Buscar

slides embalagens inteligentes e ativas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso Nutrição
Disciplina: Toxicologia dos Alimentos
Orientador: Larissa Assunção
Ana Cristina Brandão
Bianca Maia
Bruneilda Andrade
Isabela Lima
Juliana Mendes
Leidson Henrique
Mateus Martins
Kevily Nicoly
	
EMBALAGENS ATIVAS E INTELIGENTES
Definição
São embalagens cujo algumas funções são de prolongar a vida de prateleira
monitorar o frescor do produto exibindo informações sobre a qualidade, melhorar a segurança, diminuir aditivos químicos no alimento, entre outras funções.
Exemplos:
 Embalagens antimicrobianas
Os agentes antimicrobianos podem ser incorporados diretamente ao filme plástico da embalagem ou estar contidos em sachês.
 Servem para inibir a degradação de produtos embalados
 conservando os alimentos por mais tempo e usando doses menores de aditivos químicos
Ex:  bacteriocinas (como a nisina, conservante de alimentos que surge naturalmente e é encontrado em produtos lácteos) e extratos vegetais (como o de alho, orégano, alecrim e manjericão).
 Embalagens com absorvedor de etileno 
O etileno propicia o amadurecimento e envelhecimento de frutas e hortaliças, assim para tardar a senescência do vegetal e aumentar a vida-de-prateleira, são utilizados sachês de permanganato de potássio e carvão ativado, conhecidos por absorvedores de etileno.
 Embalagens com absorvedor de oxigênio
Composto a base de óxido de ferro e zeolite (aluminosilicatos), os sachês absorvedores de O2 são capazes de diminuir o contato do produto com o oxigênio, que em contato com os alimentos, pode causar mudanças na coloração e perda de nutrientes, além de facilitar o crescimento microbiano e garantir maior tempo de conservação dos alimentos.
6
 Embalagens aromáticas
São produzidas pela incorporação de aromas voláteis na matriz polimérica, com liberação controlada
 Estão relacionadas à melhoria da aceitação sensorial dos produtos acondicionados, e para obter um produto diferenciado no mercado.
 Embalagem com revestimento comestível
Biofilmes produzidos  com amidos, quitosana, proteínas do leite, que protegem vegetais.
Possibilitando a incorporação de compostos bioativos: antioxidantes, antimicrobianos etc.
Sobre as embalagens
 A embalagem capta o etileno da fruta e o rótulo reage, mudando de cor de acordo com os níveis de amadurecimento. O rótulo muda do vermelho (fruta verde), para o laranja (fruta firme) e para o amarelo (fruta madura).
Tinta termocrômica: capaz de mostrar a temperatura ideal da cerveja a ser servida
Embalagem muda de cor com a mudança de pH do alimento.
 
QR code: rastreabilidade pelo celular. Quick Response: resposta rápida.
Podemos acrescentar também, a embalagem sustentável,  por exemplo, as garrafas PET, onde em alguns casos, são adicionados compostos que garantem que após a garrafa ser reciclada, possua a mesma qualidade que o plástico novo.
Essas são só algumas das inovadoras formas de embalar um alimento.
Referências bibliográficas
BRIZIO, A.P.D.R. Embalagens ativas e inteligentes: Tecnologias emergentes para o controle dinâmico da qualidade de alimentos. Ed. da FURG, Rio Grande, p.102, 2014.
 BRIZIO, A.P.D.R.; PRENTICE, C. Use of smart photochromic indicator for dynamic monitoring of lhe sele Life off chilled chicken based products. Meat Sci., v.96, p. 1219–1226, 2014.
 CHOI, D.Y.; JUNG, S.W.; KIM, T.J.; LEE, S.J. A prototype of time temperature integrator (TTI) with microbeads-entrapped microorganisms maintained at a constant concentration. J. Food Eng., v.120, p.118–123, 2014. KREYENSCHMIDT, J.; CHRISTIANSEN, H. A.; HUBNER, V.R.; PETERSEN, B. A novel photochromic time–temperature indicator to support cold chain management. Int. J. Food Sci. Technol., v.45, p.208–215, 2010.
 MAI, N.T.T.; GUDJÓNSDÓTTIR, M.; LAUZON, H.L.; SVEINSDÓTTIR, K.; MARTINSDÓTTIR, E.; AUDORFF, H.; REICHSTEIN, W.; HAARER, D.; BOGASON, S.G.; ARASON, S. (2011). Wiley & Sons, p. 61-74, 2008.
 OBRIGADA!!!!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais