Buscar

Processo Trab. I CASOS CONCRETOS UNESA AULA 1 a 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 1:
Mévio, juiz do trabalho, indignado com determinadas situações que estão ocorrendo na Empresa Alfa, gostaria de instaurar reclamação trabalhista plúrima (Art. 842 CT). Pergunta-se: Diante do caso apresentado, o magistrado poderá instaurar o processo de ofício? Fundamente sua resposta com base nos princípios norteadores do Processo do Trabalho.
Com base no principio dispositivo, a jurisdição é inerte, já que o processo começa por iniciativa da parte, não podendo ser instaurada de ofício pelo juiz, conforme CPC.
Aula 2:
O sindicato da categoria profissional dos bancários celebrou com a categoria econômica correspondente - sindicato dos bancos - convenção coletiva de trabalho fixando o reajuste salarial para os bancários no patamar de 8%, dentre outros benefícios...
	No caso do sindicato dos bancários, a solução ocorreu pela autocomposição. No caso da categoria dos professores, como foi instaurado o dissídio coletivo a solução ocorreu pela heterocomposição, com a participação de um terceiro.
Aula 3:
O viajante comercial Saulo pretende mover ação trabalhista em face da sua empregadora Empresa Delta Ltda, por entender que o seu gerente cometeu ato ilícito que lhe feriu a honra e boa fama, postulando...
A ação deve ser proposta na vara do trabalho em que a empresa tenha agência ou filial e a esta o empregado esteja subordinado. Na falta de jurisdição, a competência é atribuída para jurisdição em que o empregado tenha domicilio ou a localidade mais próxima.
Sim, pois o artigo 144, VI CF prescreve a competência para julgar pedido de dano moral é da justiça do trabalho.
Sim, pois aplica-se de forma subsidiaria o artigo 292, V CPC, conforme a instrução normativa nº 39/2016 do TST, artigo 3º.
Aula 4:
Marcelo Antonio, por intermédio do seu advogado, ajuizou ação trabalhista postulando a condenação da ex-empregadora ao pagamento das horas extras...
	De acordo com a OJ nº 269 SDI, o advogado terá êxito no pedido de gratuidade de justiça, pois aquela expressa que o pedido de gratuidade de justiça pode ser requerido a qualquer tempo ou grau de jurisdição, desde que, na fase recursal seja o requerimento formulado no prazo alusivo ao do recurso, assim podendo o benefício ser concedido de oficio pelo juiz ou tribunal.
Aula 5:
Américo ajuizou uma reclamação trabalhista em face da empresa Gama, uma autarquia federal, tendo sida rejeitada pelas partes a proposta conciliatória feita pelo juízo...
O prazo do Américo começa após 48h da expedição da notificação via postal, assim conforme a súmula 16 do TST, presume-se recebida a notificação 48 h após a sua postagem, constituindo ônus do destinatário comprovar o não recebimento dentro do prazo.
Não, pois a adm pública, autarquia e fundacional, tem prazo em dobro para recorrer e em quádruplo para contestar, apesar do CPC estabelecer o prazo em dobro para a prática de todos os atos da fazenda pública, autarquias e fundações, a partir da intimação pessoal. No processo do trabalho, aplica-se o decreto por ser uma lei especial, portanto o prazo para a autarquia federal recorrer é de 16 dias.
Aula 6:
Paulo ajuizou uma ação trabalhista que fora distribuída para a 1ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, com valor da causa igual a vinte salários mínimos...
A Ação deve tramitar pelo procedimento ordinário, pois faz parte do polo passivo a autarquia federal, não se aplicando o procedimento sumaríssimo, conforme o artigo 852-A P.U. da CLT.
Deve, pois preenchido os requesitos para a condenação dos honorários de sucumbência, conforme sumula 219 do TST.
Aula 7:
Em audiência realizada em reclamação trabalhista, o micro empresário Moisés enviou como preposto um contador autônomo que não presenciou os fatos que foram objeto do litígio...
	O juiz não agiu corretamente, pois conforme a sumula 377 TST, tratando-se de microempresa o preposto não precisa ser empregado do reclamado, bastando ter conhecimento dos fatos, conforme artigo 843, §1º CLT.
Aula 8:
Em sede de reclamação trabalhista o empregado pleiteou o recolhimento das contribuições previdenciárias não realizadas pelo empregador no curso do contrato de trabalho...
O reclamado deverá alegar na contestação a preliminar de incompetência absoluta em relação a matéria, pois conforme o art. 144, VIII da CF e súmula 368-I TST e súmula vinculante 53 STF, a justiça do trabalho comente é competente para executar de ofício as contribuições previdenciárias das sentenças condenatória e do acordo homologado em relação as verbas de natureza salarial e não por ausência de recolhimento destes.
Aula 9:
Um empregado ajuizou reclamação trabalhista postulando o pagamento de vale transporte, jamais concedido durante o contrato de trabalho, bem como o FGTS não depositado durante o pacto laboral...
Nas duas hipóteses o ônus da prova cabe ao empregador, pois o TST entende que existe a inversão do ônus da prova, sumulas 460 e 461 TST.
Aula 10: 
Em sede de ação trabalhista de Sérgio em face da empresa Nova Coleção Ltda., o juiz julgou o rol de pedidos parcialmente procedente..
A) Na qualidade de advogado(a) de Sérgio, que medida você poderia adotar? Fundamente.
O advogado poderá interpor RO (recurso ordinário), conforme art. 895 CLT.
B) Caso você, como advogado(a) de Sérgio, inicialmente não se insurja contra a decisão, mas a empresa sim, ainda haverá alguma medida recursal a ser adotada? Qual? Fundamente.
Sergio poderá interpor RA (recurso adesivo) no prazo da apresentação da contrarrazão, art. 900 CLT e sumula 283 TST.

Outros materiais