Buscar

053.16940 Aula08 4716684

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8
Enviar pergunta e resposta
Todas as respostas devem ser pessoais, deverá ler a aula e comentar sobre o entendimento da questão.
ATIVIDADE DA AULA 05
Por que dizemos que: O trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical? Comente (mínimo 8 linhas)
O trabalho filosófico e importante para construção do conhecimento crítico e reflexivo do homem, pois sabemos que o conhecimento provoca mudanças no comportamento do mesmo, contribui para elevação da sua autoestima, para o desenvolvimento do caráter ético. Cada nasce um pouco filosofo sempre querendo saber mais e cada um entende o significado de mundo de acordo com o seu ponto de vista, o que é importante para alicerçar a capacidade de expressão de sentimentos, opiniões e de valores estimulando o homem a participar ativamente da sociedade. O que traz também a reflexão racional que e quando o homem pensa antes de tomar certas atitudes ou radical que são pessoas e não muda sua opinião conservadora de acordo com seus princípios seja ele religioso ou moral.
ATIVIDADE DA AULA 06
Através da leitura realizada nesta aula, disserte sobre o entendimento da frase: Com isso podemos dizer que a filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia, está disponível para todos, mas poucos a usufruem, como é definido entre o sábio e as massas. (mínimo 8 linhas)
Se o homem começasse a pensar filosoficamente teria de mudar toda sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam. Mas o medo do novo, desconhecido, comodismo da vida e o os problemas sociais do dia a dia, não buscam a filosofia, vivendo uma antifilosofia. 
É conveniente para o homem moderno afastar-se da filosofia pois, em meio de uma falsa democracia a qual vivemos, ficando cegos para o que realmente acontece ao seu redor. Conclui-se eu o homem é capaz de conhecer, não se pode negar. O ser não permanece fechado ao conhecimento humano, como julga o agnosticismo e todas as formas de relativismo e ceticismo. Precisamos nos adaptarmos para estruturação da razão e da reflexão.
 
ATIVIDADE DA AULA 07
Comente sobre o tema da aula: O Conhecimento como Crença Verdadeira Justificada. Nesta questão é para comentar sobre o seu entendimento e não uma cópia da matéria, caso isso aconteça a mesma será zerada. (mínimo 8 linhas).
O conhecimento como crença verdadeira justificada nada mais é do que, possuir o Conhecimento de uma coisa, tal coisa ser verdadeira, acreditarmos que essa coisa é verdadeira e justificarmos essa crença, nos faz fletir sobre as nossas crenças.
 Muitas vezes as pessoas deixam de fazer coisas de que realmente gostam de vido a sua fé ou ao que acreditam ser verdadeiro. No entanto, nunca se perguntam qual é o real motivo que os impede de fazer tal coisa. Isso tudo ocorre devido ao comodismo, ao achismo e até mesmo a tradição familiar e cultural de um determinado país. Cabe a cada indivíduo buscar ao conhecimento e obter sua verdade.
ATIVIDADE DA AULA 08
Disserte sobre a frase: O trabalho do filósofo é refletir sobre a realidade, qualquer que ela seja, descobrindo seus significados mais profundos. O que realmente quer dizer? Comente com suas palavras. (mínimo 8 linhas)
Ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana.
Por isso, a filosofia incomoda, pois ela questiona o modo de ser das pessoas, das sociedades, do mundo. Discute as práticas política, científica, técnica, ética, econômica, cultural e artística. Não há área onde ela não se meta, não indague, não perturbe. E, nesse sentido, a filosofia pode ser perigosa ou subversiva, pois pode virar a ordem estabelecida de cabeça para baixo.
Por outro lado, a filosofia trata dessa mesma realidade, só que - em vez de separá-la em conhecimentos particulares e estanques - considera-a no interior da totalidade de fenômenos, ou seja, procura enxergar a realidade a partir de uma visão de conjunto. Qualquer que seja o problema, a reflexão filosófica considera cada um de seus aspectos, relacionando-o ao contexto dentro do qual ele se insere e restabelecendo a integridade do universo humano.
A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser. E, portanto, indispensável para a vida de todos nós, que desejamos ser seres humanos completos, cidadãos livres e responsáveis por nossas escolhas.

Outros materiais