Buscar

Produção Textual de Estágio Supervisiondo

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANDRÉ AZEVEDO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Contabilização da empresa A & A Confecções Ltda.
Diamantina2017
ANDRÉ AZEVEDO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Contabilização da empresa A & A Confecções Ltda.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Contabilidade em nome do Curso de Ciências Contábeis.
Orientador: Prof. Rosineia Alves Corsog
Diamantina 2017
Dedico este trabalho a supervisora de campo Vandete Ferreira e a tutora eletrônica Rosineia Alves Corsog, pois, as orientações e acompanhamentos no decorrer desta etapa foram imprescindíveis para o êxito e concretização desta atividade.
AGRADECIMENTOS
de tudo.
Agradeço a Deus, pois a Ele seja dada toda honra e toda glória.
Aos meus pais, irmãos, sobrinha e familiares. Afinal, família é à base
Aos	amigos	e	companheiros	desta	jornada	acadêmica,
especialmente Felipe e Rafaela, afinal, somarmos experiências e dividirmos dificuldades é algo imprescindível para todo e qualquer ser humano.
Aos professores, tutores de sala e eletrônicos os mais sinceros agradecimentos! As orientações fizeram valer a pena o processo de ensino e aprendizagem.
A todos os funcionários do Departamento de Contabilidade da Prefeitura Municipal de Diamantina, pela receptividade na realização do estágio, cujo processo de socialização contribui consideravelmente para que a prática realizada fosse de fato exitosa.
AZEVEDO, André. Relatório de Estágio: Contabilização da empresa A & A Ltda. 2017.54 paginas. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciências Contábeis) – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Pitágoras Unopar, Diamantina, 2017.
RESUMO
A presente atividade refere-se ao relatório de estágio do curso de Ciências Contábeis onde na oportunidade tornou-se possível realizar uma abordagem bibliográfica sobre o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, bem como, desenvolver as operações da empresa A&A Confecções Ltda. desde o seu processo de abertura em 02/01/17 até o fechamento do seu primeiro trimestre em 31/03/2017. A conclusão do trabalho permite ao estagiário contextualizar toda a teoria aprendida ao longo do curso, aplicando os conhecimentos adquiridos na prática, observando-se ainda, as formalidades intrínsecas e legais atribuídas a cada relatório ou demonstrativo, identificando o lucro auferido pela empresa, bem como, as necessidades de gestão inerentes à mesma, afim de que a mesma consiga manter- se e posicionar-se da melhor forma em seu segmento de mercado.
Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Pronunciamentos Contábeis. Demonstrações contábeis.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A presenta atividade é fruto da realização do Estágio Supervisionado realizado no Departamento de Contabilidade da Prefeitura Municipal de Diamantina, cujos conhecimentos adquiridos no curso, associados à experiência adquirida nesta etapa acadêmica permitiram a aproximação e apropriação das rotinas contábeis, simulando a criação da empresa A & A Confecções Ltda.
Inicialmente buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica a qual possibilitou “um amplo alcance de informações e a utilização de dados em diversas publicações, auxiliando também na melhor definição do quadro conceitual que envolve o objeto de estudo proposto”. (GIL, 1994).
Neste sentido, foi realizado um estudo sobre o CPC 00, aprofundando os conhecimentos acerca dos pronunciamentos técnicos relativos ao procedimento da Contabilidade.
Numa segunda etapa, buscou-se realizar de forma prática a constituição da empresa, realizando-se a elaboração do Contrato Social, escrituração do Livro Diário, apresentando ainda, as Demonstrações Contábeis pertinentes ao primeiro trimestre da A &A Confecções Ltda., respeitando-se os preceitos de apuração pelo regime tributário do Lucro Real.
6
DESENVOLVIMENTO
2.1 Relatório de Estágio
O estágio foi realizado no mês de julho de 2017 no Departamento de Contabilidade da Prefeitura Municipal de Diamantina, inscrita no Cadastro de Pessoa Juridica sob o numero 17.754.136/0001-90 e sediada a Rua da Glória 394 – Centro – Diamantina- Minas Gerais.
O Departamento de Contabilidade da referida instituição tem como
objetivos:
Contabilizar financeira, patrimonial e Orçamentária do Município, nos
termos da legislação em vigor;
Responsabilizar-se pelo emprego de recursos próprios ou repassados à administração pública municipal, encarregando-se, através de balanços anuais, da prestação de contas do Executivo Municipal;
Fiscalizar a liberação dos recursos orçamentários do Município;
Efetuar a tomada de contas de depositários financeiros e de responsáveis pela guarda de bens do Poder Público Municipal;
Fiscalizar e controlar a execução Orçamentária;
Executar contabilmente os atos e fatos administrativos, efetuando a transcrição no "Razão";
Elaborar	os	balancetes	e	extratos	de	contas	exigidos	pela administração municipal;
Elaborar o Balanço Geral da Municipalidade;
Conferir as contas analíticas e sintéticas do "Razão" para conclusão do exercício financeiro e fazer ajustes necessários;
Tendo como supervisora de campo a Sra.Vandete Regina Ferreira, tornou-se possível realizar o estágio supervisionado, prática esta, que representou uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade, permitindo ao estagiário aliar os conhecimentos teóricos à prática ali vivenciada.
Durante	a	realização	do	estágio	tornou-se	possível	o desenvolvimento de diversas atividades no referido setor, onde diversas foram as
8
dificuldades que surgiram, as quais foram sanadas com a ajuda da supervisora de campo que com conhecimento, paciência e competência conseguir esclarecer as principais dúvidas, conduziu-me a um processo de ensino aprendizagem muito interessante.
Cabe-se aqui destacar que a realização do estágio auxilia o futuro contador a relacionar o que já foi estudado com a rotina contábil apresentada, o que torna de grande valia o papel do supervisor de campo, cujo apoio presencial transmite segurança e de fato oferta informações importante e relevante para o êxito desta prática acadêmica.
O Estágio Curricular Supervisionado é aquele em que o futuro profissional toma o campo de atuação como objeto de estudo, de investigação, de análise e de interpretação crítica, embasando-se no que é estudado nas disciplinas do curso, indo além do chamado Estágio Profissional, aquele que busca inserir o futuro profissional no campo de trabalho de modo que este treine as rotinas de atuação. (PASSARINI, 2007).
2.2 Apresentação sobre o CPC 00
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – (CPC) tem por objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira [...] levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais. (grifo nosso). (CPC,2017).
O CPC 00 divide-se em quatro capítulos: - Capítulo 1: O objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil financeiro. - Capítulo 2: refere-se à entidade que reporta as informações (a empresa que está publicando as demonstrações). - Capítulo 3: O Capítulo 3 trata das características qualitativas da informação contábil. - Capítulo 4: Contém o texto remanescente da antiga Estrutura Conceitual, incluindo os conceitos de capital e manutenção de capital.
Neste contexto, o CPC inicialmente, aborda de forma clara os objetivos da elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral constitui o pilar da Estrutura Conceitual.Outros aspectos da Estrutura
9
Conceitual – como o conceito de entidade que reporta a informação, as características qualitativas da informação contábil-financeira útil e suas restrições, os elementos das demonstrações contábeis, o reconhecimento, a mensuração, a apresentação e a evidenciação – fluem logicamente desse objetivo. (JUNIOR, 2013)
O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
O CPC aborda ainda, acerca da utilidade da informação, esclarecendo que a informação contábil-financeira para ser útil precisa ser relevante e representar com fidedignidade o que se propõe a representar. A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
Segundo Cardoso (2009) as características qualitativas foram divididas em duas categorias: Características qualitativas fundamentais (relevância e representação fidedigna) e Características qualitativas de melhoria (comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade).
A Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. A informação contábil-financeira é capaz de fazer diferença nas decisões se tiver valor preditivo, valor confirmatório ou ambos. A informação contábil-financeira tem valor preditivo se puder ser utilizada pelos usuários para predizer futuros resultado.
A informação contábil financeira não precisa ser uma predição ou uma projeção para que possua valor preditivo. A informação contábil-financeira com valor preditivo é empregada pelos usuários ao fazerem suas próprias predições. A informação contábil-financeira tem valor confirmatório se retroalimentar – servir de opinião – avaliações prévias (confirmá-las ou alterá-la).
A materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade, baseado na natureza ou na magnitude. Ou seja, o que é material para uma empresa
10
pode não ser para outra. Não é possível determinar um valor ou um percentual uniforme para todas as empresas
A representação fidedigna refere-se a três atributos, precisando ser completa, neutra e livre de erro. Para ser completa, a informação deve conter o necessário para que o usuário compreenda o fenômeno sendo retratado. Para ser neutra, deve estar livre de viés na seleção ou na apresentação, não podendo ser distorcida para mais ou para menos. Finalmente, ser livre de erros não significa total exatidão, mas sim que o processo para obtenção da informação tenha sido selecionado e aplicado livre de erros. No caso de estimativas, ela é considerada como tendo representação fidedigna se, além disso, o montante for claramente descrito como sendo estimativa e se a natureza e as limitações do processo forem devidamente revelados.
Já, as características qualitativas de melhoria (Comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade) são características qualitativas que melhoram a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade. As características qualitativas de melhoria podem também auxiliar a determinar qual de duas alternativas que sejam consideradas equivalentes em termos de relevância e fidedignidade de representação deve ser usada para retratar um fenômeno.
Comparabilidade é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.
A verificabilidade significa que diferentes observadores, cônscios e independentes, podem chegar a um consenso, embora não chegue necessariamente a um completo acordo, quanto ao retrato de uma realidade econômica em particular ser uma representação fidedigna. Informação quantificável não necessita ser um único ponto estimado para ser verificável. Uma faixa de possíveis montantes com suas probabilidades respectivas pode também ser verificável.
Tempestividade significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões. Em geral, a informação mais antiga é a que tem menos utilidade. Contudo, certa informação pode ter o seu atributo tempestividade prolongado após o encerramento do período contábil, em decorrência de alguns usuários, por exemplo, necessitarem identificar e avaliar tendências.
2.2. Capítulo 4: Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis: texto remanescente
O CPC em premissa remanescente expressa que as demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade (going concern assumption) e irá manter-se em operação por um futuro previsível. Desse modo, parte-se do pressuposto de que a entidade não tem a intenção, nem tampouco a necessidade, de entrar em processo de liquidação ou de reduzir materialmente a escala de suas operações. Por outro lado, se essa intenção ou necessidade existir, as demonstrações contábeis podem ter que ser elaboradas em bases diferentes e, nesse caso, a base de elaboração utilizada deve ser divulgada.
As demonstrações contábeis retratam os efeitos patrimoniais e financeiros das transações e outros eventos, por meio do grupamento dos mesmos em classes amplas de acordo com as suas características econômicas. Essas classes amplas são denominadas de elementos das demonstrações contábeis. Os elementos diretamente relacionados à mensuração da posição patrimonial e financeira no balanço patrimonial são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.
Os elementos diretamente relacionados com a mensuração do desempenho na demonstração do resultado são as receitas e as despesas. A demonstração das mutações na posição financeira usualmente reflete os elementos da demonstração do resultado e as alterações nos elementos do balanço patrimonial. Assim, esta Estrutura Conceitual não identifica qualquer elemento que seja exclusivo dessa demonstração.
Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são os ativos, os passivos e o patrimônio líquido, os
13
quais se encontram assim definidos no CPC:
O ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade;
O passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
O patrimônio líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
Nas contas de resultado os elementos de receitas e despesas são definidos como segue:
receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais;
despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.
No que tange ao Reconhecimentodos elementos das demonstrações contábeis, tal processo consiste na incorporação ao balanço patrimonial ou à demonstração do resultado de item que se enquadre na definição de elemento e que satisfaça os critérios de reconhecimento o que envolve a descrição do item, a mensuração do seu montante monetário e a sua inclusão no balanço patrimonial ou na demonstração do resultado.
Os itens que satisfazem os critérios de reconhecimento devem ser reconhecidos no balanço patrimonial ou na demonstração do resultado. A falta de reconhecimento de tais itens não é corrigida pela divulgação das práticas contábeis adotadas nem tampouco pelas notas explicativas ou material elucidativo.
Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade.
Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado.
Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade. O reconhecimento dos passivos exige o reconhecimento dos correspondentes ativos ou despesas.
Já, o Reconhecimento de receitas deve resultar do aumento nos benefícios econômicos futuros relacionado com aumento de ativo ou com diminuição de passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade. Isso significa, na prática, que o reconhecimento da receita ocorre simultaneamente com o reconhecimento do aumento nos ativos ou da diminuição nos passivos (por exemplo, o aumento líquido nos ativos originado da venda de bens e serviços ou o decréscimo do passivo originado do perdão de dívida a ser paga).
Em contrapartida, as despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando resultarem em decréscimo nos benefícios econômicos futuros, relacionado com o decréscimo de um ativo ou o aumento de um passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade. Isso significa, na prática, que o reconhecimento da despesa ocorre simultaneamente com o reconhecimento de aumento nos passivos ou de diminuição nos ativos (por exemplo, a alocação por competência de obrigações trabalhistas ou da depreciação de equipamento).
A Mensuração dos elementos das demonstrações contábeis consiste em determinar os montantes monetários por meio dos quais os elementos das demonstrações contábeis devem ser reconhecidos e apresentados no balanço patrimonial e na demonstração do resultado. Esse processo envolve a seleção da base específica de mensuração.
Um número variado de bases de mensuração é empregado em diferentes graus e em variadas combinações nas demonstrações contábeis. Essas bases incluem o que segue:
Custo histórico. Os ativos são registrados pelos montantes pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos entregues para
14
adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos montantes dos recursos recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias (como, por exemplo, imposto de renda), pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.
Custo corrente. Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que teriam de ser pagos se esses mesmos ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data do balanço. Os passivos são reconhecidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam necessários para liquidar a obrigação na data do balanço.
Valor realizável (valor de realização ou de liquidação). Os ativos são mantidos pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa que poderiam ser obtidos pela sua venda em forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos seus montantes de liquidação, isto é, pelos montantes em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera serão pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações.
Valor presente. Os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de entradas líquidas de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações. Os passivos são mantidos pelo valor presente, descontado, dos fluxos futuros de saídas líquidas de caixa que se espera serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações.
O conceito de capital financeiro (ou monetário) é adotado pela maioria das entidades na elaboração de suas demonstrações contábeis. De acordo com o conceito de capital financeiro, tal como o dinheiro investido ou o seu poder de compra investido, o capital é sinônimo de ativos líquidos ou patrimônio líquido da entidade. Segundo o conceito de capital físico, tal como capacidade operacional, o capital é considerado como a capacidade produtiva da entidade baseada, por exemplo, nas unidades de produção diária.
A principal diferença entre os dois conceitos de manutenção de capital está no tratamento dos efeitos das mudanças nos preços dos ativos e passivos da entidade. Em termos gerais, a entidade terá mantido seu capital se ela tiver tanto capital no fim do período como tinha no início, computados os efeitos das distribuições aos proprietários e seus aportes para o capital durante esse período. Qualquer valor além daquele necessário para manter o capital do início do período é lucro.
Os Conceitos de manutenção de capital e determinação do lucro referem-se expressam no primeiro caso que o lucro é considerado auferido somente se o montante financeiro (ou dinheiro) dos ativos líquidos no fim do período exceder o seu montante financeiro (ou dinheiro) no começo do período, depois de excluídas quaisquer distribuições aos proprietários e seus aportes de capital durante o período. Já, no segundo caso pode ser medido em qualquer unidade monetária nominal ou em unidades de poder aquisitivo constante Manutenção do capital físico. De acordo com esse conceito, o lucro é considerado auferido somente se a capacidade física produtiva (ou capacidade operacional) da entidade (ou os recursos ou fundos necessários para atingir essa capacidade) no fim do período exceder a capacidade física produtiva no início do período, depois de excluídas quaisquer distribuições aos proprietários e seus aportes de capital durante o período.
20
CONCLUSÃO
Ao finalizar o presente trabalho é de grande importância salientar a importância das etapas concernentes a este trabalho para a revisão dos conhecimentos obtidos durante todo o curso.
Os Apêndices ora apresentados representam diversas etapas cumpridas para realização da presente atividade, onde se tornou possível, após abordagem conceitual sobre o CPC 00, realizar a constituição da empresa Costa & Martins Confecções Ltda., efetuando a contabilização dos eventos a ela associados.
Neste contexto, o presente TCC favorece para que o graduando em contabilidade possa entender a relevância do papel do contador no que se refere à informação, um bem considerado importante no mundo dos negócios e que serve de base para todas as decisões da empresa. De fato, é função do profissional contábil, fornecer aos usuários da contabilidade informações de acordo com suas necessidades.
As memórias de cálculos e a contabilização aqui apresentadas são de grande importância, pois, gerar relatórios contábeis e gerenciais confiáveis representa um desafio para o cenário contábil. Dentro desse contexto, trata-se de um assunto relevante, pois representa uma etapa no processo de evolução da Contabilidade que gera mudanças na prática contábil exigindo do profissional adequação aos novos procedimentos.
A experiência oriunda do desenvolvimentodeste trabalho, permite identificar que o contabilista e demais profissionais da área contábil estarem preparados para as mudanças que estão por vir, bem como os envolvidos no âmbito de formação acadêmica.
Dessa forma, esse estudo poderá ser utilizado como ferramenta multiplicadora de conhecimento sobre o assunto abordado, tendo em vista que o meio acadêmico deve estar em consonância com as mudanças ocorridas na Contabilidade, preparando adequadamente os futuros profissionais contábeis para o mercado de trabalho.
REFERÊNCIAS
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS. Pronunciamento conceitual básico (R1) para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro. Disponível em: http://www.cpc.org.br/pdf/CPC00_R1.pdf . Acesso em: 09 set. 2017.
CARDOSO, Szuster. Contabilidade Geral: Introdução a Contabilidade Societária. 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1994
JUNIOR, Meirelles. Harmonização das Normas Internacionais de Contabilidade. Disponível em: . Acesso em: 08 DE SETEMBRO DE 2017
PASSERINI, Gislaine Alexandre. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.
APÊNDICE A – CONTRATO SOCIAL
A & A CONFECÇÕES LTDA. .
ANDRÉ AZEVEDO, brasileiro, solteiro técnico em Logística, Identidade nº M-
9.233.456 – SSP/MG, CPF-111. 222.333-45, residente na Rua Francisco da Silva, 10 – Centro – Diamantina- MG.
ANDREIA AZEVEDO, brasileira, casada, Identidade 3.444.555 CPF-444.
555.666-78, residente na Rua Francisco da Silva, 20 – Centro – Diamantina – MG.
DA DENOMINAÇÃO, SEDE, OBJETO E PRAZO
CLÁUSULA PRIMEIRA: A sociedade girará sob a denominação social de A & A CONFECÇÕES LTDA. e terá sede e foro em Diamantina- MG na Rua José Francisco, 540 – Conjunto 03 – Centro – Minas Gerais.
CLÁUSULA SEGUNDA: A sociedade terá por objeto social a confecção de roupas.
CLÁUSULA TERCEIRA: A sociedade iniciará suas atividades em 02 de janeiro de 2017 e seu prazo de duração é indeterminado.
DO CAPITAL SOCIAL E QUOTAS
CLÁUSULA QUARTA: O capital social será de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), dividido em 30.000 (trinta mil) quotas, no valor de R$ 10,00 (dez reais) cada uma, inteiramente subscrito e integralizado pelos sócios em moeda corrente do País, ficando distribuído nas seguintes proporções:
ANDRÉ AZEVEDO, já qualificado, subscreve 15.000 (quinze mil) quotas, de R$ 10,00 (dez reais) cada uma, totalizando R$ que serão neste ato integralizadas em moeda corrente do país;
ANDREIA AZEVEDO, já qualificada, subscreve 15.000 (quinze mil) quotas, de R$ 10,00 (dez reais) cada uma, totalizando R$ que serão neste ato integralizadas em moeda corrente do país;
CLÁUSULA QUINTA: As quotas são indivisíveis e não poderão ser cedidas ou transferidas a terceiros sem o consentimento do outro sócio, a quem fica assegurado, em igualdade de condições e preço, o direito de preferência para a sua aquisição se postas á venda, formalizando, se realizada a cessão delas, a alteração contratual pertinente.
CLÁUSULA SEXTA: A responsabilidade dos sócios é limitada ao valor de suas quotas, mas todos responderão solidariamente pela integralização do capital social.
DA ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE
CLÁUSULA SÉTIMA: Ficam designados administradores todos os sócios, cabendo- lhes praticar os atos referentes à gestão social, representar a sociedade judicial e extrajudicialmente, sendo que o uso da denominação social será por, no mínimo, dois administradores, sempre em conjunto, vedado o seu emprego para fins estranhos ao objeto social, tais como, abonos, avais, fianças, seja a favor dos sócios, seja a favor de terceiros.
CLÁUSULA OITAVA Os administradores farão jus a uma retirada mensal, a título de pró-labore, em valores pelos mesmos estabelecidos, independentemente de alteração deste contrato.
CLÁUSULA NONA: O exercício social será encerrado no dia 31 de dezembro de cada ano, quando serão levantados o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, e demais demonstrações e relatórios exigidos pelas normas contábeis e pela legislação, cabendo aos sócios na proporção de suas quotas, os lucros ou perdas apuradas.
DA TRANSFERÊNCIA
CLÁUSULA DÉCIMA: A sociedade não se dissolverá pelo falecimento ou interdição de um dos sócios, mas continuará com os sócios remanescentes, sendo que o meeiro e os herdeiros do sócio falecido, ou representante do sócio que for declarado interdito somente poderão ingressar na sociedade observando-se o que dispõe o presente contrato sobre a substituição e admissão de novos sócios.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA: A sociedade poderá a qualquer tempo, abrir ou fechar filial ou outra dependência, mediante alteração contratual assinada por todos os sócios e que sejam estas identificadas.
CLÁUSULA DECIMA SEGUNDA: Os administradores declaram, sob as penas da lei, que não estão impedidos de exercer a administração da sociedade, por lei especial, ou em virtude de condenação criminal, ou por se encontrarem sob os efeitos dela, a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos; ou por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, fé pública ou a propriedade.
E, por se acharem assim, justos e contratados, assinam o presente instrumento juntamente com as testemunhas abaixo, em 3 (três) vias de igual teor, datilografadas
e rubricadas apenas no anverso, devendo ser arquivado no Registro Público das Sociedades Mercantis (Junta Comercial) e no(s) órgão(s) de registro e fiscalização profissional.
Diamantina (MG), 02 de janeiro de 2017
	ANDRÉ AZEVEDO
	ANDREIA AZEVEDO
	
	
	
	Visto do Advogado
	TESTEMUNHAS:
	
	Rafaela de Jesus Costa
CPF 001.222.333-45
	Felipe Diego Frois Martins
CPF 666.777.888.99
APÊNDICE B – LIVRO DIÁRIO
I Termo de Abertura.
LIVRO DIÁRIO N° 1 (UM)
FOLHA N° 1
Contém este livro (trinta ) folhas/páginas/fotogramas/registros numeradas tipograficamente de (um ) a (trinta), e servirá de (livro diário) nº (um) da empresa A & A Confecções Ltda., sediada no Município de Diamantina à Rua José Francisco, 540 – Conjunto 03 – Centro – Minas Gerais.
Diamantina (MG), 02 de janeiro de 2017
André Azevedo
André Azevedo (Administrador)
Evandro de Jesus Costa
Evandro de Jesus Costa – Contador – CRC(MG) 11.222
II Lançamentos Contábeis
	DATA
	CÓD.
DEV.
	CONTA
DEVEDORA
	CÓD.
CRÉD.
	CONTA CREDORA
	VALOR
	Histórico
	01/01/2017
	070
	CAPITAL
SOCIAL A INTEGRALIZAR
	069
	CAPITAL SUBSCRITO
	
	Subscrição do capital Confecções Limitada.
	social
	da
	empresa
	A&A
	
	
	
	
	
	150.000,00
	
	
	
	
	
	01/01/2017
	070
	CAPITAL
SOCIAL A INTEGRALIZAR
	069
	CAPITAL	SOCIAL SUBSCRITO
	
	Subscrição do capital Confecções Limitada.
	social
	da
	empresa
	A&A
	
	
	
	
	
	150.000,00
	
	
	
	
	
	01/01/2017
	004
	CAIXA
	070
	CAPITAL	SOCIAL	A
INTEGRALIZAR
	
	Integralização do capital social por parte do Sócio
Andre Azevedo em 15.000 cotas de 1,00
	
	
	
	
	
	150.000,00
	
	01/01/2017
	004
	CAIXA
	070
	CAPITAL	SOCIAL	A
INTEGRALIZAR
	
	Integralização do capital social por parte da Sócia
Andrea Azevedo em 15.000 cotas de 1,00
	
	
	
	
	
	150.000,00
	
	02/01/2017
	029
	MOVEIS E
UTENSÍLIOS
	041
	FORNECEDORES
	
	Compra de moveis e utensílios a serem pagos
dentro do mês
	
	
	
	
	
	18.000,00
	
	02/01/2017
	030
	MÁQUINAS E
EQUIPAMENTOS
	041
	FORNECEDORES
	
	Compra de Computadores e periféricos
	
	
	
	
	
	12.000,00
	
	02/01/2017
	034
	VEÍCULOS041
	FORNECEDORES
	
	Compra de veículos
	
	
	
	
	
	50.000,00
	
	02/01/2017
	026
	TERRENOS
	041
	FORNECEDORES
	
	Compra de terrenos
	
	
	
	
	
	60.000,00
	
	02/01/2017
	027
	EDIFICAÇÕES
	041
	FORNECEDORES
	
	Compra de edificações
	
	
	
	
	
	150.000,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	FORNECEDORES
	
	Compra de mercadorias a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	
	50.750,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	
	Compra de mercadorias a vista (30% do valor total)
40
	
	
	PARA REVENDA
	
	21.750,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	5.376,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	FORNECEDORES
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	12.544,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	1.296,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	FORNECEDORES
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	3.024,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	3.240,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	FORNECEDORES
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	7.560,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	4.176,00
	
	03/01/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	FORNECEDORES
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	9.744,00
	
	04/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Vendas de terno masculino a vista
	
	
	
	
	10.000,00
	
	04/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Vendas de ternos masculino a prazo ( 30/60 dias)
	
	
	
	
	1.500,00
	
	06/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Vendas de camisa social masculino a vista
	
	
	
	
	2.240,00
	
	06/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Vendas de camisa social masculino a prazo (30/60
dias)
	
	
	
	
	3.360,00
	
	08/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Vendas de gravatas a vista
	
	
	
	
	240,00
	
	08/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Venda de gravatas a prazo
	
	
	
	
	
	360,00
	10/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Vendas de blusas masculinas a vista
	
	
	
	
	
	1.800,00
	12/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Vendas de sapato social
	
	
	
	
	
	1.160,00
	12/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Vendas de sapato social a prazo
	
	
	
	
	
	1.740,00
	14/01;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda a vista de terno masculino
	
	
	
	
	
	12.500,00
	14/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Venda a prazo de terno masculino
	
	
	
	
	
	18.750,00
	16/01;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de camisa social masculina
	
	
	
	
	
	3.360,00
	16/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Venda de camisa social masculina a prazo
	
	
	
	
	
	5.040,00
	18/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda a vista de gravatas
	
	
	
	
	
	960,00
	18/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Venda a prazo de gravatas
	
	
	
	
	
	1.440,00
	20/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda a vista de blusa masculina
	
	
	
	
	
	1.800,00
	20/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Venda a prazo de blusa masculina
	
	
	
	
	
	2.700,00
	22/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda a vista sapato social
	
	
	
	
	
	2.900,00
	22/01/2017
	079
	VENDAS DE
	010
	CLIENTES A
	Venda a prazo sapato social
	
	
	MERCADORIAS
	
	
	4.350,00
	24/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda a vista de terno masculino
	
	
	
	
	
	12.500,00
	24/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Venda a prazo de terno masculino
	
	
	
	
	
	18.750,00
	26/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda a vista de camisa social masculina
	
	
	
	
	
	3.360,00
	26/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Venda a prazo de camisa social masculina
	
	
	
	
	
	5.040,00
	28/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda a vista de gravatas
	
	
	
	
	
	960,00
	28/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	CLIENTES A
	Venda a prazo de gravatas
	
	
	
	
	
	1.440,00
	29/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de blusas masculinas a vista
	
	
	
	
	
	1.800,00
	29/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de blusas masculinas a prazo
	
	
	
	
	
	2.700,00
	30/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de sapato social a vista
	
	
	
	
	2.900,00
	
	30/01/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de sapato social a prazo
	
	
	
	
	4.350,00
	
	31/01/2017
	041
	FORNECEDORES
	004
	CAIXA
	Pagamento dos moveis e utensílios adquiridos em
02/01/17
	
	
	
	
	18.000,00
	
	31/01/2017
	041
	FORNECEDORES
	004
	CAIXA
	Pagamento	de	computadores	e	periféricos
adquiridos em 02/01/2017
	
	
	
	
	12.000,00
	
	31/01/2017
	041
	FORNECEDORES
	004
	CAIXA
	Pagamento de veiculo adquirido em 02/01/17
	
	
	
	
	50.000,00
	
	31/01/2017
	041
	FORNECEDORES
	004
	CAIXA
	Pagamento de terreno adquirido em 02/01/17
	
	
	
	
	60.000,00
	
	31/01/2017
	109
	ENERGIA
ELÉTRICA
	004
	CAIXA
	Pagamento
Janeiro/2017
	da
	fatura
	de
	energia
	elétrica
	
	
	
	
	350,00
	
	
	
	
	
	
	31/01/2017
	108
	DESPESAS COM
TELEFONE
	004
	CAIXA
	Pagamento da fatura de telefone - Janeiro /2017
	
	
	
	
	280,00
	
	31/01/2017
	112
	DESPESAS COM
AGUA E ESGOTO
	004
	CAIXA
	Pagamento de fatura de agua e esgoto - Janeiro/2017
	
	
	
	
	120,00
	
	31/01/2017
	114
	HONORÁRIOS
CONTÁBEIS
	004
	CAIXA
	Pagamento de Honorários contábeis - Janeiro/2017
	
	
	
	
	1.500,00
	
	31/01/2017
	011
	TRIBUTOS A
RECUPERAR/CO MPENSAR
	004
	CAIXA
	Pagamento de materiais de escritório -
	
	
	
	
	200,00
	
	31/01/2017
	116
	SEGURANÇA E
VIGILÂNCIA
	004
	CAIXA
	Pagamento de vigilância monitorada
	
	
	
	
	250,00
	
	31/01/2017
	117
	LIMPEZA E
CONSERVAÇÃO
	004
	CAIXA
	Pagamento de limpeza e conservação
	
	
	
	
	120,00
	
	31/01/2017
	115
	COMBUSTÍVEIS E
	004
	CAIXA
	Pagamento de despesas de combustíveis
	
	
	LUBRIFICANTES
	
	
	550,00
	
	31/01/2017
	097
	PROPAGANDA E
PUBLICIDADE
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de despesas com propaganda
	
	
	
	
	
	800,00
	
	31/01/2017
	113
	CORREIOS E
TELÉGRAFOS
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de despesas com correios e telégrafos
	
	
	
	
	
	113,00
	
	31/01/2017
	123
	DESPESAS
BANCÁRIAS
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de taxa de manutenção bancária
	
	
	
	
	
	70,00
	
	31/01/2017
	099
	ORDENADOS E
SALÁRIOS
	043
	Salários a Pagar
	
	Provisão da folha de pagamento de salário -
Competência Jan/2017- Administrativo
	
	
	
	
	
	6.500,00
	
	31/01;2017
	091
	ORDENADOS E
SALÁRIOS
	043
	Salários a Pagar
	
	Provisão da folha de pagamento de salário -
Competência Jan/2017- Vendas
	
	
	
	
	
	13.245,06
	
	31/01/2017
	100
	INSS
	045
	INSS. a Recolher
	
	INSS - Departamento de Vendas
	
	
	
	
	
	1.386,96
	
	31/01/2017
	100
	INSS
	045
	INSS. a Recolher
	
	INSS - Departamento Administrativo1.942,58
	
	31/01/2017
	093
	FGTS
	046
	Recolher
	
	FGTS - Departamento Administrativo
	
	
	
	
	
	520,00
	
	31/01/2017
	093
	FGTS
	046
	Recolher
	
	FGTS - Departamento Vendas
	
	
	
	
	
	539,60
	
	31/01/2017
	094
	FÉRIAS/13º
SALÁRIO
	048
	Provisão	para
Férias/13º salário
	
	Provisão	de	férias/13	salario	departamento
Administrativo'
	
	
	
	
	
	1.262,09
	
	31/01/2017
	094
	FÉRIAS/13º
SALÁRIO
	048
	Provisão	para
Férias/13º salário
	
	Provisão de férias/13 salario departamento vendas
	
	
	
	
	
	1.309,67
	
	31/01/2017
	104
	VALE
TRANSPORTES
	059
	Vale transporte a pagar
	
	Vale transporte - Departamento Administrativo
	
	
	
	
	
	180,00
	
	31/01/2017
	041
	FORNECEDORES
	004
	CAIXA
	
	Pagamento das edificações adquiridas em 02/01/17
	
	
	
	
	
	150.000,00
	
	31/01/2017
	105
	PRÓ-LABORE
	044
	Pró Labore a Pagar
	Pró-labore a pagar - janeiro/2017
	
	
	
	
	10.000,00
	31/01/2017
	106
	INSS S/ PRÓ-
LABORE
	044
	Pró Labore a Pagar
	INSS sobre PRÓ-LABORE - Janeiro/2017
	
	
	
	
	1.100,00
	31/01/2017
	
	SEGUROS A
APROPRIAR
	
	Seguros a pagar
	Apropriação do valor total da apólice
	
	
	
	
	5.000,00
	31/01/2017
	
	SEGUROS A
PAGAR
	005
	Caixa/Banco
	Pagamento da parcela do seguro
	
	
	
	
	1.250,00
	31/01/2017
	
	SEGUROS
PATRIMONIAIS
	
	Seguros a apropriar
	Apropriação mensal das parcelas de seguro
	
	
	
	
	416,67
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	caixa
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	18.750,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	43.750,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	4.452,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	10.388,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	1.071,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	2.499,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	1.071,00
	01/02;2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	2.499,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	PARA REVENDA
	
	2.700,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	6.300,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	3.436,50
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	8.018,50
	01/02;2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	3.828,00
	01/02/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	8.932,00
	04/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda a vista de terno masculino
	
	
	
	
	10.500,00
	06/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de terno masculino a prazo 30/60 dias'
	
	
	
	
	15.750,00
	08/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de camisa social masculina a vista
	
	
	
	
	2.000,00
	08/02;/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de camisa social masculina a prazo
	
	
	
	
	30.000,00
	10/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de gravata avista
	
	
	
	
	240,00
	10/02;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de gravata a prazo
	
	
	
	
	360,00
	12/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de blusa masculina a vista
	
	
	
	
	1.800,00
	12/02;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de blusa masculina a prazo
	
	
	
	
	2.700,00
	14/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de sapato social a vista
	
	
	
	
	
	1.160,00
	14/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de sapato social a prazo
	
	
	
	
	
	1.740,00
	16/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda terno masculino à vista
	
	
	
	
	
	17.500,00
	16/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de terno masculino a prazo 30/60 dias'
	
	
	
	
	
	26.250,00
	18/02;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de camisa social masculina a vista
	
	
	
	
	
	4.256,00
	18/02;20178
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de camisa social masculina a prazo
	
	
	
	
	
	6.384,00
	20/02;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de gravata a vista
	
	
	
	
	
	1.176,00
	20/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de grava a prazo
	
	
	
	
	
	1.764,00
	21/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de blusa masculina a vista
	
	
	
	
	
	2.340,00
	21/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de blusa masculina a prazo
	
	
	
	
	
	3.510,00
	22/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	caixa
	Venda de sapato social a vista
	
	
	
	
	
	3.596,00
	22/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de sapato social a prazo
	
	
	
	
	
	5.394,00
	23/02;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de terno masculino a vista
	
	
	
	
	
	17.500,00
	23/02/2017
	079
	VENDAS DE
	010
	Clientes A
	Venda de terno masculino a prazo
	
	
	MERCADORIAS
	
	26.250,00
	
	24/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de camisa social masculina
	
	
	
	
	4.256,00
	
	24/02;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de camisa social masculina a prazo
	
	
	
	
	6.384,00
	
	25/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de gravatas a vista
	
	
	
	
	1.176,00
	
	25/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de gravata a prazo
	
	
	
	
	1.764,00
	
	26/02;2917
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de blusa masculina a vista
	
	
	
	
	2.340,00
	
	26/02;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de blusa masculina a prazo
	
	
	
	
	3.040,00
	
	27/02/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de sapato social a vista
	
	
	
	
	3.556,00
	
	27/02;2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de sapato social a prazo
	
	
	
	
	5.334,00
	
	28/02/2017
	109
	ENERGIA
ELÉTRICA
	004
	CAIXA
	Pagamento	da	fatura	de	energia	elétrica
Fevereiro/2017
	
	
	
	
	350,00
	
	28/02/2017
	108
	DESPESAS COM
TELEFONE
	004
	CAIXA
	Pagamento da fatura de telefone - Fevereiro/2017
	
	
	
	
	280,00
	
	28/02/2017
	112
	DESPESAS COM
AGUA E ESGOTO
	004
	CAIXA
	Pagamento	de	fatura	de	agua	e	esgoto	-
Fevereiro/2017
	
	
	
	
	120,00
	
	28/02/2017
	114
	HONORÁRIOS
CONTÁBEIS
	004
	CAIXA
	Pagamento	de	Honorários	contábeis	-
Fevereiro/2017
	
	
	
	
	1.500,00
	
	28/02/2017
	011
	TRIBUTOS A
RECUPERAR/CO
	004
	CAIXA
	Pagamento de materiais de escritório -
	
	
	
	
	200,00
	
	MPENSAR
	28/02/2017
	116
	SEGURANÇA E
VIGILÂNCIA
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de vigilância monitorada250,00
	
	28/02/2017
	117
	LIMPEZA E
CONSERVAÇÃO
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de limpeza e conservação
	
	
	
	
	
	120,00
	
	28/02/2017
	115
	COMBUSTÍVEIS E
LUBRIFICANTES
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de despesas de combustíveis
	
	
	
	
	
	550,00
	
	28/02/2017
	097
	PROPAGANDA E
PUBLICIDADE
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de despesas com propaganda
	
	
	
	
	
	800,00
	
	28/02/2017
	113
	CORREIOS E
TELÉGRAFOS
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de despesas com correios e telégrafos
	
	
	
	
	
	113,00
	
	28/02/2017
	123
	DESPESAS
BANCÁRIAS
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de taxa de manutenção bancária
	
	
	
	
	
	70,00
	
	28/02/2017
	099
	ORDENADOS E
SALÁRIOS
	043
	Salários a Pagar
	
	Provisão da folha de pagamento de salário -
Competência Mar/2017- Administrativo
	
	
	
	
	
	6.500,00
	
	28/02/2017
	091
	ORDENADOS E
SALÁRIOS
	043
	Salários a Pagar
	
	Provisão da folha de pagamento de salário -
Competência Mar/2017- Vendas
	
	
	
	
	
	13.245,06
	
	28/02/2017
	100
	INSS
	045
	INSS. a Recolher
	
	INSS - Departamento de Vendas
	
	
	
	
	
	1.386,96
	
	28/02/2017
	100
	INSS
	045
	INSS. a Recolher
	
	INSS - Departamento Administrativo
	
	
	
	
	
	1.942,58
	
	28/02/2017
	093
	FGTS
	046
	Recolher
	
	FGTS - Departamento Administrativo
	
	
	
	
	
	520,00
	
	28/02/2017
	093
	FGTS
	046
	Recolher
	
	FGTS - Departamento Vendas
	
	
	
	
	
	539,60
	
	28/02/2017
	094
	FÉRIAS/13º
SALÁRIO
	048
	Provisão	para
Férias/13º salário
	
	Provisão	de	férias/13	salario	departamento
Administrativo'
	
	
	
	
	
	1.262,09
	
	28/02/2017
	094
	FÉRIAS/13º
SALÁRIO
	048
	Provisão	para
Férias/13º salário
	Provisão de férias/13 salario departamento vendas
	
	
	
	
	
	1.309,67
	28/02/2017
	104
	VALE
TRANSPORTES
	059
	Vale transporte a pagar
	Vale transporte - Departamento Administrativo
	
	
	
	
	
	180,00
	28/02/2017
	105
	PRÓ-LABORE
	044
	Pró Labore a Pagar
	Pró-labore a pagar - Fevereiro/2017
	
	
	
	
	
	10.000,00
	28/02/2017
	106
	INSS S/ PRÓ-
LABORE
	044
	Pró Labore a Pagar
	INSS sobre PRÓ-LABORE - Fevereiro/2017
	
	
	
	
	
	1.100,00
	28/02/2017
	
	SEGUROS A
APROPRIAR
	
	Seguros a pagar
	Apropriação do valor total da apólice
	
	
	
	
	
	5.000,00
	28/02/2017
	
	SEGUROS A
PAGAR
	005
	Caixa/Banco
	Pagamento da parcela do seguro
	
	
	
	
	
	1.250,00
	28/02/2017
	
	SEGUROS
PATRIMONIAIS
	
	Seguros a apropriar
	Apropriação mensal das parcelas de seguro
	
	
	
	
	
	416,67
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	
	19.500,00
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	
	45.500,00
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	
	4.704,00
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	
	10.976,00
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	
	1.125,00
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	
	2.625,00
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	PARA REVENDA
	
	3.442,50
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	8.032,50
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	004
	CAIXA
	Compra de mercadoria a vista (30% do valor total)
	
	
	
	
	3.828,00
	01/03/2017
	019
	MERCADORIAS
PARA REVENDA
	041
	Fornecedores
	Compra de mercadoria a prazo (30 e 60 dias)
	
	
	
	
	8.932,00
	02/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de terno masculino a vista
	
	
	
	
	10.500,00
	02/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de terno masculino a prazo 30/60 dias'
	
	
	
	
	15.750,00
	04/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de camisa social masculina a vista
	
	
	
	
	2.352,00
	04/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de camisa social masculina a prazo
	
	
	
	
	3.528,00
	05/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de gravata a vista
	
	
	
	
	240,00
	05/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de gravata a prazo
	
	
	
	
	360,00
	06/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de blusa masculina a vista
	
	
	
	
	1.980,00
	06/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de blusa masculina a prazo
	
	
	
	
	2.970,00
	07/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de sapato social a vista
	
	
	
	
	1.160,00
	07/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de sapato social a prazo
	
	
	
	
	1.740,00
	09/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de terno masculino a vista
	
	
	
	
	
	22.000,00
	09/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de terno masculino a prazo 30/60 dias'
	
	
	
	
	
	33.000,00
	10/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de camisa social masculina a vista
	
	
	
	
	
	5.264,00
	10/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de camisa social masculina a prazo
	
	
	
	
	
	7.896,00
	11/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de gravata a vista
	
	
	
	
	
	1.440,00
	11/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de gravata a prazo
	
	
	
	
	
	2.160,00
	13/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de blusa masculina a vista
	
	
	
	
	
	2.880,00
	13/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de blusa masculina a prazo
	
	
	
	
	
	4.320,00
	15/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de sapato social a vista
	
	
	
	
	
	4.408,00
	15/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de sapato social a prazo
	
	
	
	
	
	6.612,00
	16/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de terno masculino a vista
	
	
	
	
	
	22.000,00
	16/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de terno masculino a prazo 30/60 dias'
	
	
	
	
	
	33.000,00
	17/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de camisa social masculina a vista
	
	
	
	
	
	5.264,00
	17/03/2017
	079
	VENDAS DE
	010
	Clientes A
	Venda de camisa social masculina a prazo
	
	
	MERCADORIAS
	
	
	7.896,00
	18/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de gravata a vista
	
	
	
	
	
	1.440,00
	18/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de gravata a prazo
	
	
	
	
	
	2.160,00
	19/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de blusa masculina a vista
	
	
	
	
	
	2.880,00
	19/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de blusa masculina a prazo
	
	
	
	
	
	4.320,00
	22/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	004
	CAIXA
	Venda de sapato social a vista
	
	
	
	
	
	4.408,00
	22/03/2017
	079
	VENDAS DE
MERCADORIAS
	010
	Clientes A
	Venda de sapato social a prazo
	
	
	
	
	
	6.612,00
	31/03/2017
	109
	ENERGIA
ELÉTRICA
	004
	CAIXA
	Pagamento da fatura de energia elétrica Março/2017
	
	
	
	
	
	350,00
	31/03/2017
	108
	DESPESAS COM
TELEFONE004
	CAIXA
	Pagamento da fatura de telefone - Março /2017
	
	
	
	
	
	280,00
	31/03/2017
	112
	DESPESAS COM
AGUA E ESGOTO
	004
	CAIXA
	Pagamento de fatura de agua e esgoto - Março/2017
	
	
	
	
	
	120,00
	31/03/2017
	114
	HONORÁRIOS
CONTÁBEIS
	004
	CAIXA
	Pagamento de Honorários contábeis - Março/2017
	
	
	
	
	
	1.500,00
	31/03/2017
	011
	TRIBUTOS A
RECUPERAR/CO MPENSAR
	004
	CAIXA
	Pagamento de materiais de escritório -
	
	
	
	
	
	200,00
	31/03/2017
	116
	SEGURANÇA E
VIGILÂNCIA
	004
	CAIXA
	Pagamento de vigilância monitorada
	
	
	
	
	
	250,00
	31/03/2017
	117
	LIMPEZA E
	004
	CAIXA
	Pagamento de limpeza e conservação
	
	
	CONSERVAÇÃO
	
	
	120,00
	
	31/03/2017
	115
	COMBUSTÍVEIS E
LUBRIFICANTES
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de despesas de combustíveis
	
	
	
	
	
	550,00
	
	31/03/2017
	097
	PROPAGANDA E
PUBLICIDADE
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de despesas com propaganda
	
	
	
	
	
	800,00
	
	31/03/2017
	113
	CORREIOS E
TELÉGRAFOS
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de despesas com correios e telégrafos
	
	
	
	
	
	113,00
	
	31/03/2017
	123
	DESPESAS
BANCARIAS
	004
	CAIXA
	
	Pagamento de taxa de manutenção bancária
	
	
	
	
	
	70,00
	
	31/03/2017
	099
	ORDENADOS E
SALÁRIOS
	043
	Salários a Pagar
	
	Provisão da folha de pagamento de salário -
Competência Jan/2017- Administrativo
	
	
	
	
	
	6.500,00
	
	31/03/2017
	091
	ORDENADOS E
SALÁRIOS
	043
	Salários a Pagar
	
	Provisão da folha de pagamento de salário -
Competência Jan/2017- Vendas
	
	
	
	
	
	13.245,06
	
	31/03/2017
	100
	INSS
	045
	INSS. a Recolher
	
	INSS - Departamento de Vendas
	
	
	
	
	
	1.386,96
	
	31/03/2017
	100
	INSS
	045
	INSS. a Recolher
	
	INSS - Departamento Administrativo
	
	
	
	
	
	1.942,58
	
	31/03/2017
	093
	FGTS
	046
	F.G.T.S. a Recolher
	
	FGTS - Departamento Administrativo
	
	
	
	
	
	520,00
	
	31/03/2017
	093
	FGTS
	046
	Recolher
	
	FGTS - Departamento Vendas
	
	
	
	
	
	539,60
	
	31/03/2017
	094
	FÉRIAS/13º
SALÁRIO
	048
	Provisão	para
Férias/13º salário
	
	Provisão	de	férias/13	salario	departamento
Administrativo'
	
	
	
	
	
	1.262,09
	
	31/03/2017
	094
	FÉRIAS/13º
SALÁRIO
	048
	Provisão	para
Férias/13º salário
	
	Provisão de férias/13 salario departamento vendas
	
	
	
	
	
	1.309,67
	
	31/03/2017
	104
	VALE
TRANSPORTES
	059
	Vale transporte a pagar
	
	Vale transporte - Departamento Administrativo
	
	
	
	
	
	180,00
	
	31/03/2017
	105
	PRÓ-LABORE
	044
	Pró Labore a Pagar
	Pró-labore a pagar - Março 2017
	
	
	
	
	10.000,00
	31/03/2017
	106
	INSS S/ PRÓ-
LABORE
	044
	Pró Labore a Pagar
	INSS sobre PRÓ-LABORE - Março/2017
	
	
	
	
	1.100,00
	31/03/2017
	
	SEGUROS A
APROPRIAR
	
	Seguros a pagar
	Apropriação do valor total da apólice
	
	
	
	
	5.000,00
	31/03/2017
	
	SEGUROS A
PAGAR
	005
	Caixa/Banco
	Pagamento da parcela do seguro
	
	
	
	
	1.250,00
	31/03/2017
	
	SEGUROS
PATRIMONIAIS
	
	Seguros a apropriar
	Apropriação mensal das parcelas de seguro
	
	
	
	
	416,67
	
II Balanço Patrimonial
	
	A & A CONFECÇÕES LTDA
	
	
	EXERCICIO FINDO 31/03/2017
	
	BALANÇO PATRIMONIAL
	
	REDUZIDO
	CONTA GRÁFICA
	SALDO
	REDUZIDO
	CONTA GRÁFICA
	SALDO
	001
	ATIVO
	
	037
	PASSIVO
	
	002
	CIRCULANTE
	335.208,71
	038
	PASSIVO CIRCULANTE
	280691,47
	003
	DISPONÍVEL
	
	039
	OPERAÇÕES A CURTO PRAZO
	
	004
	CAIXA
	
	040
	FORNECEDORES
	111543,25
	005
	Caixa Geral
	
	041
	Fornecedores
	
	
	
	(23.148,11)
	
	
	111.543,25
	006
	BANCOS CONTA MOVIMENTO
	
	042
	OBRIGAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS
	98.153,46
	007
	Bancos A
	
	043
	Salários a Pagar
	
	
	
	
	
	
	35.034,33
	008
	CRÉDITOS E VALORES
	
	044
	Pró Labore a Pagar
	
	
	
	
	
	
	30.000,00
	009
	DUPLICATAS A RECEBER
	
	045
	I.N.S.S. a Recolher
	
	
	
	
	
	
	17.443,74
	010
	Clientes A
	
	046
	F.G.T.S.a Recolher
	
	
	
	187.581,00
	
	
	3.178,80
	011
	TRIBUTOS A RECUPERAR/COMPENSAR
	
	047
	IRRF a recolher
	
	
	
	
	
	
	1.948,14
	012
	ICMS a Recuperar
	
	048
	Provisão para Férias/13º salário
	
	
	
	59.308,00
	
	
	7.715,25
	013
	PIS a Recuperar
	
	049
	Encargos s/ provisão férias/13º salário
	
	
	
	5.436,58
	
	
	2.833,20
	014
	COFINS a Recuperar
	
	050
	OBRIGAÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS
	
	
	
	25.041,24
	
	
	58.155,35
	015
	DESPESAS ANTECIPADAS
	
	051
	P.I.S. a Recolher
	
	
	
	
	
	
	7.286,74
	016
	Prêmios de Seguros a Vencer
	
	052
	COFINS a recolher
	
	
	
	
	
	
	9.145,97
	017
	ESTOQUES
	
	053
	ICMS a recolher
	
	
	
	
	
	
	30.395,40
	018
	MERCADORIAS PARA REVENDAS
	
	054
	I.R.P.J. a Pagar
	
	
	
	
	
	
	7.079,79
	019
	Mercadorias Para Revenda
	
	055
	Contribuição Social a pagar
	
	
	
	80.990,00
	
	
	4.247,45
	020
	NÃO CIRCULANTE
	
	056
	OUTRAS OBRIGAÇÕES E FINANCIAMENTOS
	
	
	
	
	
	
	17.789,41
	021
	REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
	
	057
	Outras obrigaçoes
	
	5.499,41
	022
	TRIBUTOS A RECUPERAR/COMPENSAR
	
	058
	Seguros a pagar
	
	
	
	
	
	
	5.000,00
	023
	ICMS a Recuperar - Imobilizado
	-
	059
	Vale transporte a pagar
	
	
	
	
	
	
	540,00
	024
	IMOBILIZADO
	286.300,19
	060
	Energia Eletrica
	
	
	
	
	
	
	1.050,00
	025
	BENS EM OPERAÇÕES
	
	061
	Agua
	
	
	
	
	
	
	360,00
	026
	Terrenos
	
	062
	Telefone
	
	
	
	60.000,00
	
	
	840,00
	027
	Edificações
	
	063
	Honorários Contábeis
	
	
	
	150.000,00
	
	
	4.500,00
	028
	Veículos
	
	064
	PASSIVO NÃO CIRCULANTE
	
	
	
	50.000,00
	
	
	
	029
	Móveis e Utensílios
	
	065
	OPERAÇÕES A LONGO PRAZO
	
	
	
	18.000,00
	
	
	
	030
	Máquinas e equipamentos
	
	066
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	335867,43
	031
	Computadores e Periféricos
	
	067
	CAPITAL SOCIAL
	
	
	
	12.000,00
	
	
	
	032
	( - ) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA
	3699,81
	068
	CAPITAL SOCIAL
	
	033
	Edificações
	
	069
	Capital Social Subscrito
	
	
	
	150,00
	
	
	300.000,00
	034
	Veículos
	
	070
	Capital Social à Integralizar
	-
	
	
	2.499,99
	
	
	
	035
	Móveis e Utensílios
	
	071
	RESULTADOS ACUMULADOS
	
	
	
	484,86
	
	
	
	036
	Computadores e Periféricos
	
	072
	Lucros e ou Prejuizos acumulados
	
	
	
	599,97
	
	
	35.867,43
	
	
	
	073
	RESERVAS
	
	
	
	
	074
	Reserva de Capital
	
	
	TOTAL DO ATIVO
	
	TOTAL DO PASSIVO + PATRIMONIO LIQUIDO
	
	
	
	621.508,90
	
	
	621.508,90
IV Demonstração do Resultado do Exercício
 	DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO	
	REDUZIDO
	CONTA GRÁFICA
	SALDO
	075
	CONTAS DE RESULTADO
	550.930,00
	076
	RECEITA OPERACIONAL
	550.930,00
	077
	RECEITA BRUTA COM VENDAS
	550.930,00
	078
	RECEITA COMERCIAL
	550.930,00
	079
	Vendas de Mercadorias
	550.930,00
	080
	( - ) IMPOSTOS E DEDUÇÕES S/ RECEITA BRUTA
	140.948,08
	081
	IMPOSTOS S/ VENDAS DE MERCADORIAS
	
	082
	PIS s/ Vendas
	9.090.34
	083
	COFINS s/ Vendas
	41.780,68
	084
	ICMS s/ Vendas
	99.167,40
	085
	CUSTOS
	248.410,00
	086
	CUSTOS COM VENDAS
	248.410,00
	087
	CUSTOS COMERCIAIS
	
	088
	Custo das Mercadorias Vendidas
	248.410,00
	089
	DESPESAS OPERACIONAIS
	
	090
	DESPESAS COM VENDAS
	34.362,52
	091
	Ordenados e Salários
	20.235,18
	092
	INSS
	5.827,74
	093
	FGTS
	1.618,80
	094
	Férias/13º Salário
	1.443,00
	095
	Encargos s/ Férias/13º Salário
	2.839,20
	096
	Fretes s/ Vendas
	
	097
	Propaganda e Publicidade
	2.400,00
	098
	DESPESAS GERAIS E ADMINISTRATIVAS
	79.805,43
	099
	Ordenadose Salários
	19.500,00
	100
	INSS
	5.616,00
	101
	FGTS
	1.560,00
	102
	Férias/13º Salário
	3.786,27
	103
	Encargos s/ Férias/13º Salário
	1.393,35
	104
	Vale Transportes
	540,00
	105
	Pró-Labore
	30.000,00
	106
	INSS s/ Pró-Labore
	3.300,00
	107
	Depreciação e Amortização
	3.699,81
	108
	Despesas com Telefone
	840,00
	109
	Energia Elétrica
	1.050,00
	110
	Premios de Seguro
	
	111
	Material de Escritório
	600,00
	112
	Despesas com Agua e Esgoto
	360,00
	113
	Correios e Telegrafos
	300,00
	114
	Honorários Contábeis
	4.500,00
	115
	Combustiveis e Lubrificantes
	1.650,00
	116
	Vigilância Monitorada
	750,00
	117
	Limpeza e Conservação
	360,00
	118
	RESULTADO FINANCEIRO
	47.403,97
	119
	RECEITAS FINANCEIRAS
	0
	120
	Juros Ativos
	
49
	121
	Multas Recebidas
	
	122
	DESPESAS FINANCEIRAS
	210
	123
	Despesas Bancarias
	210,00
	124
	Juros Passivos
	
	125
	( - ) PROVISÃO DOS TRIBUTOS S/ OS LUCROS
	47.193,97
	126
	CONTRIBUIÇÕES E IMPOSTOS
	
	127
	IMPOSTO DE RENDA
	7.079,09
	128
	Imposto de Renda
	7.079,09
	129
	CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
	4247,45
	130
	Contribuição Social
	4.247,45
	LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO
	35.867,43
- Demonstração de Fluxo de Caixa Direto.
	DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA - JANEIRO A MARÇO DE 2017 - COMÉRCIO
	
	SALDO DE CAIXA
	JAN/16
	FEV/16
	MAR/16
	SALDO INICIAL
	-
	(18.552,13)
	(26.289,99)
	ORIGENS
	DAS OPERAÇÕES
	58.480,00
	117.536,00
	187.333,00
	RECEBIMENTO VENDAS A VISTA
	58.480,00
	73.676,00
	88.216,00
	RECEBIMENTO VENDAS A PRAZO
	
	43.860,00
	99.117,00
	
	DE SÓCIOS E ACIONISTAS
	300.000,00
	
	
	INTEGRALIZAÇÃO DE CAPITAL
	300.000,00
	
	
	
	DOS FINANCIAMENTOS
	EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS
	-
	
	
	
	TOTAL DAS ORIGENS
	358.480,00
	98.983,87
	161.043,01
	APLICAÇÕES
	DAS OPERAÇÕES
	PAGAMENTO FORNECEDORES
	35.838,00
	72.220,50
	109.888,25
	PAGAMENTO COMPRAS À VISTA
	35.838,00
	30.409,50
	32.599,50
	PAGAMENTO COMPRAS À PRAZO
	
	41.811,00
	77.288,75
	PAGAMENTO DE IMPOSTOS
	7.286,74
	9.145,97
	30.395,48
	P.I.S. a Recolher
	441,30
	1.366,61
	1.855,94
	COFINS a recolher
	2.032,24
	6.294,70
	8.502,54
	ICMS a recolher
	4.813,20
	1.484,66
	20.137,50
	I.R.P.J. a Pagar
	
	
	a
	Contribuição Social a pagar
	PAGAMENTO DESPESAS C/ PESSOAL
	38.137,39
	38.137,39
	38.137,39
	Salários a Pagar
	11.678,11
	11.678,11
	11.678,11
	Pró Labore a Pagar
	10.000,00
	10.000,00
	10.000,00
	INSS. a Recolher
	58.124,00
	3.814,58
	3.814,58
	Recolher
	1.059,60
	1.059,60
	1.059,60
	IRRF a recolher
	649,38
	649,38
	649,38
	Provisão para Férias/13º salário
	2.571,75
	2.571,75
	2.571,75
	Encargos s/ provisão férias/13º salário
	946,40
	946,40
	946,40
	PAGAMENTO DESPESAS GERAIS
	5.770,00
	5.770,00
	5.770,00
	ENERGIA ELÉTRICA
	350,00
	350,00
	350,00
	FRETES SOBRE VENDAS
	-
	-
	-
	AGUA E ESGOTO
	120,00
	120,00
	120,00
	TELEFONES
	280,00
	280,00
	280,00
	VIGILÂNCIA E SEGURANÇA
	250,00
	250,00
	250,00
	MATERIAL DE ESCRITÓRIO
	200,00
	200,00
	200,00
	COMBUSTÍVEIS
	550,00
	550,00
	550,00
	CORREIOS E TELÉGRAFOS
	100,00
	100,00
	100,00
	HONORÁRIOS CONTÁBEIS
	1.500,00
	1.500,00
	1.500,00
	PROPAGANDA E PUBLICIDADE
	800,00
	800,00
	800,00
	DESPESAS BANCÁRIAS
	70,00
	70,00
	70,00
	VALE TRANSPORTE
	180,00
	180,00
	180,00
	PAGAMENTO APÓLICE SEGURO
	1.250,00
	1.250,00
	1.250,00
	LIMPEZA E CONSERVAÇÃO
	120,00
	120,00
	120,00
	DOS INVESTIMENTOS
	290.000,00
	-
	-
	AQUISIÇÃO DE IMOBILIZADO
	290.000,00
	
	
	PAGAMENTO CONSÓRCIO
	GASTOS PRÉ OPERACIONAIS
	
	DOS FINANCIAMENTOS
	PAGAMENTO DE EMPRÉSTIMOS
	
	TOTAL DAS APLICAÇÕES
	377.032,13
	125.273,86
	184.191,12
	SALDO FINAL DE CAIXA
	(18.552,13)
	(26.289,09)
	(23.148,11)
	
– Notas explicativas
Sem qualquer reserva, a empresa declara que estas Demonstrações Contábeis foram elaboradas de acordo com as normas constantes no CPC 00
A empresa, estabelecida na cidade de Diamantina (MG) dedica-se a confecção de roupas.
As demonstrações contábeis foram elaboradas em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e demais práticas emanadas da legislação societária brasileira.
As principais práticas contábeis baseiam-se :
Direitos e obrigações: Estão demonstrados pelos valores históricos, acrescidos das correspondentes variações monetárias e encargos financeiros, observando o regime de competência;
Imobilizado: Demonstrado pelo custo de aquisição, deduzido da depreciação acumulada calculada pelo método linear.
Ajuste de avaliação patrimonial A empresa não	efetuou ajuste de avaliação patrimonial neste primeiro trimestre.
A empresa não participa do capital social de outras sociedades.
Impostos Federais: A empresa está no regime do lucro real e contabiliza os encargos tributários pelo regime de competência.
O capital social, totalmente integralizado, é de R$ 300.000 mil, dividido em 15 mil quotas no valor de R$ 10,00 cada uma, assim distribuídas entre os sócios: André Azevedo e Andreia Azevedo.
. A empresa iniciou as suas atividades no dia 2 de janeiro de 2017 e o seu contrato social está devidamente registrado na JUCEMG
A empresa não tem contingências passivas.
Os administradores declaram a inexistência de fatos ocorridos subsequentemente à data de encerramento do exercício que venham a ter efeito relevante sobre a situação patrimonial ou financeira da empresa ou que possam provocar efeitos sobre seus resultados futuros.
Diamantina, 31 de março de 2017
Andrea Azevedo
André Azevedo (Administrador)
Evandro de Jesus Costa
Evandro de Jesus Costa – Contador – CRC(MG) 11.222
Plano de Contas
	PLANO DE CONTAS
A & A Confecções Ltda.
	NÍVEL
	REDUZIDO
	CONTA GRÁFICA
	1
	001
	ATIVO
	2
	002
	CIRCULANTE
	3
	003
	DISPONÍVEL
	4
	004
	CAIXA
	5
	005
	Caixa/Banco
	3
	008
	CRÉDITOS E VALORES
	4
	009
	DUPLICATAS A RECEBER
	5
	010
	Clientes A
	4
	011
	TRIBUTOS A RECUPERAR/COMPENSAR
	5
	012
	ICMS a Recuperar
	5
	013
	PIS a Recuperar
	5
	014
	COFINS a Recuperar
	4
	015
	DESPESAS ANTECIPADAS
	
	5
	016
	Prêmios de Seguros a Vencer
	3
	017
	ESTOQUES
	4
	018
	MERCADORIAS PARA REVENDAS
	5
	019
	Mercadorias Para Revenda
	2
	020
	NÃO CIRCULANTE
	3
	021
	REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
	4
	022
	TRIBUTOS A RECUPERAR/COMPENSAR
	5
	023
	ICMS a Recuperar - Imobilizado
	3
	024
	IMOBILIZADO
	4
	025
	BENS EM OPERAÇÕES
	5
	026
	Terrenos
	5
	027
	Edificações
	5
	028
	Veículos
	5
	029
	Móveis e Utensílios
	5
	030
	Máquinas e equipamentos
	5
	031
	Computadores e Periféricos
	4
	032
	( - ) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA
	5
	033
	Edificações
	5
	034
	Veículos
	5
	035
	Móveis e Utensílios
	5
	036
	Computadores e Periféricos
	1
	037
	PASSIVO
	2
	038
	PASSIVO CIRCULANTE
	3
	039
	OPERAÇÕES A CURTO PRAZO
53
	4
	040
	FORNECEDORES
	5
	041
	Fornecedores
	4
	042
	OBRIGAÇÕES SOCIAIS E TRABALHISTAS
	5
	043
	Salários a Pagar
	5
	044
	Pró Labore a Pagar
	5
	045
	INSS. a Recolher
	5
	046
	Recolher
	5
	047
	IRRF a recolher
	5
	048
	Provisão para Férias/13º salário
	5
	049
	Encargos s/ provisão férias/13º salário
	4
	050
	OBRIGAÇÕES FISCAIS E TRIBUTÁRIAS
	5
	051
	P.I.S. a Recolher
	5
	052
	COFINS a recolher
	5
	053
	ICMS a recolher
	5
	054
	I.R.P.J. a Pagar
	5
	055
	Contribuição Social a pagar
	4
	056
	OUTRAS OBRIGAÇÕES E FINANCIAMENTOS
	5
	057
	Empréstimos Bancários
	5
	058
	( - ) Juros a apropriar
	5
	059
	Vale transporte a pagar
	5
	060
	Energia Elétrica
	5
	061
	Agua
	5
	062
	Telefone
	5
	063
	Honorários Contábeis
	2
	064
	PASSIVONÃO CIRCULANTE
	3
	065
	OPERAÇÕES A LONGO PRAZO
	2
	066
	PATRIMÔNIO LÍQUIDO
	3
	067
	CAPITAL SOCIAL
	4
	068
	CAPITAL SOCIAL
	5
	069
	Capital Social Subscrito
	5
	070
	Capital Social a Integralizar
	4
	071
	RESULTADOS ACUMULADOS
	5
	072
	Lucros e ou Prejuízos acumulados
	4
	073
	RESERVAS
	5
	074
	Reserva de Capital
	1
	075
	CONTAS DE RESULTADO
	2
	076
	RECEITA OPERACIONAL
	3
	077
	RECEITA BRUTA COM VENDAS
	4
	078
	RECEITA COMERCIAL
	5
	079
	Vendas de Mercadorias
	3
	080
	( - ) IMPOSTOS E DEDUÇÕES S/ RECEITA BRUTA
	4
	081
	IMPOSTOS S/ VENDAS DE MERCADORIAS
	5
	082
	PIS s/ Vendas
	5
	083
	COFINS s/ Vendas
	5
	084
	ICMS s/ Vendas
	2
	085
	CUSTOS
	3
	086
	CUSTOS COM VENDAS
	4
	087
	CUSTOS COMERCIAIS
	5
	088
	Custo das Mercadorias Vendidas
	3
	089
	DESPESAS OPERACIONAIS
	4
	090
	DESPESAS COM VENDAS
	5
	091
	Ordenados e Salários
	5
	092
	INSS
	5
	093
	FGTS
	5
	094
	Férias/13º Salário
	5
	095
	Encargos s/ Férias/13º Salário
	5
	096
	Fretes s/ Vendas
	5
	097
	Propaganda e Publicidade
	4
	098
	DESPESAS GERAIS E ADMINISTRATIVAS
	5
	099
	Ordenados e Salários
	5
	100
	INSS
	5
	101
	FGTS
	5
	102
	Férias/13º Salário
	5
	103
	Encargos s/ Férias/13º Salário
	5
	104
	Vale Transportes
	5
	105
	Pró-Labore
	5
	106
	INSS s/ Pró-Labore
	5
	107
	Depreciação e Amortização
	5
	108
	Despesas com Telefone
	5
	109
	Energia Elétrica
	5
	110
	Prêmios de Seguro
	5
	111
	Material de Escritório
	5
	112
	Despesas com Agua e Esgoto
	5
	113
	Correios e Telégrafos
	5
	114
	Honorários Contábeis
	5
	115
	Combustíveis e Lubrificantes
	5
	116
	Segurança e Vigilância
	5
	117
	Limpeza e Conservação
	3
	118
	RESULTADO FINANCEIRO
	4
	119
	RECEITAS FINANCEIRAS
	5
	120
	Juros Ativos
	5
	121
	Multas Recebidas
	4
	122
	DESPESAS FINANCEIRAS
	5
	123
	Despesas Bancarias
	5
	124
	Juros Passivos
	2
	125
	( - ) PROVISÃO DOS TRIBUTOS S/ OS LUCROS
	3
	126
	CONTRIBUIÇÕES E IMPOSTOS
	4
	127
	IMPOSTO DE RENDA
	5
	128
	Imposto de Renda
	4
	129
	CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
	5
	130
	Contribuição Social
	1
	131
	APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
	2
	132
	APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
	3
	133
	APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
	4
	134
	APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
	5
	135
	Resultado apurado no Exercício
Termo de encerramento
Este livro, com 30 páginas ou folhas numeradas de 1 a 30 , ordem nº 01, serviu para lançamento contábeis, referente ao período de escrituração de 02/01/2017 à 31/03/2017 da empresa A&A Confecções Ltda.
Diamantina(MG), 31 de março de 2017.
André Azevedo
André Azevedo (Administrador)
Evandro de Jesus Costa
Evandro de Jesus Costa – Contador – CRC(MG) 11.222
APÊNDICE C- MEMÓRIA DE CÁLCULO DE IRPJ
	A&A CONFECÇÕES LTDA. - APURAÇÃO DE IRPJ
	2017
	
	IMPOSTO DE RENDA
	MARÇO/2017
	(+) LUCRO
	47.193,97
	(+) ADIÇÕES
	0,00
	Ajustes devedores de qualquer natureza
	Despesas de variação cambial
	Despesas particulares dos sócios e dirigentes
	Doações e Brindes
	Impostos não pagos em decisão judicial
	Impostos não pagos por iniciativa da empresa
	Lucro inflacionário apurado ate 31/03/17
	Multas contratuais
	Multas punitivas
	Orçamentos, pedidos e qualquer documento idôneo.
	Provisões dedutíveis
	Recibo sem especificação de fonte recebedora
	Verbas rescisórias em desacordo com a legislação trabalhista
	EXCLUSÕES (-)
	Ajustes credores de qualquer natureza
	0,00
	Decisão Favorável- Processos Judiciais
	Despesas de ágios
	Distribuição de lucros e dividendos
	Dividendos coligadas
	Pagamentos de impostos atrasados por iniciativa da empresa
	Pagamentos de imposto sobre decisão judicial
	Receita de variação cambial
	receitas obtidas com tributação exclusiva
	receitas que podem ser diferidas
	resultado positivo de equivalência patrimonial
	reversão de provisões indedutiveis
	venda não expedida no período
	BASE DE CALCULO DO IRPJ antes da compensação do prejuízo
	47.193,97
	Compensação Prejuízo Fiscal
	0
	Base de cálculo do IRPJ antes do adicional (15%)
	47.193,97
	IRPJ
	7.079.79
	COMPENSAÇÃO DO IRPJ
	IRPJ Base Negativa Exercícios Anteriores
	0
	IRRF ss/ aplicações financeiras
	IRR Retida s/ notas fiscais
	IRPJ pago no exercício
	IRPJ a pagar =
	7.079,79
55
APÊNDICE D – MEMÓRIA DE CÁLCULO DE CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
	A & A CONFECÇÕES LTDA. – APURAÇÃO CSSL
	
	
	CONTRIBUIÇÃO SOCIAL
	mar/17
	(+) LUCRO
	47.193,97
	(+) ADIÇÕES
	Ajustes Devedores De Qualquer Natureza
	Despesas De Variação Cambial
	Despesas Particulares Dos Sócios E Dirigentes
	Doações E Brindes
	Impostos Não Pagos Em Decisão Judicial
	Impostos Não Pagos Por Iniciativa Da Empresa
	Lucro Inflacionário Apurado Ate 31/03/17
	Multas Contratuais
	Multas Punitivas
	Orçamentos, Pedidos E Qualquer Documento Idôneo.
	Provisões Idedutiveis
	Recibo Sem Especificação De Fonte Recebedora
	Verbas Rescisórias Em Desacordo Com A Legislação Trabalhista
	
	EXCLUSÕES (-)
	
	Ajustes credores de qualquer natureza
	Decisão favorável- processos judiciais
	Despesas de ágios
	Distribuição de lucros e dividendos
	Dividendos coligadas
	Pagamentos de impostos atrasados por iniciativa da empresa
	Pagamentos de imposto sobre decisão judicial
	Receita de variação cambial
	Receitas obtidas com tributação exclusiva
	Receitas que podem ser diferidas
	Resultado positivo de equivalência patrimonial
	Reversão de provisões indedutiveis
	Venda não expedida no período
	BASE DE CALCULO DO CSLLL antes da compensação do prejuízo
	47.193,97
	Compensação Prejuízo Fiscal
	0
	Base de cálculo do CSLL antes do adicional (9%)
	47.193,97
	
	CSLL (9%)
	4.247,45
	CSLLL A PAGAR
	4.247,45
APENDICE E- RELAÇÃO DO IMOBILIZADO
	Colunas1
	Colunas2
	Colunas3
	Colunas4
	Colunas5
	Colunas6
	Colunas7
	Colunas8
	Colunas9
	Colunas10
	RELAÇÃO DE IMOBILIZADO
	
	TOTAL
	VALOR
	
	
	CRÉDITO ICMS
	CUSTO
	DEPRECIAÇÃO
	
	ACUMULADO
	Móveis e Utensílios
	QTDE
	UN.
	TOTAL
	TOTAL
	MENSAL
	AQUISIÇÃO
	% ANUAL
	R$
MENSAL
	MARÇO (x3)
	MESA 2 GAVETAS
	4
	450,00
	1800
	
	
	1800
	10
	15
	45
	ARMÁRIO 5 PORTAS
	2
	550,00
	1100
	
	
	1100
	10
	9,16
	27,48
	AR CONDICIONADO
	2
	1.800,00
	3600
	
	
	3600
	10
	30
	90
	BEBEDOURO
	2
	550,00
	1100
	
	
	1100
	10
	9,16
	27,48
	APARELHOS DE TELEFONE
	4
	150,00
	600
	
	
	600
	10
	5
	50
	ARQUIVO - A
	1
	500,00
	500
	
	
	500
	10
	4,16
	12,48
	ARQUIVO - B
	1
	450,00
	450
	
	
	450
	10
	3,75
	11,25
	CADEIRA GIRATÓRIA
	4
	350,00
	1400
	
	
	1400
	10
	11,66
	34,98
	CENTRAL TELEFÔNICA
	1
	1.000,00
	1000
	
	
	1000
	10
	8,33
	24,99
	GÔNDOLAS DE ARMAZENAMENTO
	8
	150,00
	1200
	
	
	1200
	10
	10
	30
	BALCÃO 5 PORTAS E 3 GAVETAS
	1
	880,00
	880
	
	
	880
	10
	7,33
	21,99
	ESTOFADOS RECEPÇÃO
	2
	530,00
	1060
	
	
	1060
	10
	8,83
	26,49
	MESA DECORATIVA RECEPEÇÃO
	1
	650,00
	650
	
	
	650
	10
	5,41
	16,23
	EXPOSITOR - A
	8
	230,00
	1840
	
	
	1840
	10
	15,33
	46
	EXPOSITOR - B
	2
	410,00
	820
	
	
	820
	10
	6,83
	20,49
	SUBTOTAL
	43
	8.650,00
	18000
	
	
	18000
	150
	149,95
	484,86
	
	Computadores e Periféricos
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	IMPRESSORA EPSON
	2
	800,00
	1600
	
	
	1600
	20
	26,66
	80
	MICROCOMPUTADOR DESKTOP
	5
	1.450,00
	7250
	
	
	7250
	20
	120,83
	362,5
	IMPRESSORA CUPOM FISCAL/NFC-e
	1
	1.500,00
	1500
	
	
	1500
	20
	25
	75
	IMPRESSORA HP LASERJET MULTIFUNCIONAL
	1
	1.650,00
	1650
	
	
	1650
	20
	27,5

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes