Buscar

APOL FÍSICA BÁSICA

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Física Básica
Leia a afirmação a seguir: 
A Segunda Lei de Newton é considerada o princípio geral da mecânica, uma vez que relaciona a massa e aceleração de um corpo ou sistema através da equação: F = m.a. Entretanto, existe uma outra forma de definir a segunda lei de Newton analisando a quantidade de movimento do corpo ou sistema.
Fonte: afirmação elaborada pelo autor desta equação. 
Considerando a afirmação dada e o conteúdo sobre a quantidade de movimento, impulso e conservação, do livro-base Mecânica Básica, quais as grandezas físicas que também podem expressar a segunda lei de Newton?
	
	A
	energia potencial (U)
	
	B
	variação de energia cinética (△△K)
	
	C
	variação de momento linear (△△p)
	
	D
	potência (P)
	
	E
	posição (x)
Questão 2/5 - Física Básica
Leia o excerto de texto: 
“Você não pode fugir das forças em seu cotidiano; você usa a força para abrir portas, digitar em um teclado, dirigir um carro, pilotar uma escavadora contra uma parede, subir as escadas da Igreja da Penha (não todas, necessariamente), tirar sua carteira do bolso – até para respirar ou falar. [...] A força está associada integralmente ao fazer objetos moverem-se e a Física tem um grande interesse em compreender como ela funciona”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOLZNER, S. Física para leigos. Rio de janeiro: Alta Books, 2011. p. 63. 
Segundo o texto dado e as leis de Newton estudadas no livro-base Mecânica Básica, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características: 
Primeira Lei de Newton – lei da inércia
Segunda Lei de Newton – princípio fundamental da mecânica
Terceira Lei de Newton – par de ação e reação 
( ) Para você ser capaz de andar sobre uma superfície qualquer, seu pé precisa fazer uma força sobre a Terra e a Terra precisa fazer uma força sobre você.
( ) Um carro em um terreno lamacento ou coberto por gelo tem dificuldade de sair do lugar.
( ) Os bancos dos automóveis têm encostos altos para prevenir que os passageiros quebrem o pescoço em caso de acidente.
( ) Se dobrarmos a massa que levantamos no supino na academia devemos dobrar a força exercida sobre a barra.
Agora, marque a associação correta:
	
	A
	1 – 2 – 2 – 3
	
	B
	2 – 2 – 1 – 2
	
	C
	3 – 2 – 1 – 1
	
	D
	3 – 2 – 1 – 3
	
	E
	3 – 3 – 1 – 2
Questão 3/5 - Física Básica
Leia o trecho a seguir: 
“Examinar colisões na Física pode ser muito interessante, especialmente porque o princípio da conservação da quantidade de movimento torna seu trabalho muito fácil [...]. Mas, geralmente, há mais na história quando você está lidando com colisões do que no impulso e na quantidade de movimento. Algumas vezes, a energia cinética também é conservada, fornecendo uma margem extra para descobrir o que acontece em todos os tipos de colisões, mesmo em duas dimensões”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOLZNER, S. Física para leigos. Rio de janeiro: Alta Books, 2011. p. 148.
Com base no trecho dado e no conteúdo de conservação de energia do livro-base Mecânica Básica, você joga horizontalmente uma bola de encontro à parede, ela bate e retorna diretamente para a sua mão com a mesma velocidade em módulo. Sobre esse evento, pode-se afirmar que:
	
	A
	a parede perde energia durante o impacto.
	
	B
	a parede ganha energia durante o impacto.
	
	C
	a bola perde energia durante o impacto.
	
	D
	a bola ganha energia durante o impacto.
	
	E
	a energia do sistema é conservada.
Questão 4/5 - Física Básica
Considere a seguinte citação: 
“Algarismos significativos consistem de todos os algarismos de uma medição, isto é, são todos os algarismos exatos mais o algarismo aproximado ou incerto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.infopedia.pt/$algarismos-significativos>. Acesso em: 4 fev. 2017. 
Considerando a definição de algarismos significativos e os conteúdos do livro-base Mecânica Básica sobre algarismos significativos, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Algarismos significativos são o resultado de uma medida de uma grandeza física e são independentes da precisão do instrumento de medição utilizado.
	
	B
	Os zeros à esquerda do primeiro algarismo correto, antes ou depois da vírgula, são significativos.
	
	C
	Durante a medição de um segmento de reta com uma régua comum, você acha o valor de 026,7 cm. Os números 0, 2, 7 e 6 são todos algarismos significativos.
	
	D
	As medidas 0,0540 kg e 0,054 kg têm precisões diferentes, pois o primeiro número possui três algarismos significativos, enquanto o segundo só tem dois.
	
	E
	0,059870 m possui 7 algarismos significativos.
Questão 5/5 - Física Básica
Analise o gráfico “força versus deslocamento” a seguir: 
Fonte: gráfico elaborado pelo autor desta questão. 
O gráfico mostra o deslocamento no eixo-x positivo de um objeto devido à ação de uma força de intensidade variável. Com os dados do gráfico e com base no conteúdo trabalho do livro-base Mecânica Básica, determine o trabalho realizado pela força, em J, de  0 a 21 m.
	
	A
	22,5
	
	B
	30
	
	C
	52,5
	
	D
	60
	
	E
	127,5

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes