Buscar

Estrutura e Função de Ácidos Nucléicos RESUMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estrutura e função de ácidos nucléicos =>
*cromossomos são a base fisica da heranca genetica.
=> os cromossomos são constituidos de DNA+PROTEINA.
(DNA e um material genetico)
=> os DNA (e uma molecula da hereditatiedade) são formados por, quatro tipos de bases nitrogenadas, classificadas por purinas (Adenina-Guinina A-G)e pirimidinas (Timina e Citosina T-C), uma molecula de açucar (glicidio)-pentos (desoxirribose), um grupamento fosfato. Os DNA são responsaveis pelo armazenamento da informação, os DNA devem ter três propriedades principais para que sejam responsaveis pelo armazenamento que são elas: DNA deve permitir uma replicação fiel, deve conter o conteudo INFORMACIONAL e deve ser capaz de sofrer mutações.A molecula de DNA e constituida por duas cadeias enrolas para a direita, formando a chamada helice dupla ou dupla helice, cada fita de uma molecula de DNA contem uma sequencia de nucleotideos que e extamente complementar a sequencia de nucleotideos da outra fita.
*os dna, armazenam informações, sofre mutações, possue tres requisitos da moleculas da hereditariedade, o DNA e uma fita dupla helice composta de duas cadeias de nucleotideos mantidas juntas pelo pareamento complementar de A com T e G com C.
*Os DNAS nas ceular PROCARIONTE, e circular , não esta associado a protreinas, chamado de nucleoide, disperso no citoplasma, celulas bacterianas não são compartimentlizadas, não possuem nucleo individualizado.Já na EUCARIONTE esta contido em um nucleo de compartimento delimitado pelo envelope nuclear, o dna e dividido em uma serie de diferentes cromossomos, possue uma estrutura compactada e possue cromatina.
=> RNA: e bastante similar ao DNA, difere em tres potnso principais, acucar e a ribose, ao inves de timina e a URACILA, caracteriza-se por apresentar uma unica cadeia (não dupla ao contrario do DNA) os RNA podem ser divididos em três tipos: RNAm (mensageiro) responsavel pelo trasnporte da informação genetica contida no nucleo ate o citoplasma. RNAr (ribossomico) associase as protreinas ribossomais para fazer parte da constituição dos ribossomos. RNAt (transportador) receptores de transportadores de aminoacidos tendo papel fundamental na sisntese proteica.
nucleossomos: formada por 147 pares de bases do DNA,
Histosina (protreinas): são responsaveis pelo primeiro e mais basico nivel de organização 
cromossomica.
Genes: e a molecula de DNA, quando organizada em uma sequencia de nucleotideos contendo a informação genetica capaz de ser transformada em uma cadeia polipeptidica ou protreina.
Genoma: e a serie completa de informações do DNA de uma organismo e contem todas as informações para as protreinas e moleculas de RNA que o organismo ira sintetizar.
função do material genetica: REPLICAÇÃO (REPLICACAO)-RNA(TRANSCRICAO)-PROTREINA(TRADUCAO).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais