Buscar

Aula+Violência+ +09.11.17 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Violência 
e 
Estratégia Saúde da Família
Violência no Mundo
A cada ano mais de um milhão de pessoas perdem a vida e muitas outras sofrem ferimentos não fatais resultantes de auto-agressões, de agressões interpessoais ou de violência coletiva. Em geral, estima-se que a violência seja uma das principais causas de morte de pessoas entre 15 e 44 anos em todo o mundo.
Dados da OMS
Violência e Saúde
 Desde a década de 1980, a área da saúde pública tem desempenhado um crescente papel em relação ao tema. Um grande número de pesquisadores da área da saúde pública pelo mundo, têm se dedicado à tarefa de compreender as raízes da violência e formas sua prevenção.
 A violência e suas consequências elevam cada vez mais os valores gastos pelo poder público no acompanhamento dessas pessoas.
Conceito de Violência
 Definição da OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência como o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.
Conceito de Violência
Violência auto-infligida é subdividida em comportamento suicida e agressão auto-infligida. O primeiro inclui pensamentos suicidas, tentativas de suicídio e suicídios propriamente ditos. A auto-agressão inclui atos como a automutilação.
Violência interpessoal divide-se em duas subcategorias: 
violência de família e de parceiros íntimos;
violência na comunidade – violência entre indivíduos sem relação pessoal, que podem ou não se conhecerem. 
Conceito de Violência
Violência coletiva acha-se subdividida em violência social, política e econômica. 
A violência social, por exemplo, crimes carregados de ódio, praticados por grupos organizados e atos terroristas. 
A violência política inclui a guerra e conflitos violentos, violência do estado e atos praticados por grandes grupos. 
A violência econômica inclui ataques de grandes grupos motivados pelo lucro econômico, tais como ataques realizados com o propósito de desintegrar a atividade econômica, impedindo o acesso aos serviços essenciais, ou criando divisão e fragmentação econômica. 
Conceito de Violência
A natureza dos atos violentos podem ser (OMS): 
Física
Sexual
Psicológica
Relacionada à privação, negligência ou abandono.
Tipos de Violência
Violência Física é o uso da força com o objetivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes, causadora de dor física, podendo se configurar num simples tapa ou até no espancamento fatal. 
Tipos de Violência
Violência Sexual é aquela que o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física. 
Tipos de Violência
Violência Psicológica é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima.
Tipos de Violência
Negligência é o ato de omissão do responsável pela criança/idoso/outra (pessoa dependente de outras) em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento. Os danos causados pela negligência podem ser permanentes e graves.
Violência e Saúde
Geralmente, são os profissionais de saúde os primeiros a serem informados sobre episódios de violência. Contudo, o motivo da busca de atendimento é freqüentemente mascarado por outros problemas ou sintomas que não se configuram, isoladamente, em elementos para um diagnóstico. 
Violência e Saúde
É fundamental o olhar atento e crítico do profissional da Equipe Saúde da Família dos problemas identificados durante sua visita.
A importância do território
Estratégia Saúde da Família
A Estratégia Saúde da Família e sua base de atuação territorial, permite entender o núcleo familiar, suas relações na sociedade, o modo social de produção e avaliar que determinantes sociais contribuem para um melhor ou pior desenvolvimento do processo de saúde nessa comunidade.
A inserção no PSF se deu, basicamente, em regiões de alta vulnerabilidade social, sendo praticamente a única forma do Estado se fazer presente em determinadas comunidades.
Estratégia Saúde da Família
Dados OMS
Aproximadamente 90% das vítimas de atos violentos no Mundo são de países subdesenvolvidos.
Estratégia Saúde da Família
Como alternativa para a organização do sistema de saúde e de base territorial, a ESF permite entender todas as contradições e dinâmica do território.
Violência
 Fatores de Risco Fatores de Proteção
 
Estratégia Saúde da Família
Aos profissionais: entender o território é fundamental para propor ações que vão de encontro as necessidades da população (promoção x prevenção). 
A violência, em muitos casos, faz parte da dinâmica do território e até relativizada por parte da população. É importante identificar, nesse sentido, estratégias de atuação e não “relativizá-las” também. 
Estratégia Saúde da Família
O apoio institucional é fundamental para que os profissionais sintam-se seguros e respaldados em casos que exijam uma intervenção mais complexa (Supervisão). 
 É importante que todos os profissionais sejam capacitados para identificar possíveis situações de violência. 
(Agente Comunitário de Saúde) 
Estratégia Saúde da Família
Importante
Identificar lideranças comunitárias e locais que são referências positivas na comunidade (Centros Comunitários, Associações, Igrejas...).
(Mapeamento da área)
Envolver, o máximo possível, atores do território em situações que exijam medidas drásticas (exemplo da tribo). 
Estratégia Saúde da Família
 As discussões entre os serviços da rede (saúde x assistencial x jurídicos) auxiliam na compreensão dos casos, ampliando possibilidades de intervenção e de forma compartilhada (CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Casa da Mulher, CAPS). 
A violência no território se dá de diversas formas, sendo necessário criar estratégias para que não prejudique ou restrinja a atuação da equipe. 			 (exemplo do traficante do Alpes)
			 (exemplo do Conselho Tutelar)
Estratégia Saúde da Família
Importante sempre atentar-se aos seguimentos mais vulneráveis (crianças, mulheres, idosos, deficientes), pois geralmente estão mais expostos à situações de violência e, em muitos casos, tem menos recursos para enfrentamento do problema. 
(olhar e escuta diferenciada) 
Estratégia Saúde da Família
Os grupos são lugares privilegiados para trabalharmos questões de violência, mesmo que o tema do encontro seja diferente.
 (Exemplo do Grupo de Mulheres e Adolescentes)
Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência
A presente LC está sendo concebida como uma estratégia de ação que busca alcançar a atenção integral à saúde das pessoas em situação de violência de forma ininterrupta e resolutiva. 
A construção da LC possibilita organizar os recursos de forma a facilitar o acesso, o cuidado e a proteção à pessoa, induzindo a integração das várias ações desenvolvidas na rede. 
Orienta os profissionais de saúde para a importância da integralidade do cuidado nas dimensões do acolhimento, notificação e seguimento na rede de cuidado e de proteção social. 
Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa em Situação de Violência
Etapas do Processo de Cuidado
Acolhimento
- Deve ser compreendido como uma postura, uma atitude fundamental no processo do cuidado;
- Acolher uma pessoa pressupõe uma atitude de abertura, empatia e respeito em relação do sofrimento humano;
- Não é necessário profissional específico, mas de habilidades para diálogo acolhedor, sem julgamentos;
- Escuta competente e empática.
2. Atendimento
Compromisso com o cuidado integral, protagonismo, co-responsabilização, respeito às diferenças, vínculos e diálogos são fundamentais;
O atendimento dos casos
não deve ser uma ação solitária, mas sim envolve a presença de uma equipe multidisciplinar;
As ações de saúde devem estar articuladas aos demais serviços da rede de proteção social. 
27
3. Atitude do Profissional
Manter espaço acolhedor;
Conhecer fluxos de encaminhamento, metodologia do cuidado e redes de proteção;
Deve buscar o máximo de informações e pensar a intervenção e os encaminhamentos junto com a equipe;
Facilitador para auxiliar o usuário a superar seus problemas e valorizar outros campos em sua vida;
Profissional de referência, fortalecimento de vínculos. 
4. Abordagem multiprofissional
- Essa abordagem traz para o processo diferentes visões conceituais e percepções da realidade, o que possibilita a discussão no processo de construção do projeto singular de atendimento;
- Participação de profissionais com diferentes formações auxilia na identificação de sequelas (desde marca física até questões de ordem subjetivas). 
5. NPV – Núcleo de Prevenção de Violência
Definição
Corresponde à equipe de referência do serviço de saúde responsável pela organização do cuidado e articulação das ações a serem desencadeadas para a superação da violência e promoção da cultura de paz. 
Composição do NPV
- Deverá ser composto por no mínimo quatro profissionais, podendo este número ser ampliado. 
- Todas as categorias podem compor o NPV, sendo de grande contribuição a participação do médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, e também a presença do supervisor do serviço na composição. 
Atribuições
Articular ações de assistência, prevenção e promoção de saúde no nível local, no sentido de estabelecer o cuidado integral às pessoas em situação de violência; 
Organizar o atendimento e criar estratégias para fortalecer o cuidado ampliado e integral das pessoas em risco ou situação de violência nos serviços, utilizando o dispositivo de Projeto Terapêutico Singular e as tecnologias de cultura de paz; 
Promover e participar dos fóruns de discussões e das reuniões da rede local, que tenham como objetivo a prevenção da violência e a promoção da saúde e Cultura de Paz; 
Facilitar espaços para discussão, reflexão e aprimoramento entre os profissionais do serviço de saúde, uma vez que o atendimento dos casos de violência é de responsabilidade de todos os profissionais dos estabelecimentos de saúde;
Contribuir para o processo de educação permanente dos profissionais envolvidos nos atendimentos dos casos; 
Estimular a formação de grupos terapêuticos de atendimento e encaminhar os usuários para os grupos já existentes no estabelecimento de saúde;
33
NPV na Atenção Primária
Qualquer profissional de saúde poderá receber o usuário em risco ou situação de violência. Quando não se tratar de demanda espontânea e sim de suspeita, sugerimos que profissionais discutam, monitorem e realizem visitas domiciliares para uma intervenção no caso; 
Propiciar uma escuta acolhedora e qualificada. Após o acolhimento, estes profissionais realizarão as primeiras orientações e encaminhamentos necessários ao usuário; 
Acionar a equipe necessária para o atendimento do caso; 
Efetuar o preenchimento da ficha de notificação de violência (SINAN), caso o preenchimento não tenha sido ainda realizado; 
Encaminhar comunicado aos órgãos competentes referentes à rede de proteção social; 
Manter, em arquivo no serviço de saúde, uma cópia da ficha de notificação, relatórios técnicos e comunicados emitidos aos órgãos de proteção; 
NPV na Atenção Primária
Todos os serviços de saúde deverão priorizar os atendimentos dos casos de violência. Os atendimentos destes casos devem ser realizados no mesmo dia em que chegam ao serviço;
Podem ser agendados atendimentos específicos quando necessários (consultas médicas, atendimento psicológico, social e de outras especialidades). Também podem ocorrer encaminhamentos para outros serviços de saúde. Os encaminhamentos devem ser sempre acompanhados de relatório detalhado, e se possível realizar contato pessoal ou telefônico prévio; 
NPV na Atenção Primária
O caso será discutido pela equipe com o objetivo de ampliar a compreensão do problema e desenvolver um Projeto Terapêutico Singular que leve em conta as múltiplas dimensões envolvidas; 
Quando necessário, serão realizados contatos com a rede de proteção para produção de uma atenção compartilhada; 
Registrar todas as etapas do atendimento e encaminhamento no prontuário, assim como número da ficha de notificação de violência.
NPV na Atenção Primária
Notificação
Em 05 de julho de 2015 a SMS- SP passou a notificar e registrar os caso de violência no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) e os casos de acidentes passaram a ser registrados no Sistema de Informação para a Vigilância de Acidentes (SIVA).
A Notificação de Violência tem por objetivo, gerar informações para a compreensão desse agravo e apoiar a organização de serviços, a formação e o fortalecimento das redes intra e intersetoriais.
NPV na Atenção Primária
É necessário o preenchimento correto, dos campos da notificação, e enviar para Supervisão de Vigilância em Saúde do território.
Manter uma cópia da ficha da notificação em arquivo na unidade;
Profissional de referência realizar acompanhamento do usuário até a alta. 
NPV na Atenção Primária
 
 É importante lidarmos com nossas angústias e frustrações, pois muitos casos não tem a resolutividade que imaginamos.
Limites x Possibilidades
Obrigado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais