Buscar

Gerenciamento de riscos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Uma pequena indústria de material elétrico deseja adquirir um terreno onde no passado existia um posto de gasolina e que, por conta disto, apresenta diagnóstico de contaminação de óleo e combustíveis no solo e lençol freático. Este tipo de ocorrência, a qual demanda investimentos para sua correção, é denominada de:
R-------Passivo Ambiental.
Conforme o conceito de....................., se integram fenômenos como a desertificação, poluição ambiental e os incêndios florestais.
R-----Risco Ambiental
Considerando a amplitude na análise de Riscos Ambientais, dividimos o estudo em três grandes grupos de interesse. Identifique-os abaixo.
R----Saúde humana, segurança e ecologia.
NO INÍCIO DOS ANOS 60, COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E COM UM GRANDE AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL, AS INDÚSTRIAS FORAM FORÇADAS A SE ADEQUAR ÀS NOVAS NECESSIDADES DE CONSUMO. AMPLIARAM ASSIM A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO E BUSCARAM MELHORIAS NO PROCESSO E QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS. COM ISSO AS INDÚSTRIAS PASSARAM A CONSUMIR MAIS ENERGIA, ARMAZENAR E MOVIMENTAR MAIS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS, AUMENTANDO CONSIDERAVELMENTE SUAS OPERAÇÕES E INVENTÁRIOS. OS ACIDENTES INDUSTRIAIS AMPLIADOS OCORRERAM DE FORMA ACELERADA COM GRANDES PERDAS, INCLUSIVE HUMANAS. NESTE SENTIDO MARQUE A OPÇÃO EM QUE O ACIDENTE RADIOATIVO LEVOU A ÓBITO CERCA DE 7.000 PESSOAS.
R-----------USINA NUCLEAR EM CHERNOBIL NA UCRÂNIA
Considerando a classificação de magnitude das consequências dos eventos danosos, qual das opções abaixo pode ser considerada característica de evento de magnitude catastrófica?
R------Podem provocar mortes, lesões graves, danos irreversíveis a saúde dos funcionários, terceiros e membros da comunidade em geral.
Assinale a opção incorreta quanto a importância do levantamento de aspectos e impactos ambientais:
R--------Determinação da quantidade exata de pessoas a serem submetidas ao risco
Em vigor desde 12/02/1998, a Lei de Crimes Ambientais consolidou todos os crimes ambientais que estavam dispersos na legislação brasileira e também as sanções penais previstas em outras leis. No que se refere a esta lei é correto afirmar que:
R-----Tornou-se clara a necessidade da implantação de planos de gerenciamento ambientais.
Uma determinada Lei veio complementar a Constituição Federal e criou o crime de poluir, fortalecendo a necessidade urgente da implantação de planos de gerenciamento ambientais. A Lei em questão é:
R-----Lei nº 9.605/98.
Enquanto que os acidentes tecnológicos possuem uma relação direta com as atividades humanas, os acidentes naturais decorem de fenômenos da natureza. Sobre os acidentes naturais está correto afirmar que:
R-------Podem ocasionar acidentes tecnológicos.
De acordo com os fundamentos do Gerenciamento de Riscos, quando reduzimos a FREQUENCIA dos riscos estamos realizando uma ação de:
R----PREVENCÃO
Na disciplina de gerenciamento de riscos ambientais compreendemos conteúdos relativos ao cotidiano que apresentam um histórico dos principais agentes de riscos ambientais e dos princípios de gestão relacionados a situações de perigo. Assim, o foco desta disciplina permite:
R------A elaboração de um programa de prevenção de riscos ambientais.
A crescente atividade industrial faz com que cada vez mais impactos sejam gerados sem que haja uma correta remediação, o que aumenta consideravelmente os casos de passivos ambientais em nosso país. É característica de um passivo ambiental:
R------Implicar em investimentos para correção de situações que implicavam em impactos ambientais negativos.
Assinale a opção correta quanto aos tipos de análise de riscos ambientais:
R-------Podem ser de três tipos: risco na segurança, risco na saúde e risco ecológico
Quanto a gerenciamento de riscos, é correto afirmar que:
R-------Tem a finalidade de prevenir, controlar ou reduzir os riscos existentes, de modo a torná-los toleráveis.
Quando falamos no comprometimento da estabilidade do ecossistema (capacidade de absorver um dano sem alterar-se) podendo levá-lo à perturbação ou à degradação, estamos falando em que fator analisado no gerenciamento de riscos ambientais?
R-----Dano ambiental
A identificação de aspectos e impactos ambientais é parte fundamental da Gestão Ambiental de uma organização e está relacionada ao Gerenciamento de Riscos Ambientais porque:
R-----Assim é possível reduzir os riscos de danos decorrentes de acidentes ambientais.
Toda carga de resíduo perigoso deve estar acompanhada de um guia, que é um manual de emergência, onde se encontram todos os procedimentos relativos ao produto correspondente. Todo guia deve conter:
R------Títulos, atitudes quanto à segurança pública e ações de emergência.
A sinalização diferenciada e padronizada é uma característica típica do transporte de cargas perigosas. Um destes recursos se chama Número de Risco, o qual permite a identificação imediata do risco e dos riscos subsidiários. A intensidade do risco é estabelecida por meio de:
R------Dupla ou tripla numeração.
Assinale a opção incorreta quanto ao gerenciamento de risco:
R---Redução de trabalhadores
O planejamento de controle de emergências não consegue prever todos os eventos possíveis para todos os acidentes em uma determinada unidade industrial. No que se refere aos danos para as circunvizinhanças, está correto afirmar que:
R-----O Estudo de Riscos deve considerar os danos ao patrimônio, os danos ambientais e os danos à saúde das pessoas, estejam elas dentro ou fora da indústria.
Qual alternativa abaixo, não diz respeito a risco natural ou risco tecnológico:
R---Reciclagem
Uma indústria petroquímica está realizando um Estudo de Riscos para uma nova unidade da empresa que será instalada em um distrito industrial. Ao identificar as unidades industriais e outros focos de concentração de pessoas nas circunvizinhanças, estão sendo obtidas informações sobre:
R------Elementos de Risco.
O transporte de resíduos perigosos abrange uma série de restrições específicas e deve atender rigorosamente à legislação para cargas perigosas em geral. Com base no Decreto nº 96.044/88, é proibido o transporte de produtos perigosos juntamente a:
R-----Animais e alimentos ou medicamentos destinados ao consumo humano.
Assinale a opção incorreta quanto a importância do levantamento de aspectos e impactos ambientais:
R------Determinação da quantidade exata de pessoas a serem submetidas ao risco
Considerando a classificação de magnitude das consequências dos eventos danosos, qual das opções abaixo pode ser considerada característica de evento de magnitude catastrófica?
R------Podem provocar mortes, lesões graves, danos irreversíveis a saúde dos funcionários, terceiros e membros da comunidade em geral.
Os temas risco ambiental e vulnerabilidade ambiental, frequentemente associados, podem ser definidos, respectivamente, como
R----Probabilidade de um evento se tornar realidade tendo uma consequência e susceptibilidade de um sistema à degradação ambiental
COMO SABEMOS GERÊNCIA DE RISCOS É O PROCESSO DE PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR OS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO, NO SENTIDO DE MINIMIZAR OS EFEITOS DOS RISCOS SOBRE ESSA ORGANIZAÇÃO, AO MÍNIMO CUSTO POSSÍVEL. DENTRO DESTE CONTEXTO, MARQUE A ÚNICA AFIRMATIVA POSITIVA EM RELAÇÃO AO GERENCIAMENTO DE RISCOS.
R-----GERENCIAMENTO DE RISCOS ENFOCA O TRATAMENTO DE RISCOS QUE POSSAM CAUSAR DANOS: HUMANOS, MATERIAIS, AO MEIO AMBIENTE E À IMAGEM DA EMPRESA.
Dentro do contexto do Gerenciamento de Riscos Ambientais, são questões fundamentais que devem ser consideradas na hora da elaboração de um projeto:	
R------Aspectos Ambientais e Conformidade Legal.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Proteção Respiratória (PPR) são duas ferramentas legais de controle da saúde do trabalhador. A responsabilidade do empregador no que se refere ao PPRA é:	
R----Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa.
A gestão de riscos ambientais no âmbito
ocupacional acontece por meio de alguns programas específicos estabelecidos pela legislação trabalhista brasileira. É a diferença principal entre PPR e PPRA:	
R------O PPRA se refere aos riscos ambientais em geral e o PPR abrange somente os riscos ambientais com potencial de provocar doenças respiratórias.
Trata-se de uma ferramenta de controle de riscos no ambiente de trabalho, direcionada às doenças ocupacionais relacionadas à inalação de poeiras, fumos, névoas, gases e vapores. O documento em questão é denominado:
R----PPR
As lideranças têm papel fundamental para o alcance de resultados satisfatórios na prevenção de acidentes nas organizações. Com base no Fluxograma Causal, a falta de supervisão e a ausência de treinamento de capacitação adequado estão associadas à ocorrência de:	
R------Erro
Qual alternativa abaixo, não está relacionada ao reconhecimento do risco existente?	
R----Seguir orientações recebidas
O gerenciamento de riscos ambientais deve ser iniciado na concepção do projeto. Dentre as premissas a atender, ressalta-se a identificação dos aspectos ambientais. Esta etapa é tão importante para a gestão de riscos pela seguinte razão:	
R------A identificação dos aspectos ambientais permite conhecer quais as atividades e produtos que podem causar acidentes ambientais.
De acordo com a NR-09, o objetivo principal do PPRA é a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle dos riscos existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando-se a proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais. O planejamento de metas e prioridades do PPRA é de periodicidade:	
R----Anual
Quanto a estrutura do PPRA, a mesma deve estar escrita em um documento-base, contendo exceto:	
R-----Número máximo de trabalhadores
Assinale a (s) alternativa (s) abaixo onde todos os Riscos Ambientais se classifiquem no grupo de Riscos Químicos:	
R-----Gases e vapores
O PPRA deverá contemplar, obrigatoriamente, as seguintes etapas para sua elaboração:	
R------Antecipação, Reconhecimento, Avaliação e Controle
São riscos avaliados no PPRA:	
R----Fisicos, químicos e biológicos
Cite uma ferramenta que analise o ambiente laboral, o meio ambiente, além da prevenção e controle de impactos ambientais que podem causar também riscos a vida humana.:	
R-----Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ( PPRA);
EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - PPRA É CORRETO AFIRMAR:	
R----O PPRA CONTEMPLA APENAS OS RISCOS OCUPACIONAIS FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
EM RELAÇÃO AO RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS, MARQUE A AFIRMATIVA CORRETA	
R---RECONHECER OS RISCOS AMBIENTAIS É SE APROFUNDAR NAS ATIVIDADES DE UMA ORGANIZAÇÃO, ENTENDENDO AS EXPOSIÇÕES DOS GRUPOS HOMOGÊNEOS E SUAS ABORDAGENS EM GERAL. É A FASE POSTERIOR A ANTECIPAÇÃO
A análise do PPRA (Programa de Riscos Ambientais) para a avaliação do seu desenvolvimento e realização de ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades, deverá ter qual periodicidade:	
R---Sempre que necessário ou pelo menos uma vez ao ano
O fator de distância é definido como:	
R---O quociente entre duas distâncias, sendo uma fixa (50metros)
A massa liberada acidentalmente, MLA, é a maior quantidade de material perigoso capaz de participar de uma liberação acidental de substância perigosa devido ao vazamento ou ruptura de tubulações, por exemplo. Na ausência de informações mais precisas, a MLA deve ser considerada como:	
R-----Vinte por cento da massa de material estocado ou em processo.
O fator de distância é uma medida das salvaguardas, ou seja, é um dos fatores capazes de reduzir os efeitos danosos de liberações acidentais de substâncias perigosas. Quanto maior for a distância entre a fonte de perigo e o ponto onde se localizam os recursos vulneráveis:	
R-----Menores deverão ser os danos e portanto os riscos.
Os recursos tipicamente vulneráveis a serem considerados num acidente são:	
R----Pessoas e recursos ambientais.
Podemos destacar as diversas utilidades dos Índices de Risco, exceto:	
R----A utilização apenas para dados estatísticos.
A massa liberada acidentalmente, MLA, é a maior quantidade de material perigoso, capaz de participar de uma liberação acidental de substância perigosa. Dentro deste contexto, são considerados Recursos Vulneráveis:	
R----Pessoas, áreas residenciais e públicas, recursos ambientais, rios e mangues.
Em uma análise ambiental, o conhecimento da razão/proporção entre os fatores de perigo e suas distâncias, é conhecido como:
R----Indice de Riscos;
Quando falamos em fatores de perigo e suas distâncias, temos que relacionar isso a:	
R----Índice de risco

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes