Buscar

EXERCICIOS DE INSTALAÇÔES INDUSTRIAIS PARA AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCICIOS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 
1- Em um certo ginásio, foram ligados 5 chuveiros elétricos (circuito puramente resistivo), de 1,76 kW cada, em um único condutor, controlado por um dispositivo corta-circuito. A partir dessas informações, caso a tensão U seja 220 V, o dispositivo receberá uma corrente, em ampères, no máximo, de
A 8,0
B 40,0
C 16,0
D 44,0
E 1,6
2- Sobre circuitos elétricos é INCORRETO afirmar que:
A -Em banheiros deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório, com potência de no mínimo, 100VA por ponto de tomada.
B -Obrigatoriamente devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
C -A divisão da instalação deve evitar que a falha em um circuito prive de alimentação toda uma área. 
D -todas as opções são corretas
E - Os pontos de tomada de cozinha, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses locais.
3- Avalie as alternativas a seguir sobre execução e projeto de instalações prediais elétricas, e assinale a alternativa CORRETA:
I- Para um projeto de instalação elétrica, podemos apresentar os seguintes diagramas: unifilar; funcional; multifilar; distribuição.
II- Os disjuntores, normalmente operados por meios que não manuais, deverão ser providos não somente de dispositivos mecânicos que permitam a abertura e o fechamento manual, como também de dispositivos de abertura livre.
III- O condutor que possui um fio é denominado fio rígido. Quando o condutor possui vários fios é denominado cabo. O cabo pode ser singelo (ou simples) ou múltiplo, isto é, formado por diversos condutores.
IV- Na instalação normal de uma casa, os condutores podem ser divididos em trechos, cada um com uma bitola de fio. Os trechos são: Ramal de entrada; Ramal de distribuição; Circuito do aparelho.
V- Quanto ao para-raio, é possível afirmar que o campo de proteção oferecido pela haste vertical é aquele abrangido por um cone, tendo por vértice o ponto mais alto do para-raio e cuja geratriz forneça um ângulo de 450 com o eixo vertical.
A- Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
B- Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
C- Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
D- Todas as afirmativas são verdadeiras.
E- Somente as afirmativas I, III, IV e V são verdadeiras
4- Dimensionar eletrodutos significa determinar seu tamanho nominal (diâmetro externo em m m ). Descreva o critério de dimensionamento dos eletrodutos, justificando as razões dele ter sido estabelecido.
5- Os disjuntores são dispositivos eletromecânicos de proteção e seccionamento de circuitos. Esta proteção pode estar relacionada com sobrecorrentes ou correntes de faltas. Explique o que são e quando podem ocorrer as referidas correntes.
6- O que é um a tomada de uso específico (TUE)? E uma tomada TUG ?
7) Segundo a NBR 5410 : 2008, entende-se por tomada de uso específico (TUE) aquelas utilizadas para alimentar equipamentos cuja corrente nominal é superior a ........Amperes. 
8) A potência de cada ponto de TUG depende do cômodo no qual ela se encontra. Dessa forma, tal potência é função dos equipamentos que ele poderá vir a alimentar e não deve ser inferior aos seguintes valores:
a) em banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, no mínimo .........VA por ponto de tomada,até 3 pontos.
b) nos demais cômodos ou dependências, no mínimo..... ..... VA por ponto de tomada. 
9) Que tipo de Carga está instalada e como é formada, nesta Figura ?
10) Explique o que entende por Sistemas Elétricos de Potência? Como é composto? 
11)Conforme a NBR 5410, em cada cômodo ou dependência deve ser previsto pelo menos ...... ponto(s) de luz fixo no teto, comandado por interruptor.
13) Na determinação das cargas de iluminação, como alternativa à aplicação da ABNT NBR 5413:
 b) em cômodo ou dependências com área superior a ....... m2, deve ser prevista uma carga mínima de ....... VA para os primeiros ........ m2, acrescida de ......VA para cada aumento de 4 m2 inteiros. 
15) Quais as Normas técnicas a serem consultadas na elaboração de um projeto elétrico ?
16) Sobre circuitos elétricos é INCORRETO afirmar que: -A- Em banheiros deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório, com potência de no mínimo, 100VA por ponto de tomada. -B -Obrigatoriamente devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada. -C- A divisão da instalação deve evitar que a falha em um circuito prive de alimentação toda uma área. -D Todas as opções são corretas. -E- Os pontos de tomada de cozinha, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos devem ser atendidos por circuitos exclusivamente destinados à alimentação de tomadas desses locais.
	17) Qual a NR regulamenta as atividades relacionadas com eletricidade? 
	
	A
	
	
	NR - 10 
	B
	
	
	NR - 6 
	C
	
	
	NR - 20 
	D
	
	
	NR - 31 
	E
	
	
	NR - 33 
18) A................................ que fixa as regras gerais a serem observadas na divisão da instalação em circuitos de eletricidade em Baixa tensão, exige que devem ser previstos circuitos terminais distintos para iluminação e tomadas de corrente.
19) Na especificação de materiais de certo edifício, estão listados os dois tipos de tomada de embutir com o novo padrão brasileiro. A diferença entre elas está no diâmetro dos pinos que varia conforme a tomada seja para :
A plugues de aparelhos nacionais ou de importados
B eletrodomésticos ou para aparelhos de informática
C circuitos monofásicos ou bifásicos
D até 10 A ou até 20 A
E até 5 A ou até 10 A
20- Qual a função do aterramento e onde ele deve ser instalado?
Resposta:
21-Faça a ligação para que sejam acesas as lâmpadas da figura abaixo:
22-
	Pergunta: Considerando 4 tomadas em uma pequena indústria de 100 W cada uma, calcule a corrente consumida nessa instalação.
23-
	Pergunta: Considerando cinco pontos de iluminação em uma pequena indústria sendo dois de 100 W e três pontos de 60 W, calcule a corrente consumida nessa instalação sabendo que a tensão será de 127V.
	
24 - Qual a carga de iluminação incandescente a ser instalada numa sala de 3,5 m de largura e 4 m de comprimento?
25- Que tipo de lâmpada utiliza uma descarga elétrica através de um gâs para produzir energia luminosa?
	Lâmpadas Dicroícas
	Lâmpadas Hálogenas
	Lâmpadas Fluorescentes
	Lâmpadas Icandescentes
	Lâmpadas com filamento de Tungstênio

Outros materiais