Buscar

psicologia nas organizações 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atualmente é exigido muito mais do que as funções básicas de gerência para administrar uma empresa. Para desenvolver outras funções que vão ajudar no processo de administração de uma empresa é utilizada a psicologia e o seu objetivo principal é conhecer o ser humano. Essa meta só pode ser alcançada por meio de pesquisa do comportamento. Pois, os líderes precisam de uma boa capacidade de diagnóstico capaz de fazer uma análise das exigências do ambiente, e ter a capacidade de adaptar seu estilo de liderança para atuar neste meio. 
 O objetivo principal da Psicologia da Organização é pesquisar o comportamento humano dentro da empresa ou organização. Ela estuda a inter-relação dos indivíduos na empresa e as diversas variáveis que interferem neste intercâmbio de estrutura e comportamento. Ou seja, interessa-se pela conduta no trabalho, nas relações entre os grupos e nas relações de todos estes com a estrutura e função geral da organização em que os indivíduos trabalham.
Toda ação no ambiente de trabalho produz consequências no campo das relações interpessoais (são as chamadas áreas de conflitos). 
 Uma organização é um grupo de grupo. Cada grupo é influenciado pela existência de outros grupos dentro da mesma organização. Diferentes grupos concorrem pelos mesmos recursos. Um líder que julgue não poder dispor dos recursos de que necessita pode ficar ressentido com administração da organização e com outros grupos. A disputa por recursos pode ser a origem de conflitos entre grupos. Outra fonte de conflito dentro da organização está na diferença de objetivos. Essa diferença pode levar cada grupo a valorizar seus objetivos individuais e deixar em segundo plano os de outros grupos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais