Buscar

Atividade Discursiva 3

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
O Direito Positivo é o direito gravado nas Leis, como os Códigos e a Constituição Federal. Ele determina o direito como um fato, não como um valor e tem uma abordagem muito valiosa para o direito. Ainda sobre o direito positivo, ele é estabelecido pelo poder político como forma de ordenamento social em determinadas épocas da sociedade. A vontade social influencia no cumprimento da justiça, mas, precisa ser avaliada para não transgredir os princípios do direito natural, próprio de todo cidadão.
Como exemplo de Direito Positivo temos a Constituição Federal do Brasil, onde o legislador limitou as normas escritas e legisladas, entretanto, tudo aquilo que tem força normativa na sociedade acaba se transformando em norma, pois como já dito, a vontade da sociedade influencia nas normas e um grande exemplo disso são os costumes. 
O Direito Positivo é dividido em diversas espécies de leis e normas, que são classificadas como: quanto ao sistema que pertencem; quanto aos diversos âmbitos de validez; quanto a hierarquia; quanto à fonte; quanto à sanção; quanto à qualidade; quanto às relações de complementação; quanto à vontade das partes. 
Ainda sobre a classificação, o Direito Positivo é dividido em Direito Objetivo (constitui-se no conjunto de normas que obriga a pessoa a um comportamento próprio com a ordem social, julgado pelo poder judiciário) e Direito Subjeito (é a capacidade de defesa dos interesses individuais, cumprindo as normas jurídicas). Ambos são de muita importância para o âmbito jurídico pois protege os direitos individuais frente ao Poder Público na aquisição de um bem comum. 
Além disso, existem dois ramos do Direto Positivo, o Direito Público e Direito Privado. O Direito Público rege as normas de interesse do Estado e o Direito Privado trata das questões jurídicas de interesse pessoa. 
Existe uma doutrina no direito onde afirma que a uma divisão entre os ramos do direito. Entretanto, com as transformações da sociedade e a globalização, fez com que essa divisão seja ultrapassada, porque a cada dia é possível notar a ligações dos ramos do direito para poder solucionar problemas novos que a cada dia surge na sociedade. 
Em vista disso, a divisão do Direito Positivo não é mais valida, sendo que em várias situações, os ordenamentos jurídicos precisam de unir. Um único ramo do direito já não pode solucionar as situações decorrentes de uma sociedade moderna isoladamente, pois precisa do apoio e conhecimento dos outros ramos para então o direito ser eficiente.

Outros materiais

Perguntas Recentes