Buscar

Atualmente o serviço social busca trabalhar as divergências e contradições da relação capital x trabalho que se inicia desde a revolução industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atualmente o serviço social busca trabalhar as divergências e contradições da relação capital x trabalho que se inicia desde a revolução industrial, existente no modelo capitalista de produção. Deste modo preconiza as relações sociais envolvendo políticas públicas e sociais, instrumentais-cientificas e históricas, para buscar e amenizar os impactos econômicos na sociedade de hoje, causados pelo sistema capitalista.
 Ainda no sistema capitalista de produção, os burgueses controlavam o poder político e econômico, assim mantendo as classes menos favorecidas submissas aos seus empregadores. E foi a partir da igreja católica, que com suas caridades aos pobres surgiu o serviço social. Já no Brasil, surgiu em 1934, período em que o capitalismo ingressa em uma fase monopolítica, havendo necessidade de regular as empresas privadas, já que era necessário impor limites a exploração e os amparar. A partir daí começa a história de serviço social e com o passar do tempo foi estabelecida como profissão.
 Este profissional, visa causar mudanças no dia-a-dia da vida da população assistida. Sendo uma profissão de caráter sócio-política e determinante interventiva. Portanto tem como finalidade a expansão dos direitos e a emancipação da sociedade. 
 Sendo assim, seu objetivo maior é a construção de uma nova ordem societária mais justa, democrática que busca garantir os direitos universais, ou seja, o serviço social tem como objetivo principal estudar a questão social e suas expressões. Buscando manter esse objetivo foram criadas políticas em diversos setores, tais como ações beneficentes para amenizar a exclusão social existente na vida cotidiana da população. Sendo elas: centros de referências: CREAS, CRAS, SUAS, Programa bolsa família, etc. Tendo em vista propiciar melhorias na qualidade de vida destes usuários.
 Deste modo pode se dizer que o profissional desta área desenvolve ações e projetos, que tem como atividade final, prestar um apoio, soluções ou até mesmo, tentar erradicar alguns problemas presentes na sociedade, essas ações podem ser feitas das mais diversas formas e podem assumir várias expressões nesta profissão.

Outros materiais