Buscar

O SET DESIGN COM ENFOQUE EM VÍDEO E CINEMATOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O SET DESIGN COM ENFOQUE EM VÍDEO E CINEMATOGRAFIA 
INTRODUÇÃO
SET Design (no Brasil mais conhecido como produção de SET), tem a ver com toda produção passageira, de uso rápido e que logo após uso será desmontada e, provavelmente, não utilizada novamente. Mas também tem a ver com aquelas reutilizadas muitas vezes como veremos a seguir.
Tipos:
SET Design para Moda: desfiles, produção de catálogos e, porque não, as vitrinas que, apesar de sua estrutura manter-se a mesma, o conteúdo é alterado, modificado em prazos curtos.
SET Design para cenografia: Entram aqui os trabalhos voltados à cenografia teatral, televisiva e também aquelas voltadas à publicidade e aqueles utilizados para gravações de clipes musicais. Engana-se quem pensa que SET Design para clipes e publicidade são apenas realizados “indoor” (ambientes fechados). Temos também produções que podem ser realizadas tanto interna como externamente. Aqui entra sempre o olhar cênico e fotográfico do produtor de SET (SET Designer) que irá escolher as locações e, dentro deste olhar, já marcar as cenas, ângulos e movimentações a serem tirados.
SET DESIGN CINEMATOGRAFICO E DE VIDEO
Já sabemos que o Designer de Interiores pode atuar em diversas áreas, porém uma Outra dúvida muito comum é sobre a ligação entre o design e o cinema e como o designer pode trabalhar na área cinematográfica. Esse profissional através de ferramentas digitais ou não, consegue expressar e vender ao público a ideia que querem transmitir.
Então, quanto a dúvida sobre a relação do design com o cinema, é preciso lembrar que o cinema nada mais é do que uma forma de comunicação. Já o designer, por sua natureza, é um comunicador e assim sendo, é totalmente habilitado para trabalhar no meio cinematográfico.
Sendo assim, veja algumas maneiras de como o design e o cinema estão intimamente ligados:
Montagem e composição de cenários - O cenário é a vida do filme, onde tudo acontece e indica fatores importantíssimos para a trama, tais como o tempo, o local, o clima e etc. O designer pode trabalhar na criação do cenário tendo como base o roteiro. O designer passa a ser ainda mais importante a medida em que o cenário foge do convencional e exige pesquisa, adaptação ou criação.
Um cenário bem projetado faz toda a diferença em um filme, as cores predominantes devem ser cuidadosamente selecionadas, as cores do figurino dos personagens que estarão naquele cenário devem ser levadas em consideração afim de evitar que as cores se misturem, os objetos devem ser escolhidos e posicionados de uma forma que o cenário cumpra sua função.
Criação de figurinos – O designer atua ativamente na produção de um filme é na composição do figurino. Isso ajuda a expressar as ideias das cenas e a montar as características de cada personagem. Então, nada melhor do que um profissional criativo para expressar todo seu conhecimento na criação de desenhos, estampas e tudo mais que seja necessário para que se possa transmitir a ideia desejada.
Efeitos - Os efeitos especiais estão bastante presentes principalmente em grandes produções. Os designers são capazes de auxiliar na execução de efeitos especiais. Podem auxiliar na representação gráfica, no desenvolvimento de peças ou adereços além de poder realizar edições de vídeo juntamente com computação gráfica.
REFERÊNCIAS
https://paulooliveira.wordpress.com/2008/06/30/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-design-de-interiores-e-ambientes/
http://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2016/11/9-interiores-cinematograficos-para-se-inspirar.html
http://www.adniltonalves.com/o-design-no-cinema-e-tv.html
https://designzeroum.com.br/qual-a-relacao-do-cinema-com-o-design/
https://www.beyhive.com.br/noticia/2016/04/es-devlin-e-a-cenografa-responsavel-por-palco-da-formation-tour.html
https://paulooliveira.wordpress.com/2008/08/07/set-design/

Outros materiais