Buscar

Gabarito AD2 2017 2 LEGISLAÇÃO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Gabarito da AD2 de Legislação Social
Profa. Verônica Wander Bastos
Inicialmente devemos lembrar que um texto crítico é de ordem pessoal.
O Brasil tem recebido em seu território refugiados, das mais diversas nacionalidades, fugidos de seu país de origem. Esta situação se mostra dentre os mais graves problemas do país, afetando diretamente seu povo e os refugiados, visto que muito não tem onde morar, não conseguem trabalho, vivendo de ajuda, em total afronta ao respeito ao princípio constitucional de dignidade da pessoa humana. Certamente você encontrou no texto, além desobediência ao princípio da Dignidade humana, o desrespeito aos princípios sociais, que referem-se à igualdade entre as pessoas, e são instrumentos através dos quais a Lei Maior objetiva a eliminação das diferenças sociais e das situações (males sociais como fome, pobreza extrema, doenças, ignorância) impeditivas do alcance da verdadeira cidadania, além do princípio social trabalhista de proteção ao emprego.
Muitos refugiados, em razão do desconhecimento de seus direitos e por não falarem a língua pátria, são explorados, fazendo trabalhos degradantes, sem a proteção aos direitos resilitórios, passando, ainda, por situações de humilhação e discriminação. 
Vemos nestes casos que estão sendo feridos muitos dos artigos da Constituição, como artigo 1º, que garante o direito democrático à cidadania, a dignidade da pessoa humana; no artigo 3º, que traz como objetivo a erradicação da pobreza e a redução da desigualdade social, bem como a garantia do bem comum e a proibição da discriminação; no artigo 5º, que trata das garantias individuais e fundamentais, dentre outros princípios.

Outros materiais