Buscar

CC CCJ00061 SEMANA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS – Caso concreto 1
1° Questão Subjetiva
Sim. Pois o Código Civil de 2002 foi elaborado na década de 60 e editado nos anos 70. Tais datas são de anos antes da Constituição vigente e agregam valores antigos. Mas isto não quer dizer que todo o Código não possua eficácia. 
Na cláusula geral, a dúvida está no conteúdo e na solução legal, enquanto que no conceito jurídico indeterminado a dúvida está apenas no conteúdo, pois esta já está predefinida em lei.
(DÚVIDA) Primeiramente, concessão de alimentos nas uniões homoafetivas é o artigo 1.694 CC/2002, interpretado à luz da dignidade da pessoa humana e da isonomia constitucional (Base principiológica da Eticidade). Depois temos a função social da propriedade, no art. 5°, XXII CF/88 (Base principiológica da Socialidade). E por último, a Fixação de indenização razoável, no art. 623° CC/2002 (Base principiológica da Operabilidade).
1° Questão Objetiva
“ E) A constitucionalização do Direito Privado permitiu a elevação à categoria de direitos constitucionais de institutos que antes eram considerados exclusivamente de Direito Civil. “
2° Questão Objetiva
“A) O princípio da eticidade, paradigma do atual Direito Civil Constitucional, funda-se no valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores, tendo por base a equidade, boa-fé, justa causa e demais critérios éticos, o que possibilita, por exemplo, a relativização do princípio do pacta sunt servanda (o contrato faz lei entre as partes), quando o contrato estabelecer vantagens exageradas para um contratante em detrimento do outro. “

Outros materiais