Buscar

CAP 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAPITULO 9
a) A partir da análise do iter criminis, identifique em que fase o agente se
encontrava
RESPOSTA: O agente encontrava-se na fase de execução do dito crime. A execução se inicia com a prática do primeiro ato idôneo e inequívoco para a consumação do delito.
Teoria objetiva: os atos executórios dependem do início de realização do tipo penal, o agente não pode ser punido pelo seu mero querer interno, é imprescindível a do aa exteriorização de atos idóneos e inequívocos para a produção do resultado lesivo. Exige tenha ou autor concretizado efetivamente uma parte da conduta típica, penetrando no núcleo do tipo. Tendo como exemplo, em um homicídio, o sujeito, com golpes de punhal, inicia a conduta de matar alguém.
b) Ainda, a partir da premissa de que o agente tentou se desfazer da ferramenta,
jogando-a no lixo, sua conduta configuraria tentativa ou desistência voluntária? Quais
seus consectários penais?
Resposta: Sua atitude configuraria tentativa, tendo em vista que, quando a polícia chegou, o agente estava no meio da execução, este não consumou o fato. O agente responderá criminalmente pelos atos já praticados. Embora seja o agente isento de crime que foi evitado seu resultado, deverá responder pelos atos até então praticados, desde que relevantes para o Direito Penal.
Já a desistência voluntária é “a atitude do agente que, podendo chegar à consumação do crime, interrompe o processo executivo por sua própria deliberação”. Não cabe ao caso falado, pois o agente tentou se desfazer da ferramenta usada apenas no intuito de não ser pego, e não porque desistiu de praticar o delito por vontade própria.
QUESTAO OBJETIVA
d) a omissão é penalmente relevante porque a causalidade é normativa.

Outros materiais