Buscar

CASO CONCRETO DIREITO CIVIL 1

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 1
O professor Antônio José começou a aula de Direito Civil III com a seguinte afirmação: - A vontade é um dos principais elementos para a formação dos contratos. Deve ser valorizada. Porém dentro de toda a lógica normativa que envolve os deveres e obrigações contratuais. Assim o contrato se tornou um instituto funcionalizado, isto é, uma vez não cumprida a sua função, não possui efeitos jurídicos. Nesse contexto a autonomia de vontade das partes dentro da relação negocial existente está condicionada ao cumprimento da função social. A seguir, o professor colocou as seguintes perguntas no quadro:
A) Quais as condições de validade do contrato?
Resposta: No plano de validade dos contratos, temos duas linhas a de ordem geral. Relativa
a todos os negócios jurídicos e a de ordem especial, específica para os contratos. E os requisitos
de validade dos mesmos são divididos em três Grupos: subjetivos, objetivos e formais.
B) O que significa e qual a relevância da autonomia da vontade das partes numa relação contratual?
Resposta: O princípio da autonomia da vontade permite aos contratantes Que definam com quem se contrata o que se contrata e de que forma se Contrata. Com inspiração na revolução Francesa, a regra é que o que se Contrata tem força de lei.
 
c) O que vem a ser a função social do contrato?
Resposta: A Função Social do contrato está inserida no momento em que é celebrada a Relação jurídica entre duas ou mais pessoas criando direitos e obrigações Assim, a função social é como uma forma limitadora da autonomia da vontade, impedindo que tal autonomia. Esteja em confronto com o interesse social. É uma forma de intervenção estatal na confecção e interpretação dos instrumentos contratuais, para que esses tenham além da função de promover os interesses dos contratantes, importância para toda a sociedade.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes