Buscar

LISTADEEXERCICIOS2013 (2)

Prévia do material em texto

EAM 450 GEOPROCESSAMENTO - LISTA DE EXERCICIOS
Explique os seguintes termos (usando diagramas, quando for necessário):
Comprimento de onda
Distância entre dois picos
Freqüência
Nº de picos que passa por um ponto fixo por unidade de tempo
Janelas atmosféricas
Durante a sua passagem através da atmosfera, a REM vinda do Sol ou emitida pela Terra, interage com as moléculas dos constituintes gasosos e com o material particulado suspenso na atmosfera. Nessa passagem, a atmosfera interfere na intensidade do fluxo radiante, na distribuição espectral e na direção dos raios incidentes, tanto na sua trajetória descendente entre o Sol e a Terra como na trajetória ascendente da radiação refletida e emitida da superfície terrestre para o sensor. Se não houvesse atmosfera o céu seria preto com um disco brilhante (o Sol) do qual receberíamos radiação direta. A parte da REM que interage diretamente com a atmosfera sofre dois efeitos, absorção e espalhamento da radiação. A absorção é o efeito mais prejudicial ao sensoriamento remoto. Como consequência, a radiação solar pode ser impedida de atingir a superfície terrestre ou no mínimo sua intensidade é atenuada, o mesmo acontecendo com a radiação emitida pela Terra. Dessa forma, o sensor colocado no espaço ficará impedido de obter imagens da superfície terrestre nesses comprimentos de onda. Esses intervalos de comprimentos de onda são chamados de bandas de absorção da atmosfera e são proibitivos para o uso de sensoriamento remoto. As demais regiões onde a atmosfera não absorve total ou intensamente a radiação solar são chamadas de janelas atmosféricas, as únicas em que é possível usar o sensoriamento remoto.
Absortância
A radiação eletromagnética é o meio pelo qual a informação é transferida do objeto ao sensor. A absortância corresponde à razão entre o fluxo de energia absorvido e a energia incidente sobre uma superfície.
Reflectância
A reflectância se refere a razão entre o fluxo refletido e o fluxo incidente sobre a superfície.
Transmitância
E a transmitância é dada pela razão entre o fluxo de energia transmitido pelo fluxo incidente sobre uma superfície.
Quais são os principais constituintes da atmosfera responsável pela absorção da energia eletromagnética? 
Este fenômeno é causado por moléculas que presentes na atmosfera, absorvem energia em vários comprimentos de onda. Ozônio, dióxido de carbono e vapor d’água são os principais constituintes da atmosfera que absorvem a radiação. 
A atmosfera exerce uma grande influência sobre a energia eletromagnética, porém algumas áreas do espectro não são severamente influenciadas pela absorção atmosférica e, portanto, são úteis para os sensores remotos. Essas áreas são chamadas de janelas atmosféricas.
O que é espalhamento atmosférico? Quais os tipos de espalhamento existentes? 
O espalhamento (difusão ou dispersão) corresponde à mudança aleatória da direção de propagação da radiação solar incidente devido a sua interação elástica com os componentes atmosféricos.
É o processo físico que resulta na obstrução das ondas eletromagnéticas, por partículas existentes nas suas trajetórias, ao penetrarem na atmosfera terrestre (ao entrar e ao sair). A direção do espalhamento depende fortemente da razão entre os diâmetros das partículas presentes na atmosfera e o comprimento de onda da REM. Podem ocorrer 3 tipos de espalhamento: molecular (Rayleigh), Mie e não-seletivo.
Espalhamento Rayleigh: ocorre quando as partículas presentes na atmosfera são muito menores que comprimentos de onda da radiação. Moléculas de nitrogênio ou oxigênio e pequenas partículas de poeira poder causar o espalhamento Rayleigh. 
Este tipo de espalhamento afeta principalmente os pequenos comprimentos de onda e ocorrem predominantemente no topo da atmosfera. 
O fato de o céu parecer “azul” durante o dia é devido a este fenômeno. Como a luz do sol passa pela atmosfera, os pequenos comprimentos de onda (azul) do espectro visível são espalhados mais que os comprimentos de onda maiores da porção visível do espectro eletromagnético. 
No nascente e poente do sol a luz percorre um caminho maior pela atmosfera comparada com o meio dia e o espalhamento dos pequenos comprimentos de onda é mais completo.
Espalhamento mie: ocorre quando as partículas presentes na atmosfera são do exato tamanho do comprimento de onda da radiação. Poeira, fumaça e vapor d’água são as causas comuns do espalhamento mie que tende afetar os longos comprimentos de onda. O espalhamento mie ocorre nas porções mais baixas da atmosfera onde as grandes partículas são abundantes.
Espalhamento não-seletivo: ocorre quando as partículas presentes na atmosfera são muito maiores que o comprimento de onda da radiação. Gotas d’água e grandes partículas de poeira podem causar este tipo de espalhamento. O espalhamento não-seletivo possui este nome pelo fato de todos os comprimentos de ondas serem igualmente espalhados. Este tipo de espalhamento é causado por nevoeiro e nuvens, e causa o aparecimento da cor branca, pois as luzes verde, vermelho e azul são espalhadas em quantidades aproximadamente iguais.
Descreva a relação entre o comprimento de onda e a transmissão eletromagnética para o espectro eletromagnético no intervalo 0.3 a 12.5 micrômetros.
O espectro eletromagnético é a distribuição da intensidade da radiação eletromagnética com relação ao seu comprimento de onda ou frequência. 
A intensidade da radiação varia senoidalmente e está correlacionada diretamente com o comprimento de onda e a frequência.
As técnicas de sensoriamento remoto por sistemas passivos, contudo, utilizam somente o intervalo de 0,3 até 12,5 mm, dividido em bandas espectrais.
A banda espectral do visível (VIS) representa só um pequeno intervalo entre 0,4 mm e 0,7 mm, seguida pelo infravermelho (infrared, IR), que chega até 1000 mm. O IR pode ser dividido entre infravermelho próximo ou reflexivo ("near infrared", NIR), de 0,7 mm a 3 mm e o infravermelho afastado ou emissivo ("far infrared", FIR), de 3 mm a 1000 mm. O NIR comporta-se como a luz visível, porque também é provocado pela reflexão solar; enquanto o FIR é caracterizado pela radiação térmica reemitida pela Terra.
Fale sobre o comportamento espectral dos corpos d’água.
O comportamento espectral da água é resultado dos processos de absorção e espalhamento da radiação no seu interior, e a radiação detectada pelo sensor fornece informações sobre características físico-químicas e biológicas da região estudada.
De um modo geral, a reflectância da água limpa diminui com o aumento dos comprimentos de onda. Verificam-se as maiores reflectâncias na região do visível, mais especificamente, nos comprimentos de onda do azul e verde, decrescendo gradualmente na direção do infravermelho, limitando-se os estudos de qualidade da água ao espectro visível.
A interpretação do comportamento espectral da água em relação aos demais alvos naturais é de grande diferença e complexidade, pois a energia refletida pela água é consideravelmente menor que os demais alvos, sendo o fator de maior relevância para estudos por imagens de satélite. Quanto à concentração de sedimentos em suspensão aumenta, a reflectância é maior em todos os comprimentos de onda.
A água pode-se apresentar na natureza em três estados físicos, os quais apresentam comportamento espectral totalmente distintos.O comportamento espectral da água líquida pura apresenta baixa reflectância (menor do que 10%) na faixa compreendida entre 0,38 e 0,7µm e máxima absorção acima de 0,7µm. O comportamento espectral de corpos d’água é modulado principalmente pelos processos de absorção e espalhamento produzidos por materiais dissolvidos e em suspensão neles, pois é verificado que a presença de matéria orgânica dissolvida em corpos d’água desloca o máximo de reflectância espectral para o verde-amarelo, enquanto que a presença de matéria inorgânica em suspensão resulta num deslocamento em direção ao vermelho. 
Fale sobre o comportamento espectral da vegetação.
Geralmentedepende 	do tamanho, orientação e quantidades de folhas. A vegetação tem reflectância normalmente baixa na faixa espectral do visível (banda 3), e elevada na faixa do infra-vermelho próximo (banda 4). Na faixa do visível é a clorofila que absorve a radiação solar no processo fotossintético e na faixa do infra-vermelho próximo o tecido foliar reflete essa radiação.
A vegetação apresenta alta absorção da energia eletromagnética na região do espectro visível, que é capturada pela clorofila para a realização da fotossíntese. Dentro do espectro visível a absorção é mais fraca na região que caracteriza a coloração da vegetação. A alta reflectância no infravermelho próximo (até 1,3µm) é devido a estrutura celular, sendo que a partir deste comprimento de onda é o conteúdo de água na vegetação quem modula as bandas de absorção presentes no comportamento espectral desta.
Fale sobre o comportamento espectral dos solos.
O comportamento espectral dos solos é também dominado pelas bandas de absorção de seus constituintes. As combinações e arranjos dos materiais constituintes dos solos é que define o seu comportamento espectral, sendo que os principais fatores são a constituição mineral, a matéria orgânica, a umidade e a granulométria.
De modo geral, do que é constituído um sistema sensor?
Os sensores remotos são dispositivos capazes de detectar a energia eletromagnética (em determinadas faixas do espectro eletromagnético) proveniente de um objeto, transformá-las em um sinal elétrico e registrá-las, de tal forma que este possa ser armazenado ou transmitido em tempo real para posteriormente ser convertido em informações que descrevem as feições dos objetos que compõem a superfície terrestre. As variações de energia eletromagnética da área observada podem ser coletadas por sistemas sensores imageadores ou não-imageadores.
Sistemas imageadores: fornecem como produto uma imagem da área observada
Sistemas não-imageadores: apresentam o resultado em forma de dígitos ou gráficos.
Os sistemas sensores também podem ser classificados como:
Passivo: não possuem fonte própria de energia eletromagnética, como por exemplo os sensores do satélite Landsat 5, os radiômetros e espectroradiômetros.
Ativo: possuem uma fonte própria de energia eletromagnética.
Eles emitem energia eletromagnética para os objetos terrestres a serem imageados e detectam parte desta energia que é refletida por estes na direção destes sensores.
As principais partes de um sensor são: 
a) coletor: é um componente óptico capaz de concentrar o fluxo de energia proveniente da amostra no detector;
b) filtro: é o componente responsável pela seleção da faixa espectral da energia a ser medida;
c) detector: é um componente de pequenas dimensões feito de um material cujas propriedades elétricas variam ao absorver o fluxo de energia, produzindo um sinal elétrico.
d) processador: é um componente responsável pela amplificação do fraco sinal gerado pelo detector e pela digitalização do sinal elétrico produzido pelo detector; e
e) unidade de saída: é um componente capaz de registrar os sinais elétricos captados pelo detector para posterior extração de informações.
A qualidade de um sensor geralmente é especificada pela sua capacidade de 
obter medidas detalhadas da energia eletromagnética.
Escreva sobre os métodos de correção geométrica.
Causa dos erros de distorções geométricas
– rotação da Terra (skew).
– distorções panorâmicas compressão.
– curvatura da Terra (compressão).
– arrastamento da imagem durante uma varredura.
– variações de altitude, atitude e velocidade do satélite.
O objetivo primordial para o Sensoriamento Remoto é gerar uma nova imagem vertical sem as distorções introduzidas pela atitude do sensor durante a tomada da imagem. A imagem resultante poderá, inclusive, estar isenta dos erros de deslocamento devido ao relevo.
Assim utilizamos os seguintes métodos de correção geométrica:
Transformação geométrica ou retificação: é o processo que permite a imagem assumir propriedades cartográficas de sistema de projeção e respectivas coordenadas. Esta transformação é também denominada geo-referenciamento da imagem, para transformar um sistema ( L,C) para um sistema UTM (E,N), necessita-se de saber a relação matemática entre a imagem e o terreno.
Para transformar um sistema de coordenadas em outro sistema deve-se conhecer os parâmetros de transformações, estes parâmetros podem ser determinados por meio de pontos de controle, ou seja pontos que sejam reconhecíveis e conhecidos em ambos sistemas, de maneira a formar um sistema de equações.
É importante para criação de mosaicos e carta imagem e corrigir distorções.
Modelo de correções independentes: as distorções sistemáticas são corrigidas de forma independente. Tratam de forma independente as diversas distorções sistemáticas. Tudo é feito no sistema de referência da imagem, onde os pixels são reposicionados de acordo com a modelagem de cada efeito visto de modo isolado. Há duas grandes desvantagens na aplicação desse modelo. Em primeiro lugar, conforme o exemplo mencionado na página anterior sobre a superposição de duas varreduras consecutivas há correlações entre as fontes de distorção, de modo que seus efeitos nem sempre são separáveis. Com isso, o resultado da correção geométrica não é muito bom. Além disso, como tudo se passa no sistema de referência da imagem, não se consegue estabelecer uma relação com as coordenadas geográficas sem que haja um procedimento externo. O modelo de correções independentes foi muito usado em imagens MSS dos três primeiros satélites da série Landsat.
Modelo fotogramétrico: usa o princípio das equações de colinearidade e considera a 
interdependência das distorções.
Modelo polinomial (registro de imagens)
O modelo polinomial consiste de uma função polinomial cujos parâmetros são determinados a partir das coordenadas de pontos de controle identificados tanto no sistema de referência da imagem como no sistema de referência da base de dados. Mapeamento direto: relação entre as coordenadas de imagem (linha,coluna) com as coordenadas de referência (lat,lon) através do cálculo dos parâmetros de uma transformação geométrica.
Mapeamento inverso: inverte a transformação geométrica usada no mapeamento direto, permitindo que se retorne à imagem original para que se definam os níveis de cinza que irão compor a imagem corrigida
Reamostragem: interpola os níveis de cinza da imagem original para a corrigida. Ela usa a informação sobre níveis de cinza conseguida pelo mapeamento inverso e realiza uma interpolação para definir os valores de nível de cinza que comporão a imagem corrigida.
O grande problema da reamostragem encontra-se na determinação exata do tom de cinza a ser destinado aos pixels da nova imagem.
Reamostragem Por Vizinho Mais Próximo: Este método apenas atribui o valor do nível de cinza de determinado pixel da imagem reamostrada ao pixel da imagem original que estiver mais próximo. Trata-se então, apenas de um arredondamento.
Reamostragem por Interpolação Bilinear:  O método da interpolação bilinear toma por base os valores de cinza dos quatro vizinhos mais próximos ao centro do novo pixel, para calcular a intensidade final do valor de cinza do pixel, é calculada a média ponderada das distâncias dos centros dos 4 pixels ao centro do pixel de saída. O cálculo do valor de cinza (pixel de saída) é dado pela distância entre dois pixels (de entrada), que é efetuada uma aproximação por uma equação linear. 
Interpolação por Convolução Cúbica: Neste método os 16 pixels mais próximos são levados em consideração e a interpolação é realizada ajustando polinômios cúbicos a cada coluna, para depois interpolar um novo polinômio cúbico a estes resultados. 
Aponte as principais características da correção radiométrica.
As imagens aéreas possuem diferenças radiométricas causadas por diversos fatores. Por esse motivo, as imagens possuem valores de brilho (ou cores) diferentes, ainda que em regiões homólogas. O processo de correção radiométrica,tem como objetivo principal tornar semelhantes os níveis de cinza.
Quando se deve usar a técnica de realce de imagens? 
Técnicas de realce de imagens são aplicadas aos dados digitais com o objetivo de melhorar a aparência de uma imagem para facilitar a interpretação visual humana bem como a interpretação automática via computador, consiste em procedimentos que através de modificação da forma do histograma, ampliam ou diminuir o contraste da imagem.
Fale sobre alto e baixo brilho da cena.
Alto brilho a cena está mais clara, baixo brilho mais escura, níveis de cinza menores
Fale sobre alto e baixo contraste da cena.
Histograma: É um gráfico que relaciona o número de pixels da imagem com os valores de brilho por eles assumidos.
Alto contraste: os níveis de cinza ocupam todos os valores possíveis. 
 
 
Baixo contraste: os níveis de cinza ocupam um intervalos pequenos possíveis.
 
Para que serve a manipulação do histograma da imagem? 
Serve para fazer realce do contraste, permitindo uma melhor visualização da imagem. O histograma é representado por um gráfico que dá o número de nível de cinza para cada pixel na imagem.
Quais os tipos de funções que podem ser usadas num realce por manipulação de histograma? Aponte algumas características.
Função Linear: A função de transferência é uma reta e apenas dois parâmetros são controlados: a inclinação da reta e o ponto de interseção com o eixo X. A inclinação controla a quantidade de aumento de contraste e o ponto de interseção com o eixo X controla a intensidade média da imagem final.
Raiz quadrada: A função de transformação é representada pela curva como na figura abaixo. Observe que a inclinação da curva é tanto maior quanto menores os valores de níveis de cinza.
Este mapeamento difere do logarítmico porque realça um intervalo maior de níveis de cinza baixos (escuros), enquanto o logarítmico realça um pequeno intervalo.
Quadrada: Utiliza-se este mapeamento quando se deseja aumentar o contraste de feições claras (altos níveis de cinza da imagem). Observe na figura abaixo que o aumento de contraste é maior a partir da média do histograma, mesmo havendo um deslocamento geral para a região de níveis mais escuros.
Logaritmo: O mapeamento logarítmico de valores de níveis de cinza é útil para aumento de contraste em feições escuras (valores de cinza baixos).
Nota: observe na figura abaixo que uma porção menor de níveis de cinza sobre um grande aumento de contraste, comparado com a transformação por raiz quadrada, mencionada mais acima.
Negativa: É uma função de mapeamento linear inversa, ou seja, o contraste ocorre de modo que as áreas escuras (baixos valores de nível de cinza) tornam-se claras (altos valores de nível de cinza) e vice-versa.
Como se dá o realce de imagens por técnicas de filtragem.
É uma maneira de manipulação de histograma que reduz automaticamente o contraste em áreas muito claras ou muito escuras, numa imagem. Expande também os níveis de cinza ao longo de todo intervalo. Consiste em uma transformação não-linear que considera a distribuição acumulativa da imagem original, para gerar uma imagem resultante, cujo histograma será aproximadamente uniforme.
A opção de equalização parte do princípio que o contraste de uma imagem seria otimizado se todos os 256 possíveis níveis de intensidade fossem igualmente utilizados ou, em outras palavras, todas as barras verticais que compõem o histograma fossem da mesma altura. 
Obviamente isso não é possível devido à natureza discreta dos dados digitais de uma imagem. 
As técnicas de filtragem são transformações da imagem pixel a pixel, que não dependem apenas do nível de cinza de um determinado pixel, mas também do valor dos níveis de cinza dos pixels vizinhos. 
O processo de filtragem é feito utilizando matrizes denominadas máscaras, as quais são aplicadas sobre a imagem.
Fale sobre filtros passa-baixa linear.
Filtros lineares: Suavizam e realçam detalhes da imagem e minimizam efeitos de ruído, sem alterar a média da imagem.
Passa-Baixa: Suaviza a imagem atenuando as altas frequências, que correspondem às transições abruptas. Tende a minimizar ruídos e apresenta o efeito de barramento da imagem.
Cite dois filtros passa-baixa não linear.
Minimizam/realçam ruídos e suavizam/realçam bordas, alterando a média da imagem, sendo os principais os operadores para detecção de bordas e os filtros morfológicos. 
Operadores para detecção de bordas: Detecta características, como bordas, linhas, curvas e manchas, sendo os mais comuns os operadores de Roberts e Sobel.
Operador de Roberts: Apresenta a desvantagem de certas bordas serem mais realçadas do que outras dependendo da direção, mesmo com magnitude igual. Como resultado de sua aplicação, obtém-se uma imagem com altos valores de nível de cinza, em regiões de limites bem definidos e valores baixos em regiões de limites suaves, sendo 0 para regiões de nível de cinza constante. O operador consiste na função:, onde a' é o nível de cinza correspondente à localização a, a ser substituído; a, b, c, d são as localizações cujos valores serão computados para a operação.
Operador de Sobel: Realça linhas verticais e horizontais mais escuras que o fundo, sem realçar pontos isolados.
Fale sobre filtros passa-alta.
Passa-Alta: a filtragem passa-alta realça detalhes, produzindo uma "agudização" ("sharpering") da imagem, isto é, as transições entre regiões diferentes tornam-se mais nítidas. Estes filtros podem ser usados para realçar certas características presentes na imagem, tais como bordas, linhas curvas ou manchas, mas enfatizam o ruído existente na imagem.
Quais as operações fundamentais dos filtros morfológicos? Comente sobre.
Exploram as propriedades geométricas dos sinais (níveis de cinza da imagem). Para filtros morfológicos, as máscaras são denominadas elementos estruturantes e apresentam valores 0 ou 1 na matriz que correspondem ao pixel considerado. Os filtros morfológicos básicos são o filtro da mediana, erosão e dilatação. 
O Filtro morfológico da mediana é utilizado para suavização e eliminação de ruído e mantém a dimensão da imagem.
O pixel central será alterada para o valor 6 (valor mediano na ordenação [2,3,6,6,8]).
O Filtro morfológico de erosão: provoca efeitos de erosão das partes claras da imagem (altos níveis de cinza), gerando imagens mais escuras. Considerando o exemplo anterior, o valor a ser substituído no pixel central corresponde ao menor valor da ordenação, 2.
Filtro morfológico de dilatação: provoca efeitos de dilatação das partes escuras da imagem (baixos níveis de cinza), gerando imagens mais claras. Para o exemplo anterior, o valor resultante da aplicação deste filtro é o maior valor na ordenação, 8.
Abertura e fechamento de uma imagem: geralmente encadeiam-sefiltros de erosão e dilatação com o mesmo elemento estruturante para obtenção de efeitos de abertura e fechamento.
A abertura é obtida pelo encadeamento do filtro de erosão, seguido pelo de dilatação, conforme ilustra a figura a seguir. No exemplo, há quebra de istmos e eliminação de cabos e ilhas.
O efeito de fechamento é obtido pelo encadeamento do filtro de dilatação, seguido pelo de erosão. No exemplo, há eliminação de golfos e fechamento de baías.
Qual o procedimento que pode ser realizado com a transformação do espaço de cores RGB-IHS e I’H’S’-RGB?
A alternativa para descrever as cores de uma imagem decompondo-as nos componentes de Intensidade (I), Hue (matiz) e Saturação (S), estende-se além do seu uso para a obtenção de composições coloridas. Na realidade, a transformação IHS foi concebida como uma poderosa técnica para ser usada como um meio de combinar imagens de diferentes sensores, com diferentes resoluções espaciais. Essa técnica ficou conhecida como fusão de imagens e seu principal objetivo é aumentar a resolução espacial das imagens multiespectrais 
de baixa resolução espacial, utilizando-se deuma imagem de alta resolução espacial, tal como a banda pancromática que atualmente diversos sensores possuem, ou então usando uma imagem de radar.
1. Transformar a cor da imagem MS do espaço RGB para o espaço IHS; 
2. Substituir a componente da I (Intensidade) pela imagem pancromática (Pan) com uma resolução superior; 
3. Efectuar uma transformação inversa com as componentes substituídas do espaço IHS de volta ao espaço original RGB, de forma a obter uma imagem fundida. 
Vamos em primeiro lugar utilizar um extracto duma imagem do satélite LandSat. Temos 4 bandas (as bandas 10, 20, 30 e 40 com resolução de 30 m) que pretendemos integrar/fundir com a banda pancromática (banda 80 com resolução de 15m).
Fale sobre duas das operações aritméticas que pode ser realiza em imagens multiespectrais.
Operações aritméticas são operações "pixel" a "pixel" entre imagens de bandas diferentes, através de uma regra matemática definida, tendo como resultado uma banda representando a combinação das bandas originais.
Estas operações permitem comprimir os dados, diminuindo o número de bandas. Ocorre perda da informação original quando os resultados das operações ultrapassam o intervalo de0-255.
Para que serve a subtração de imagens? 
 Utilizada para realçar diferenças espectrais, conhecendo-se o comportamento espectral dos alvos de interesse e o intervalo espectral das bandas dos sensores, pode-se definir as bandas utilizadas para realçar as diferenças espectrais. 
Exemplos de aplicação da subtração de bandas: 
- Identificação de diferentes tipos de cobertura vegetal; 
- Identificação de minerais formados por óxido de ferro; 
- Detecção do padrão de mudança de cobertura, como uso do solo, expansão urbana, desmatamento. 
- Quando a média e desvio padrão dos histogramas das imagens não coincidem, deve-se equalizá-las antes da subtração para evitar que o resultado da subtração não corresponda à diferença real entre elas. 
Para que serve a adição de imagens? 
- Utilizada para a obtenção da média aritmética entre as imagens, minimizando a presença de ruído. O valor de ganho deve ser 1/n, onde n é o número de bandas utilizadas na operação. 
- Pode ser utilizada para a integração de imagens resultantes de diferentes processamentos. 
Para que serve a multiplicação? 
- É utilizada na implementação de algoritmos que se deseja aplicar sobre a imagem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes