Buscar

estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Como uma professora de ensino fundamental pode trabalhar em sala de aula as variações linguísticas na fala e na escrita dos alunos mostrando que todas as comunicações devem ser valorizadas?
O preconceito linguístico geralmente chamado erros gramaticais impostos pelo ensino tradicionais, na verdade descrimina as pessoas devidos ao seu modo de falar, em relação aqueles que tiveram acesso a educação de qualidade, determinando o falar diferente de fala errada, modificando a identidade social e característica do jeito de se expressar de habitantes de outra regiões, não resta duvida, que o preconceito linguístico é uma atitude absurda, pois, existem inúmeras diferenças regionais e sócio- econômicas, consequentemente é natural que aconteça as variações linguísticas. As pessoas têm o direito de falarem de acordo com suas necessidades, cultura e condições, classificar como certo ou errado a fala de alguém é querer delimitar a variação linguística que faz parte a vida humana. Cabe ao professor usar a criatividade para trabalhar em sala de aula a variação linguística por exemplo: Montando uma peça de teatro, motivando para que sejam bem criativos, onde os alunos escrevem as falas e a professora faz com que eles percebam as variações linguísticas que ali aparecem e ensinando os alunos a ter respeito por cada pessoas, O Brasil é um país de cultura diversificada, formado por gente de múltiplas cores, etnias, credos, ideias e etc.
DISCURSIVA: 
Relacione e escreva sobre a visão de Paulo Freire a alfabetização atual e o alfabetizador? 
Para alfabetizar os alunos é preciso saber o que ele já sabe criar situações que compreenda o que esta sendo ensinado pelo professor, hje é necessário buscar aulas criativas que estimule compreender o mundo a sua volta assim incentiva a busca pela leitura e conhecimento. Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização baseado nas experiências de vida das pessoas. Em vez de buscar a alfabetização por meio de cartilhas e ensinar, por exemplo, “o boi baba”, ele trabalhava as chamadas “palavras geradoras” a partir da realidade do cidadão. o conhecimento é uma continua construção que ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.
O método dele era estimular a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
“A concepção freiriana procura explicitar que não há conhecimento pronto e acabado. 
Vygotsky defende que o homem se faz homem na interação com seus semelhantes, sendo Eu formado a partir das relações que estabelece com outras pessoas. Interação é a palavra-chave, isso impulsiona nossa reflexão sobre a importância da criança com os outros que o cerca pra o desenvolvimento da sua linguagem.
2 Qual a importância do educador estimular a oralidade?
a aprendizagem oral possibilita comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas, influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais. Seu aprendizado acontece dentro de um contexto. Quanto mais as crianças puderem falar em situações diferentes, mais poderão desenvolver suas capacidades comunicativas de maneira significativa. É preciso, portanto, ensinar à criança a utilizar adequadamente a linguagem em instâncias públicas, a fazer uso da língua oral de forma cada vez mais competente.
O que é método misto?
É a combinação dos métodos analíticos e sintéticos, que resula no método analítico- sintético(conhecimento como método misto.
O que consiste o analfabetismo funcional? Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que mesmo tendo aprendido a decodificar minimamente a escrita, geralmente frases curtas, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos. Ela realiza a leitura mas não posiciona-se ,não sai do senso comum ,pois não interpreta o que lê,muitas vezes nem entende o que esta lendo..
Qual o papel do educado no processo de aprendizagem?
Engana-se quem pensa que o papel do professor é apenas ensinar. é responsável por proporcionar às crianças experiências que auxiliam a desenvolver suas capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio. Os professores devem criar dentro de cada sala de aula uma atmosfera positiva para conduzir o aluno ao encontro da leitura. pode utilizar recursos pedagógico-didáticos que promovam diversas maneiras de uso, incluindo a criatividade e a adaptação, nas formas de apresentação dos conteúdos curriculares. Não é uma tarefa fácil despertar no aluno a prática da leitura autônoma. Para a formação do aluno leitor é importante que a responsabilidade não seja apenas do professor de Língua Portuguesa, mas de todos os professores.

Outros materiais