Buscar

Impostos: Definição e Classificação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPOSTOS
                                         
A disciplina normativa dos impostos encontra amparo geral no art. 145, I, da Constituição da República e no art. 16 do CTN, que assim dispõe: Art.16. “Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte”. Assim, podemos dizer que o imposto é um tributo, por excelência, de finalidade meramente fiscal, ou seja, de cunho meramente arrecadatório. É uma espécie tributária cujo fato gerador não está vinculado a nenhuma atividade estatal diretamente relacionada com o contribuinte. Serve principalmente para cumprir as despesas genéricas, podendo, excepcionalmente, ser usado para uma destinação específica. Na forma do art. 167, IV, da CRFB (alterado pelas EC n. 27/2000 e n. 42/2003), a receita arrecadada advinda de impostos não pode ser afetada, salvo em determinadas situações previstas pela própria Constituição, como, por exemplo, para as ações e os serviços públicos de saúde, para a manutenção e desenvolvimento do ensino e para a realização de atividades da administração tributária, dentre outras. Isso porque é principalmente através dos impostos que se constitui a receita pública, e é através dessa receita que o Estado mantém hospitais públicos, cumpre com a folha de pagamento de servidores e realiza obras públicas, dentre outras funções relevantes. Os impostos justificam o seu fato gerador pela simples exteriorização da riqueza decorrente da capacidade econômica do contribuinte. Derivam do poder de império do Estado em obter receita para a realização das suas despesas. Os impostos apresentam algumas características importantes:
a) Os fatos geradores dos impostos são, em regra, constitucionalmente previstos. Embora o fato gerador do imposto venha previsto na lei, também é nominado na norma constitucional que outorga a competência tributária. Destaca-se que, por questões óbvias, no exercício da competência residual, a Constituição não denominou o seu fato típico.
b) A existência do elemento causal. Como os impostos não são vinculados a uma atuação específica do Estado, a lei prevê o fato gerador em razão de uma atividade, uma situação do contribuinte, sendo que essa situação deve, segundo a lei, ser geradora de riquezas.
c) Elemento finalístico: O produto da arrecadação dos impostos é destinado às funções gerais e indivisíveis do Estado, ou seja, às despesas públicas. Por isso, se diz que a finalidade do imposto é a utilização prevista nos orçamentos e nos documentos que trazem planejamento orçamentária (PPA, LDO, LOA). Já vimos que trata do Direito financeiro que a receita obtida com a arrecadação dos impostos não pode ser vinculado a órgão, fundo ou despesa, conforme o art. 167, inciso IV, da CF (Princípio da não vinculação da receita dos impostos ou da não afetação).
Classificação dos impostos:
a) Real ou Pessoal;
b) Direto (renda) ou Indireto (consumo)
c) Fixo ou Proporcional
d) Progressivo (renda) ou Regressivo (consumo)
e) Ordinário e Extraordinário
f) Principal e Adicional
g) Monofásico e Plurifásico
h) Não Cumulativo e Cumulativo
i) Quanto à base econômico de incidência.

Outros materiais