Buscar

O tema aborto durante muito tempo vem sendo discutido em diversos tribunais pelo brasil a fora

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O tema aborto durante muito tempo vem sendo discutido em diversos tribunais pelo brasil a fora. Apesar da peculiaridade da decisão do STF em descriminalizar o aborto realizado antes de transcorrido o 1 trimestre de gestação em um caso isolado no interior do estado do Rio de Janeiro, abre um precedente para o tema Os ministro ao entender no caso concreto que a proibição violaria direitos fundamentais e direitos sexuais e reprodutivos da mulher, que não pode ser obrigada pelo Estado a manter uma gestação indesejada; a autonomia da mulher, que deve conservar o direito de fazer suas escolhas existenciais; a integridade física e psíquica da gestante, que é quem sofre, no seu corpo e no seu psiquismo, os efeitos da gravidez; e a igualdade da mulher, já que homens não engravidam e, portanto, a equiparação plena de gênero depende de se respeitar a vontade da mulher.
De acordo com a legislação vigente entende que o embrião é a vida humana, significa reconhecer que ele é uma pessoa artigo 2º do Código Civil de 2002 expõe: “A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro”
Porem existem caso onde a lei entende o aborto como forma de preservação da vida da gestante onde Excepcionalmente, o Código Penal prevê duas hipóteses em que o aborto poderá ser realizado por médico: quando a gravidez significar risco a vida da gestante; ou quando a gravidez resultar de estupro e o aborto for precedido de consentimento da gestante, ou, se incapaz, por seu representante legal.
Enquanto o aborto não é legalizado milhares de mulheres colocam suas vidas em risco porque sabem que não terão uma gravidez, mas sim um calvário. Alguns alegam que são apenas nove meses. Tente passar nove meses grávido. Pegue ônibus lotados com pés inchados, hormônios enlouquecidos e uma barriga alterando seu equilíbrio. Após o parto, lide com as dores nos seios que empedram devido ao leite. Encare as consequências psicológicas de uma gravidez indesejada, sem afeto e alegria.

Outros materiais