Buscar

Bacia amazônica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC
Acadêmicas: Fabíola Deluca, Gabriela Corbani e Pâmela Roberta Garbin
Professora: Denise Zago
Disciplina: Hidrologia e Climatologia
 BACIA AMAZÔNICA
RIO AMAZONAS
O Rio Amazonas, está localizado na América do Sul.
É o segundo rio mais extenso do mundo com 6.992 km.
E mais de mil afluentes, sendo de longe o com maior fluxo de água por vazão.
Despeja no Oceano, a cada segundo, 220.000m3 de água doce.
Informações:
Nascente: Nevado Mismi 
Foz: Oceano Atlântico 
Países: Colômbia, Peru, Brasil. 
	
O rio Amazonas nasce no Peru, e lá recebe nome Vilcanota, e em seu percurso em direção ao Brasil recebe outras denominações, como: Uicaiali, Urubamba e Marañón. E ao entrar em território brasileiro passa a chamar-se de rio Solimões.
A Bacia Amazônica é formada por todos os rios, córregos e demais tipos de mananciais que deságuam suas águas no rio Amazonas. Essa bacia abrange estados brasileiros (Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá), além de países vizinhos (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Bolívia). 
Ocupando uma área de 5 846100 km², a bacia em questão é a maior do mundo. Nela existe um grande número de rios, a maioria deles é detentora de um grande volume de água. O rio que dá nome à bacia (Amazonas) tem sua nascente nos Andes, mais precisamente no Peru. 
A profundidade média do Amazonas é de 50 metros a 120 metros. O rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros. 
A vazão média do rio Amazonas é de 215 milhões de litros por segundo. 
Em razão dos rios serem caudalosos, a Bacia Amazônica é muito rica em volume de água, aspecto que resulta em um enorme potencial de produção de energia elétrica (é a maior do país com essa característica). 
A Bacia Amazônica encontra-se extremamente estabelecida na planície Amazônica, portanto o relevo é plano, condição essa que permite que quase todos os rios que integram a bacia, inclusive o Amazonas, sejam navegáveis.
O rio Amazonas não serve somente como recurso de transporte, mas também para a subsistência de muitas pessoas que vivem da pesca. 
Afluentes:
O Mapa da hidrografia é possível notar a existência de inúmeros rios tributários do Amazonas. Em toda a extensão da bacia chegam aproximadamente 1.100 rios . Alguns dos principais afluentes do rio Amazonas são: 
	Os afluente localizados a margem direita: Rio Javari; Rio Jutaí; Rio Juruá; Rio Purus; Rio Coari; e o  Rio Madeira.
	
	Principais afluentes da margem esquerda: Rio Napo; Rio Içá ou Putumayo; Rio Jari; Rio Paru e o  Rio Negro.
IMAGEM!
 As águas não se misturam = encontro das águas
Pororoca = avanço das águas do Oceano Atlântico, formando ondas de até 5m e grandes estragos devido à força da maré.
Hidrelétricas 
	A bacia Amazônica tem grande potencial hidráulico, graças aos afluentes que percorrem as áreas mais elevadas e desniveladas, formando quedas-d’água, que podem ser usadas em usinas hidrelétricas. Entre as hidrelétricas construídas na bacia Amazônica, destacam-se: Samuel, no rio Jamari, em Rondônia; Balbina, no rio Uatumã, no Amazonas; Curuá-Una, no rio de mesmo nome, no Pará; e Coaracy Nunes, no rio Araguari, no Amapá. 
Principais problemas causados pelas Hidrelétricas:
Problemas ambientais causados pela inundação de grandes trechos da floresta, ocasionando a destruição da fauna e da flora; 
Problemas sociais, pois os habitantes das áreas inundadas perdem as suas terras e os tradicionais meios de vida (os ribeirinhos e os indígenas). 
Atividade Econômica:
As principais atividades econômicas praticadas são: extração vegetal, mineral e animal, denominados respectivamente de extrativismo. 
Na extração mineral são obtidos, principalmente, calcário e estanho, na extração vegetal existe a atividade madeireira, retirada de castanha-do-pará, coletas de frutas regionais, borracha e na extração animal, a pesca. 
A descoberta de bauxita (minério de alumínio) no vale do rio Trombetas, afluente da margem esquerda do rio Amazonas, impulsionou projetos industriais de fabricação de alumina e alumínio.
A navegação fluvial tem sido de modo incontestável o principal apoio de sustentação e de desenvolvimento da economia amazônica. A quantidade de rios navegáveis é 23.000 Km. 
 Entre os principais produtos da agricultura estão: arroz, banana, laranja e a mandioca.
Saneamento Básico:
	O rio Amazonas sofre com o precário sistema de saneamento básico das cidades ribeirinhas, a poluição hídrica proveniente de atividades de mineração quase sempre clandestinas como alguns garimpos (causando contaminação com mercúrio, na extração de ouro) e o desmatamento na região. Esses são os principais pontos que preocupam os responsáveis pelo rio e pela qualidade de sua água. 
Características Gerais:
A vitória-régia é uma planta típica dos leitos fluviais, das lagoas e dos igarapés, na Amazônia. 
O relevo é formado por planícies (ao longo dos rios), depressões e planaltos residuais. Nas fronteiras com a Venezuela e as Guianas (planalto das Guianas), as altitudes chegam a ultrapassar os 2.000 metros. 
Os solos amazônicos são pobres e estão sujeitos à erosão provocada pelas chuvas. Esses solos são protegidos pela floresta, porque a grande quantidade de árvores bem próximas, juntamente com a camada de folhagem sobre o chão, impede que a água das chuvas caia diretamente sobre eles, desgastando-os. 
23
Curiosidades sobre o Rio Amazonas
Antes de ser batizado como Rio Amazonas, era conhecido como Rio Icamiabas. Detalhe que Icamiabas eram as mulheres que viviam sem homens.
 Um dos afluentes do Rio Amazonas, Rio Negro, possui mais água do que toda a água doce da Europa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais