Buscar

trabalho 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEMANENTO BÁSICO
Fichamento de Estudo de Caso
Ana Aline Santana Gama
Trabalho da disciplina tratamento e disposição de resíduos sólidos
 Tutor: Prof. Karina Garcia
Aracaju
2017
Estudo de Caso :
Resíduos no Brasil: Um Grande Mercado Emergente
REFERÊNCIA: ZERIO, J. CONEJERO, M. Resíduos no Brasil: Um Grande Mercado Emergente. Global Waste Management Market Report, 2004a.
TEXTO DO ALUNO: O trabalho dos autores baseia-se em abordar o contexto dos resíduos tanto no Brasil quando no mundo. De forma clara o qual ajuda o leitor a entender bem as problemáticas as quais estão sendo abordadas. A gestão dos resíduos sólidos é um problema global em especial pelo avanço do consumismo constante pela sociedade como um todo, quanto maior o consumo maior a existência de resíduos, além caro do aumento da população. 
Os autores nos trazem que o Brasil é o quinto maior país do mundo e possui um terço das florestas do mundo, além de ser o pais mais industrializado da América Latina, mesmo com toda essa abrangência o desenvolvimento desigual permanece sendo um dos maiores desafios para o governo, e mesmo tendo tirado muitas famílias de situação de fome, o governo Lula não conseguiu mudar o todo, ou seja a desigualdade ainda existente na população brasileira onde a riqueza está concentrada na mão de minoria. Além de ser um governo considerado corrupto. 
O próximo aspecto a ser abordado diz respeito ao efeito estufa, onde o efeito estufa em seu grau natural é o que ajuda a nossa sobrevivência não deixando a temperatura da Terra cair. Porém, a problemática é a descontrolado eliminação de gases que aumentam esse efeito causando problemáticas seríssimas como a exemplo elevando o nível do mar, elevando a temperatura em certas regiões onde se tem prejuízos nas lavouras, etc. 
É apresentado também o modelo de Gestão Integrada de Resíduos, resíduos estes sólidos, onde inclui toda e qualquer ação voltada na busca de possíveis soluções para tais resíduos. Existe duas escolas de pensamento sobre a gestão integrada dos resíduos sólidos, onde a primeira sugere que os resíduos sejam tratados em uma cadeia estrita de impactos conhecida como Principio Hierárquico, onde os resíduos em geral devem ser, reutilizados, reciclador ou compostados, outros incinerados e o que sobrar enterrado. A outra escola defende uma interpretação mais livre, onde o mesmo resíduo pode ser “tratado” de várias formas diferentes a depender da situação.
	
É perceptível que o Brasil ainda está muito longe do ideal quanto a gestão dos seus resíduos, os autores trazem algumas formas de atuar sobre os resíduos, a primeira delas é o “Aterro com Recuperação de Gás”, o aterro em se não seria a solução mais eficaz para reduzir os prejuízos ao ambiente, mas quando se utiliza um sistema de extração de gás ´pode se tornar mais eficaz. O próximo seria a “Incineração” porém ela não tem sido vista ainda com bons olhos, mesmo sendo uma média ainda muito utilizada em países desenvolvidos. 
Já o “Tratamento Biológico” diz respeito a compostagem, digestão anaeróbica e tratamento mecânico-biológico, ele ainda não é muito utilizado, apenas em alguns países da Europa Ocidental. E o “Tratamento Biológico Mecânico” o qual faz uma junção de várias tecnologias que são utilizadas para melhorar o tratamento de resíduos sólidos municipais variados em sacos pretos ou caixas e lixo. Os autores nos dizem que este mecanismo quando comparado aos aterros ele reduz em 90% a geração de CH4.
Trazendo isso para o contesto do Brasil o meio mais utilizado para a os resíduos sólidos são os campos abertos, em seguida os aterros controlados e aterros sanitários. O grande problema com esses dados é que cerca de 84% das emissões de metano é gerado resíduos sólidos em capôs abertos. Os campos abertos são conhecidos popularmente como os lixões, nesses espaços não se tem quase nenhum controle ambiental e o gás metano é liberado livremente. E o que ainda ocorre nesse espaço é a existência de catadores que utilizam a reciclagem de materiais encontrados como única forma de sobrevivência, forma está muito precária, sem nenhum segurança e ainda expostos a contaminações. Porém esses catadores tornam-se os únicos que ajudam de alguma forma o ambiente desse locais, por serem a única forma de reciclagem feita. 
Outra questão é a Público-Privada, porém em um pais tão desigual e com um índice de corrupção tão elevado, essa parceria pode não acontecer da maneira correta e com a finalidade de auxiliar a preservação do ambiente e sim visualizar apenas o lucro financeiro. O que precisa acontecer é uma reforma no pais em que se perda um pouco mais dessa visão tão consumista além da redução da corrupção em todos os níveis da sociedade. 
LOCAL: Biblioteca da Universidade.
�

Outros materiais