Buscar

Participações em receitas tributárias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Sistema tributário nacional
“ É o conjunto de tributos vigentes em um país em determinada época, e das regras jurídicas que os disciplinam” Rosa Jr., pag 239
*
Distribuição de rendas
“ Pode-se conceituar a discriminação de rendas como sendo a distribuição entre as entidades membros da federação da distribuição da competência tributária impositiva, consistindo, pois, em verdadeira partilha tributária.”Ros Jr., pag 259
*
PARTICIPAÇÕES
DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS NA ARRECADAÇÃO FEDERAL
*
DIRETAS
ESTADOS /DF
IMPOSTO DE RENDA (incidente sobre rendimentos pagos a qualquer título) – Art. 157, I, CF
IMPOSTOS RESIDUAIS (20%) – Art. 157, II, CF
CIDE – COMBUSTÍVEIS (29%) - Art. 159, III, CF
IOF sobre ouro ativo financeiro ou instrumento cambial (30%) - Art. 153, § 5º, CF
*
DIRETAS 
MUNICÍPIOS
IMPOSTO DE RENDA (incidente sobre rendimentos pagos a qualquer título) - Art. 158, I, CF 
ITR (50% ou 100%) – Art. 158, II, CF *
IPVA (50%) - Art. 158, III, CF
ICMS (25%) – Art. 158, IV, CF
CIDE (25% da parcela estadual) – Art. 159, §4º, CF
IOF sobre ouro ativo financeiro ou instrumento cambial (70%) - Art. 153, §5º, CF
*
*
Questão 1
João Manuel é servidor público inativo municipal, estando vinculado à estrutura administrativa da Secretaria de Assistência Social do Município fluminense de São Gonçalo. Nos últimos 3 ( três) anos, João Manuel percebeu que vem sendo realizada retenção em sua aposentadoria, relativa ao Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, apesar de encontrar-se aposentado por estar acometido de cardiopatia grave. 
Pergunta-se:
Poderá João Manuel discutir a exigibilidade de tal tributo? Em caso afirmativo, em face de quem poderia ser promovida a demanda?
*
O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense – PRODEC, criado pela Lei Estadual nº 13.342/05, é um mecanismo de desenvolvimento sócio-econômico do Estado de Santa Catarina, que concede dentre outras vantagens, que empresas se beneficiem do incentivo de postergação do recolhimento de ICMS. Por meio deste programa, a empresa poderá deixar de recolher até 70% do ICMS gerado pelo empreendimento. Como consequência, se o Estado opta por não arrecadar, o montante de repasse aos municípios também é reduzido.
O Município de Timbó-SC, inconformado com a queda de sua receita tributária, ingressa na justiça estadual contra a decisão do Estado, alegando que a retenção de parcela do ICMS que lhe cabe viola a Constituição Federal. 
Pergunta-se:
a) O recebimento de repasse de ICMS do Estado para os Municípios é uma concessão do Estado em cumprimento ao pacto federativo ou constitui um direito absoluto dos Municípios? Justifique.
b) Qual é a percentual do produto de arrecadação do ICMS a ser repassado para os Municípios? 
c) Assiste razão ao Município de se insurgir contra a decisão do Estado de conceder incentivo a empresas a custas do não recolhimento de ICMS? 
*
A Lei Estadual nº 10.533/93 estabeleceu que o Estado do Paraná, suas fundações e autarquias deixarão de contribuir para o programa federal de formação do patrimônio do servidor público - PASEP, destinando as quotas para custeio de plano complementar ao sistema único de saúde - SUS. 
Na vigência da referida lei, o Estado é surpreendido por ato do Secretário da Receita Federal ordenando a retenção da cota do Fundo de Participação dos Estados (FPE), no valor de R$ 4.621.510,36, que lhe deveria ter sido repassado pelo Banco do Brasil S/A.
Inconformado, o Estado ingressa com Mandado de Segurança contra o Secretário da Receita Federal, alegando afronta ao principio federativo, dado que o ato impugnado atenta contra a autonomia financeira dos Estados, sendo certo que o art. 160 da C.F./88 veda a retenção dos repasses aos entes federados. 
Responda fundamentadamente:
Qual é a natureza tributária dos pagamentos efetuados para o PIS/PASEP? 
Qual é o percentual de receita tributária repassada aos Estados por meio do Fundo de Participação dos Estados (FPE)?
O inadimplemento pelo Estado do pagamento destas contribuições configura uma das hipóteses autorizadoras de retenção de repasses, estabelecidas no art. 160 da CF/88? Teria o Estado imunidade tributária que o isentasse de tais pagamentos? Justifique.
O Estado pode alegar ofensa aos princípios constitucionais do devido processo legal, do contraditório e da legalidade, porquanto a retenção do FPE constitui ato administrativo que somente deveria ser praticado após notificação do devedor, dando-lhe prazo para impugnar o crédito ou efetuar o pagamento?
*
Questão 2
 A Constituição do Estado de Sergipe estabeleceu como condição para o repasse de 30% das receitas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores aos Municípios, não haver sido constatada pelo Tribunal de Contas nenhuma irregularidade em suas contas. A associação dos municípios o (a) consulta a fim de saber se tal requisito é inconstitucional em face do Sistema Tributário Nacional e do pacto federativo. Responda à consulta de forma fundamentada.
*
INDIRETAS 
(CF, art. 159)
FUNDOS DE PARTICIPAÇÃO – 48%
DOS ESTADOS 
21,5% do IR e do IPI (CF, art. 159, I, a,)
DOS MUNICÍPIOS 
22,5% do IR e do IPI (CF, art. 159, I, b)
1,0% do IR e do IPI (CF, art. 159, I, d)
PARA PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ÀS REGIÕES NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE 
3% do IR e do IPI (Art.159, I, c, CF/88)
*
Indiretas
Resumo ilustrativo
*
INDIRETAS 
(CF, Art. 159)
FUNDO COMPENSATÓRIO DAS EXPORTAÇÕES 
	DOS ESTADOS 
10% do IPI (CF, art. 159, II)
DOS MUNICÍPIOS 
25% sobre os 10% do IPI repassado aos Estados (CF, Art. 159, §3º)
	
*
Indiretas
Resumo ilustrativo
*
2017 - discursiva
Servidor estadual ingressa com ação de repetição de indébito contra o Estado respectivo em função de uma retenção na fonte de imposto de renda retido na fonte pelo órgão ao qual pertencia a servidora. O Estado alega ilegitimidade passiva tendo em vista que a
competência tributária para legislar sobre o imposto de renda é da União. Comente se procede a alegação do Estado.
*
2017 - ME
Na relação abaixo, de transferências intergovernamentais de receitas tributárias,
MARQUE as da União para os Estados/DF (1), as da União para os Municípios (2) e as
dos Estados/DF para os Municípios (3):
( ) 50% do IPVA;
( ) 20% dos impostos de competência residual;
( ) 50% do ITR;
( ) 21,5% do IPI e do IR para Fundo de Participação;
( ) 25% do ICMS;
( ) 22,5% do IPI e do IR para Fundo de Participação;
( ) 70%do IOF sobre o ouro ativo financeiro ou instrumento cambial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes