Buscar

Av 2 psicologia (1)

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV2_201201659108 » PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	CRISTINE ROSE MERA
	Turma: 9011/AA
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 10/06/2013 13:23:53
	
	 1a Questão (Cód.: 30303)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Pensar o desenvolvimento a partir da perspectiva da vida em estágios significa considerar cinco diferentes características, são elas:
		
	 
	multicultural, multiafetiva, multicontextual, multidirecional e plástico
	
	multipluricultural, multipsicomotor, multicognitivo, multiafetiva e plástico
	 
	multidirecional, multicontextual, multicultural, multidisciplinar e plástico
	
	multidirecional, multicontextual, multicultural, multipsíquico e plástico
	
	multipsíquico, multicontextual, multicultural, multidisciplinar e plástico
	
	
	 2a Questão (Cód.: 30483)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conhecimento dos períodos de desenvolvimento humano é fundamental na Educação Infantil. Segundo o epistemólogo Jean Piaget, os quatro grandes períodos de desenvolvimento são:
		
	
	Período do Pensamento Lógico, Período do Pensamento Abstrato, Período do Pensamento Crítico e Período do Pensamento Reflexivo.
	
	Período Sensório-motor, Período Operatório, Período do Pensamento Crítico e Período do Pensamento Formal.
	
	Período Sensório-motor, Período do Pensamento Pré-Operatório, Período do Pensamento Crítico e Período do Pensamento Formal.
	 
	Período Sensório-motor, Período do Pensamento Pré-Operatório, Período das Operações Concretas e Período das Operações Formais ou Abstratas.
	
	Período Sensório-lógico, Período Reflexivo, Período Formal e Período Crítico.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 31570)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Depois de certo tempo é impossível recordar a informação tal como foi aprendida, pois as novas ideias assimilaram-se aos significados mais estáveis das proposições já existentes na estrutura cognitiva do aluno e, pouco a pouco, tendem a tornarem-se indissociáveis destes. Martín & Solé denominam este fenômeno por:
		
	
	memorização inconsciente
	
	diferenciação progressiva
	 
	definição de axiomas
	
	processo menmônico
	 
	inclusão obliterativa
	
	
	 4a Questão (Cód.: 30673)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No que se refere à abordagem sociocultural, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	nessa abordagem o homem precisa do mundo, pois é nele que as manifestações das culturas acontecem e através dele se constroem conhecimento.
	
	a atividade psicológica interna do indivíduo tem sua origem na atividade externa, nas trocas com os outros membros do grupo social, trocas que se inserem em um determinado contexto cultural.
	
	a abordagem sociocultural enfatiza que a atividade humana é mediada, que supõe o uso de diferentes formas de mediação: instrumentos, signos, práticas culturais.
	
	a essência dessa abordagem é o diálogo, que é desenvolvido ao mesmo tempo que são oportunizadas a cooperação, a união, a organização e a solução em comum dos problemas.
	 
	o ensino, nessa abordagem, deve levar ao desenvolvimento de operações para a formação de hábitos, que constituem a fixação e o reforço.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 27276)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sabemos que a Discalculia é um transtorno de Aprendizagem que acomete crianças de várias inserções culturais, pois suas causas são neurobiológicas. Das características abaixo, qual NÃO faz parte do quadro de Discalculia?
		
	
	Contar através de números cardinais e ordinais
	 
	Interpretar os textos que antecedem os problemas matemáticos.
	 
	Controlar os gastos financeiros por utilização impulsiva do dinheiro.
	
	Montar operações matemáticas.
	
	Entender os princípios de medida.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 30316)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo dados de pesquisa, com um ano de idade as emoções das crianças já são muito mais variadas e previsíveis do que no momento do nascimento, tão responsivas ao mundo externo quanto aos estados internos. Falando a respeito da importância das interações sociais nesse período, está INCORRETO afirmar que:
		
	 
	logo após o nascimento, as crianças são incapazes de expressar angústia, tristeza e contentamento.
	
	a família é um grupo social que funciona como um dos elementos determinantes do desenvolvimento e aprendizagem.
	
	o contexto social ensina às crianças quando e como expressar suas emoções. A referência social em relação aos pais e também às mães começa por volta dos 6 meses.
	
	a autoconsciência desenvolve-se no segundo ano de vida e possibilita um novo conjunto de emoções.
	
	as crianças pequenas também observam os traços de personalidade dos pais e procuram copiá-los, segundo a teoria da aprendizagem social.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 30650)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando a aprendizagem significativa de Ausubel, a professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem usou de algumas estratégias desse autor para planejar a sua aula, a saber:
I) pouco importa se o aluno tenha o interesse por aprender, ele pode apenas memorizar o material de forma arbitrária.
II) que ocorra a conexão ou a vinculação do que o aluno sabe com os conhecimentos novos.
III) que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo.
IV) que o professor seja um estimulador e não centralizador do conhecimento.
Considerando as afirmativas acima, quais estão corretas:
		
	
	I, II e IV.
	
	I, III e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	I, II e III.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 31578)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma contribuição significativa da teoria da aprendizagem verbal significativa reside em sua forma de entender a aprendizagem humana, especificamente a que se realiza em situações estruturadas de ensino e aprendizagem em torno do conhecimento de fatos, de conceitos, de princípios e de explicações. Ausubel e seus colaboradores definem uma categoria de aprendizagem cujos traços correspondem ponto por ponto aos que se consideram prototípicos do "bom aprender": provoca mudanças duradouras; é utilizável em situações distintas daquela em que se aprendeu e constrói-se em contexto de prática reflexiva. Pode-se afirmar que esta posição do autor é inequivocamente...
		
	 
	construtivo-humanista
	
	estrutural-funcionalista
	
	comportamentalista-estruturalista
	
	simbólico-estruturalista
	 
	cognitivo-construtivista
	
	
	 9a Questão (Cód.: 49717)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"Peixe fora d'água". A exemplo de muitos outros, Lindolfo mudou do campo para a cidade. Ao fazer onze anos, "toda uma vida", segundo seu pai, Lindolfo emigrou com sua família porque as dívidas não lhe permitiam que seu pai prosseguisse trabalhando na terra herdada dos seus avós. Para trás ficaram os dias de sol pleno, de contato com a natureza, de compartilhar com os pais as tarefas de plantação e criação. Na cidade, Lindolfo foi matriculado na escola do bairro onde sua mãe conseguira trabalho de doméstica e juntos percorriam o mesmo caminho todos os dias... Para Lindolfo foi muito difícil a adaptação ao novo meio e à escola: seu jeito de falar com um sotaque diferente e termos próprios provocavam deboches e brincadeiras maliciosas.
Embora Lindolfo tivesse uma relação cordial com o professor, ele se sentia como um "Peixe fora d'água" em sua turma. Muitas das coisas tratadas na aula não lhe interessavam ou ele não as compreendia bem. Assim, seu dia era longo e ele não entendia como seus colegas conseguiam passar tanto tempo sentados escutando o professor e realizando as tarefas solicitadas.
Um dia o professor indicou o estudo de um animal nativo como trabalho de pesquisa. Lindolfo sentiu que toda a sua infância estava presente em sua memória,mas não dispunha de material para ilustrar o que desejava comunicar, mas, com entusiasmo, pôs-se a desenhar um tatu, animal que ele conhecia muito bem. Lindolfo conhecia o habitat natural do tatu e costumava vigiar suas saídas para procurar alimento; muitas vezes observou com emoção os passeios da mãe tatu com suas crias. Nesta aula, Lindolfo foi o primeiro voluntário para contar e explicar tudo o que sabia sobre o tatu. Todos ficaram impressionados com seu conhecimento e, a partir deste dia Lindolfo passou a ser visto e tratado como membro da turma. Como um professor vygotskyano explicaria a opção pela escolha desta atividade?
 
		
	
Resposta: a escolha dessa atividade teria sido pelo fato de que cada aluno tem sua cultura, seu desenvolvimento cognitivo e suas experiências. o professor procurou observar o conhecimento de vida de cada criança, como é a cultura de cada um, o conhecimento e o seu desenvolvimento.
	
Gabarito:
Na visão vyotskiana, cabe ao educador o papel de interventor, desafiador e provocador de situações que levem os alunos aprenderem a aprender. O trabalho didático deve, portanto, propiciar a construção do conhecimento pelo aluno. Aprender é, de certa forma, descobrir com seus próprios instrumentos os  pensamentos e conhecimentos institucionalizados socialmente. A intervenção pedagógica é um processo de muita importância para o desenvolvimento  e aprendizagem do aluno. Nesse processo, o educador tem o papel de interventor na Zona de Desenvolvimento Proximal do aluno de forma a provocar desempenhos avançados que não ocorreriam sem a sua intervenção, principalmente ao aproximar essas experiências da vivência cotidiana dos alunos. A escola e o educador que desejam alcançar sucesso de todos os alunos terão de se imbuir desta prática pedagógica. Mas isso só é possível se o professor nessa dinâmica transformar a sala de aula em um rico espaço de aceitação de vozes diferenciadas e discordantes, assumindo seu papel de mediador de saberes e vivências.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 49376)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Observem o relato verídico feito pelo Dr. Jairo Werner, da cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, sobre o Caso Emília.
Emília nasceu de parto normal, com peso um pouco abaixo do ideal e passou por alguns períodos de internação hospitalar por sofrer de desnutrição e desidratação. Como sua família vivia em precárias condições de moradia e subsistência, o hospital considerou melhor hospitalizá-la até os quatro anos e meio de idade. Durante este período, Emília teve todas as suas necessidades orgânicas satisfeitas, mas o mesmo não pode ser falado em relação à socialização e afetividade. Ao final da internação, Emília foi entregue à mãe como deficiente e com o triste prognóstico de jamais falar e andar. A mãe acreditou na previsão e passou a deixar Emília numa esteira recebendo os cuidados básicos de alimentação e higiene, como se fosse um vegetal. Emília desenvolveu um tipo de nanismo, pois aos dezessete anos de idade media 97 cm, não se comunicava nem por palavras nem por gestos, ainda não andava. Ao voltar para o hospital para tratar de uma erisipela, os médicos pesquisaram seu nanismo e seu atraso generalizado no desenvolvimento, pois não encontravam causas orgânicas que desencadeassem tais comprometimentos. Desenvolveram um programa para proporcionar-lhe mais interações sociais e em menos de um ano, Emília já falava, andava e tinha crescido 23 cm.
Como você consegue explicar o atraso generalizado de desenvolvimento de Emília unindo as três categorias de análise: estágio sensório-motor, estimulação e aprendizagem.
		
	
Resposta: o atraso de Emilia no estágio sensório-motor foi decorrente de uma falta de convivio no meio social com sua família, uma etapa importantíssima no desenvolvimento da criança, pois é nesse período que a criança sente o afeto, o amor dos pais. com a interação social ela foi desenvolvendo e aprendendo a lhe dar com situações que a ajudaram no seu desenvolvimento cognitivo e social. com o seu desenvolvimento ficou mais fácil o desenvolvimento da aprendizagem, no meio afetivo do seu lar, no meio social junto a seus pais e familiares.
	
Gabarito: Emília teve um significativo prejuízo em seu desenvolvimento sensório-motor por não ter recebido os estímulos necessários à sua aprendizagem. Apenas após ser estimulada por uma estagiária, Emília reuniu as condições ideias de desenvolvimento e aprendizagem.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes