Buscar

Administrativo II prova 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Administrativo II
	 1a Questão (Ref.: 201308225984)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/Exame Unificado) Acerca da desapropriação e dos juros moratórios e compensatórios incidentes sobre ela, assinale a opção correta.
		
	
	Em ação expropriatória. os juros compensatórios devem ser fixados à luz do principio da retroatividade. ou seja, deve ser aplicado o índice vigente ao tempo da sentença que julga a desapropriação.
	
	Na atualidade, a taxa de juros compensatórios aplicável às desapropriações é de 6% ao ano.
	 
	É irrelevante o fato de o imóvel ser ou não produtivo para a fixação dos juros compensatórios na desapropriação, pois estes são devidos em razão da perda antecipada da posse, que implica a diminuição da garantia da prévia indenização estipulada na Constituição Federal.
	
	Os juros moratórios. seja na desapropriação direta, seja na indireta, contam-se desde a imissão na posse.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308706204)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. FRAUDES CONTRA O INSS. SERVIDOR PÚBLICO QUE SE VALERA DESSA CONDIÇÃO PARA CONCEDER BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS IRREGULARES. AÇÕES PENAIS AJUIZADAS PARA APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE CRIMINAL. PRESCRIÇÃO DAS SANÇÕES DISCIPLINARES. CÁLCULO PELA SANÇÃO PENAL EM ABSTRATO. 1. Na origem, o Parquet moveu Ação de Improbidade Administrativa imputando ao réu a prática de fraudes que acarretaram ao INSS prejuízos estimados em R$ 859.190,33, tendo em vista que o ora recorrente, valendo-se da condição de servidor público, concedeu 53 (cinquenta e três) benefícios previdenciários irregulares, mediante a utilização de informações laborais falsas, falsificação de documentos e manipulação do sistema informatizado do INSS. Tais fatos resultaram na instauração de Procedimento Administrativo voltada à apuração de responsabilidade penal pela prática dos delitos de corrupção passiva e ativa. 2. "A disposição da lei de que a falta administrativa prescreverá no mesmo prazo da lei penal, leva a uma única interpretação possível, qual seja, a de que este prazo será o mesmo da pena em abstrato, pois este, por definição originária, é o prazo próprio prescricional dos crimes em espécie" (REsp 379.276/SP, Rel. Ministra Maria Thereza De Assis Moura, Sexta Turma, DJ 26/02/2007, p. 649). No mesmo sentido: RMS 15.648/SP, Rel. Ministro Hamilton Carvalhido, Sexta Turma, DJ 3/9/2007, p. 221 e RMS 18.901/RJ, Rel. Ministro Felix Fischer, Quinta Turma, DJ 13/03/2006, p. 338. 3. Recurso Especial não provido. (Superior Tribunal de Justiça. REsp 1386162 / SE. Rel. Min. HERMAN BENJAMIN . publicada no DJe de 19/03/2014) Considerando a responsabilidade do servidor público assinale a alternativa incorreta
		
	
	O servidor público aposentado poderá responder nas esferas penal, civil e administrativa, desde que a conduta antijurídica tenha ocorrido quando o mesmo ainda estava na ativa .
	 
	O servidor público que pratica ato de dano ao erário infringe regras referentes à responsabilidade civil, penal e administrativa.
	
	É possível o servidor público ser absolvido nas esferas civil e penal, porém ser condenado na esfera administrativa.
	 
	As esferas penal, civil e administrativa são independentes, exceto em caso de absolvição por falta de provas que configuram o crime praticado, que absolve na esfera administrativa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308208582)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A fim de permitir o escoamento da produção até uma refinaria, uma empresa pública federal, que explora a prospecção de petróleo em um campo terrestre, inicia a construção de um oleoduto. O único caminho possível para essa construção atravessa a propriedade rural de Josenildo que, em razão do oleoduto, teve que diminuir o espaço de plantio de mamão e, com isso, viu sua renda mensal cair pela metade. Assinale a afirmativa que indica a instrução correta que um advogado deve passar a Josenildo.
		
	 
	Não há óbice à constituição da servidão administrativa no caso, mas cabe indenização pelos danos decorrentes dessa forma de intervenção na propriedade.
	
	Não há óbice à constituição da servidão administrativa e não há de se falar em qualquer indenização.
	
	A servidão administrativa é ilegal, pois o nosso ordenamento veda a intervenção do Estado sobre propriedades produtivas.
	
	A servidão administrativa é ilegal e Josenildo pode desconstituí-la, pois o instituto só tem aplicação em relação aos bens públicos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308727803)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao controle da administração pública, assinale a opção correta.
		
	
	Um ato administrativo que viole a lei deve ser revogado pela própria administração, independentemente de provocação.
	
	Nenhuma das anteriores.
	 
	Um ato nulo pode, eventualmente, deixar de ser anulado em atenção ao princípio da segurança jurídica.
	
	A administração tem o prazo prescricional de 5 anos para anular os seus próprios atos, quando eivados de ilegalidade.
	
	A anulação do ato administrativo importa em análise dos critérios de conveniência e oportunidade.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308195819)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado
Tendo o agente público atuado nesta qualidade e dado causa a dano a terceiro, por dolo ou culpa, vindo a administração a ser condenada, terá esta o direito de regresso. A respeito da ação regressiva, é correto afirmar que
		
	
	o prazo prescricional será o mesmo constante da esfera penal para o tipo criminal correspondente.
	 
	em regra deve ser exercida, sob pena de afronta ao princípio da indisponibilidade.
	
	o prazo prescricional tem início a contar do fato que gerou a ação indenizatória contra a Administração.
	
	a prescrição será decenal, com base na regra geral da legislação civil.

Outros materiais