Buscar

AÇÃO DE APURAÇÃO DE FALTA GRAVE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELÊNTÍSSIMO DOUTO JUIZO DA MERITÍSSIMA VARA ___ DO TRABALHO DE PORTO ALEGRE.
Proc nº______
 EMPRESA ALFA, pessoa jurídica de direito..., inscrita no CNPJ sob o nº..., na pessoa do representante legal, com endereço profissional completo, na qual receberá notificações, para fins do artigo 39, inciso I, do Código de Processo Civil, Vem respeitosamente apresentar, com fulcro no art. CLT 853, pelo procedimento especial, rito ordinário, a presente AÇÃO DE APURAÇÃO DE FALTA GRAVE, em face de Leonel Pereira, nacionalidade, estado civil, diretor de cooperativa, portador da cédula de identidade nº..., inscrito no CPF sob o nº..., CTPS nº... com série..., PIS nº..., filho de (nome da mãe), residente e domiciliado no logradouro, nº..., bairro..., cidade, estado, CEP, pelos seguintes fatos e fundamentos:
DOS FATOS E FUNDAMENTOS:
O requerido foi eleito dirigente sindical por seus pares e detém garantia provisória de emprego para cumprir seu mandato.
Neste contexto o artigo 8, inciso VIII da CF e o artigo 543, parágrafo 3º, da CLT impõem a garantia provisória do emprego do dirigente sindical eleito.
Por fim, apesar de ser o requerido garantido no emprego com o cometimento de falta grave apurada e comprovada, pode ser demitido por justa causa. E é isto que esta vem demonstrar nos termos abaixo.
Leonel Pereira, ora requerido, detentor de estabilidade provisória como diretor de cooperativa, vem apresentando comportamento desidioso conforme amparo legal do Art. 482, e CLT, nos últimos dois meses teve três advertências e duas suspensões por faltas, sendo a última suspensão de 2 dias, pela falta ocorrida em 17 de agosto. Nos dias 18 e 19 de agosto de 2017 o empregador o suspendeu, devendo o requerido comparecer normalmente ao trabalho no dia 20 de agosto, porém no dia 24 de agosto de 2017 Leonel, sem justificativa, não apareceu para trabalhar.
Conforme relato o requerente aplicou punições proporcionais e nos momentos cabíveis ao requerido. 
Voltando a cometer nova falta após as devidas punições, o requerido foi afastado de suas funções pelo requerente que pede dentro do prazo legal de 30 dias o ajuizamento da ação.
Com base na fundamentação legal com fulcro nos respectivos artigos; CF Art. 8, III, CLT art. 543 § 3°, súmula 379 do TST, CLT art. 482, e.
DOS PEDIDOS:
Diante do exposto requer a total procedência da ação, nos seguintes termos:
Isso posto, requer:
Notificação do réu, para querendo contestar o presente feito, sob pena de revelia e confissão.
Procedimento total da ação com o reconhecimento da falta grave e a autorização para rescisão contratual, conforme fulcro no art. 482 CLT.
Custas e honorários advocatícios sejam suportados pelo requerido
A requerente pleiteia provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos.
Dá-se a causa o valor de R$ 37.480,00 (trinta e sete mil e quatrocentos e oitenta reais)
Nestes termos,
Espera o DEFERIMENTO.
Porto Alegre, XX de XX 2017.
Advogado _______________
 OAB /RS

Outros materiais