamentais Educacionais
	 
	Órgãos Governamentais Educacionais e Escola
	
	Escola e Gestores
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102580282)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Todos os segmentos da comunidade pode compreender melhor o funcionamento da escola, conhecer mais profundamente os que nela estudam e trabalham intensificar seu envolvimento com ela e, assim acompanha melhor a educação oferecida". (Gadottii e Romão,1997). Os autores afirmam, portanto, que a participação da comunidade no meio escolar influi: (Concurso público para Pedagogo - Governo de Goiás - 2010)
		
	 
	(C) Na democratização da gestão escolar e na melhoria da qualidade do ensino;
	
	(B) Apenas no rendimento escolar do aluno;
	
	(D) No rendimento acadêmico do aluno e melhoria da qualidade do ensino;
	
	(E) Apenas na melhoria da qualidade do ensino.
	
	(A) Apenas na democratização da gestão escolar;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102475641)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Educação Básica no Brasil é constituida por algumas etapas: a educação Infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Marque a opção que está relacionada à educação infantil e o ensino médio respectivamente:
		
	 
	São a primeira e última etapa da educação básica no Brasil.
	
	Estão na primeira etapa do ensino fundamental
	
	Não fazem parte da educação básica brasileira
	
	São a última e a primeira etapa da educação básica no Brasil.
	
	Estão na última etapa de ensino fundamental
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102475594)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A gestão democrática da escola passa, entre outras questões, pelo fortalecimento e pela consolidação de mecanismos de participação da comunidade escolar. Esses mecanismos preveem:
		
	
	a centralização das ações.
	
	o respeito a todas as decisões individuais.
	 
	o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão.
	
	a separação rígida entre as dimensões administrativas e pedagógicas da escola.
	
	o autoritarismo nos processos de decisão.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102475505)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Primeiramente, vamos fazer uma viagem poética, com a ajuda do poema  "Recomeçar", de Carlos Drummond de Andrade:
 
Não importa onde você parou... em que momento da vida você cansou... o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar"
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... é renovar as esperanças na vida
e o mais importante... acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? foi aprendizado...
Chorou muito? foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só por diversas vezes? é porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido? era o início da tua melhora...
Pois é...agora é hora de reiniciar... de pensar na luz... de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal Um corte de cabelo arrojado...diferente?
Um novo curso...ou aquele velho desejo de aprender a pintar...desenhar...
dominar o computador... ou qualquer outra coisa...
Olha quanto desafio... quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Tá se sentindo sozinho? besteira...tem tanta gente que você afastou com o seu"período de isolamento"... tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza... nem nós mesmos nos suportamos... ficamos horríveis... o mal humor vai comendo nosso fígado... até a boca ficar amarga.
Recomeçar... hoje é um bom dia para começar novos deprá nós aquilo que desejamos... se pensamos pequeno... coisas pequenas teremossafios.
Onde você quer chegar? ir alto...sonhe alto...queira o melhor do melhor...
queira coisas boas para a vida... pensando assim trazemos ...
"Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."
 
Muitos dos gestores participantes dos programas de capacitação dos gestores das escolas públicas atuavam há bastante tempo em suas escolas, e também já tinham concluído seus cursos de graduação há vários anos atrás. Os cursos de capacitação de gestores significou "o recomeçar". Marque a opção que significa o tipo de formação oferecida nos programas aos gestores que já concluíram seus cursos de graduação:
		
	
	Graduação lato sensu
	
	Graduação
	
	Extensão
	 
	Especialização lato sensu
	
	Mestrado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102485997)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Empenhada em implementar uma gestão democrática e participativa bem como a produção coletiva de conhecimento pedagógico, a diretora de uma escola:
 
		
	 
	valoriza a produção coletiva e interdisciplinar do material didático-pedagógico, atendendo às demandas do contexto sociocultural da escola.
	
	organiza grupos de estudos para os pais sobre regras na educação familiar, ressaltando o papel regulador da família no comportamento dos filhos.
	
	realiza seminários com a comunidade para debate das concepções de ensino, sob orientação de profissional externo que faz assessoria na construção dos projetos da escola.
	
	estimula as reuniões de professores de diversas áreas, indicando as condutas que devem ser assumidas por toda equipe.
	
	convoca reuniões com pais, alunos, professores e funcionários para expressarem suas insatisfações e receberem as normas de funcionamento da escola.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102490780)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Na Política Social brasileira, a educação é um dos eixos de prioridade. Marque a opção que contém um Programa Federal, direcionado às escolas públicas de Educação Infantil do Brasil:
		
	
	Programa Caminho da Escola
	
	ProGestão
	 
	ProInfantil
	
	ProUni
	
	Plataforma Freire
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102490533)
	Pontos: 0,8  / 1,5
	Qual importância deve ser dada a participação dos pais nas atividades planejadas e desenvolvidas na escola?
		
	
Resposta: evita-se evasão escolar, violência, baixo nivél de redimento dos alunos.Sempre deve ter a junção entre escola,familia,comunidade.Gabarito: O segmento de Pais na escola representa um importante olhar sobre as ações desenvolvias no dia a dia da escola. Os pais ou conselho de pais podem atuar em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização e funcionamento escolar nos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O segmento de Pais na escola representa um importante olhar sobre as ações desenvolvias no dia a dia da escola. Os pais ou conselho de pais podem atuar em conjunto com o Conselho de Escola, na gestão da unidade escolar, participando das decisões relativas à organização e funcionamento escolar nos aspectos administrativos, pedagógicos e financeiros.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102481159)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A introdução de uma administração comprometida com a transformação social não é um projeto rápido, repentino e que dependa apenas da vontade das pessoas envolvidas. Deve-se considerar que em uma sociedade marcadamente desigual, onde a estrutura econômica se baseia na produção capitalista, não é fácil estabelecer novos paradigmas. Por isso, é preciso considerar as condições concretas em que se encontra a escola e a própria prática administrativa. Apresente duas sugestões para que um gestor de uma escola pública possa contribuir para a melhoria das condições de vida de seus alunos.
		
	
Resposta: O gestor deve fortalecer a consolidação de mecanismos da participação da comunidade, fortalecer recursos como associação dos pais, grêmios estudantis, conselhos escolares... Promover a democratização da gestão escolar e na melhoria da qualidade de ensino.
	
Gabarito:
O aluno deve ter entendido que a escola sozinha não pode ser a responsável para a transformação de uma sociedade. Ela pode participar positivamente na medida em que centrar o seu trabalho em uma administração escolar democrática, preocupando-se com a formação do seu aluno concreto. Para favorecer um processo de transformação social não pode ter como característica principal o autoritarismo em suas relações. A escola deve ser local de diálogo e as relações devem ser estabelecidas dentro dos princípios de respeito ao outro e da valorização da participação. Outro tópico a considerar é que a escola deve se comprometer com um projeto educacional centrado nos valores de solidariedade e cooperação, formação da cidadania. As classes populares, normalmente excluídas dos bens culturais que fazem parte da vida das elites do país, encontram na escola o espaço onde, mediante um ensino de qualidade, de apropriação do saber historicamente acumulado e da garantia de uma formação crítica e consistente, podem ter possibilidades de sucesso na vida profissional.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes