Buscar

avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403488275)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente chega a um consultório de Acupuntura relatando muita dor por todo o lado esquerdo da coluna torácica. No exame clínico de palpação, o acupunturista percebe que todo o meridiano de energia da Bexiga (região onde fica toda a musculatura dorso, ao lado da coluna vertebral) está tenso, com vários pontos-gatilho (pontos de dor) marcadamente entre a escápula e a coluna. Ele decide usar pontos desse meridiano para reduzir o quadro álgico. O acupunturista resolve usar o ponto chamado Xinshu (B15), que se localiza ao lado da coluna, em um nível entre os processos espinhosos das vértebras T5 e T6. Usando esse ponto, os músculos romboides são os que poderão ser "agulhados" pelo acupunturista, porque eles provocam, dentre suas ações, a abdução da escápula. Sobre as duas asserções acima, marque a alternativa correta:
		
	 
	A primeira asserção é falsa. A segunda asserção é falsa, e não é uma justificativa correta para a primeira.
	
	A primeira asserção é verdadeira. A segunda asserção é falsa, e é uma justificativa correta para a primeira.
	
	A primeira asserção é falsa. A segunda asserção é verdadeira, e não é uma justificativa correta para a primeira.
	 
	A primeira asserção é verdadeira. A segunda asserção é falsa, e não é uma justificativa correta para a primeira.
	
	A primeira asserção é falsa. A segunda asserção é verdadeira, e é uma justificativa correta para a primeira.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403488274)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As hérnias lombares são muito frequentes. Podem produzir a famosa dor ciática (uma dor que se extende das nádega ao pé) e lombalgia (dor na região lombar). As hérnias cervicais podem produzir cervicobraquialgia (uma dor que se extende do ombro à mão). Em ambas, pode haver parestesias (dormência) e perda de força muscular e sensibilidade (nos casos mais graves). Considere as afirmativas a seguir:
I) O disco intervertebral faz parte da articulação chamada sínfise intervertebral.
II) A dor referida, principalmente por irradiação, é devido ao acometimento de raízes nervosas quando a protrusão do disco é anterior.
III) As hérnias lombares de nível L5-S1 podem acometer nervos do chamado complexo nervoso lombar.
 Estão corretas as afirmativas:
		
	
	II e III
	 
	I e III
	
	I, II e III
	 
	Apenas I
	
	Apenas II
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403675902)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A mãe do menor A.L., chegou ao pediatra relatando : Meu filho está com muito dor de barriga e muita dificuldade para defecar. Ao observar o relato da mãe, podemos lembrar que os músculos da parede anterolateral do abdome, auxiliam na defecação, aumentando a pressão dentro da cavidade abdominal. Em relação a esses músculos ,indique o que também realiza flexão do tronco e se insere no corpo do púbis e na sínfise púbica:
		
	 
	Psoas maior
	 
	Reto do abdome
	
	Transverso do abdome
	
	Oblíquo interno
	
	Oblíquo externo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201404144169)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Costela é o nome dado a ossos alongados, comparáveis a arcos, que se estendem da coluna vertebral até o osso esterno. Assinale a ÚNICA alternativa CORRETA, quanto às costelas.
		
	
	As costelas são em número de 12 pares, sendo os sete primeiros pares denominados costelas verdadeiras e os três últimos pares denominados de costelas falsas.
	
	As costelas são em número de 12 pares, sendo os seis primeiros pares denominados costelas verdadeiras e os dois últimos pares denominados de costelas flutuantes.
	
	As costelas são em número de 12 pares, sendo os cinco primeiros pares denominados costelas verdadeiras e os três últimos pares denominados de costelas flutuantes.
	 
	As costelas são em número de 12 pares, sendo os sete primeiros pares denominados costelas verdadeiras e os dois últimos pares denominados de costelas flutuantes.
	
	As costelas são em número de 12 pares, sendo os cinco primeiros pares denominados costelas verdadeiras e os dois últimos pares (11º e 12º) denominados de costelas falsas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403725574)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A caixa torácica é composta pelo gradil costal, esterno e coluna torácica, esta sendo responsável pela proteção e suporte das estruturas internas. Verifique as afirmativas abaixo: I - O esterno é formado por um manúbrio inferior, um corpo central e um processo xifóide superior. II - As articulações intercondrais são formadas apenas pelas cartilagem das 6ª e 7ª, e 8ª costelas. III - A articulação lombosacral possui anteriormente uma sínfise intervertebral.
		
	
	Apenas II e III são verdadeiras
	 
	Todas são falsas
	
	Apenas II é verdadeira
	 
	Apenas a III é verdadeira
	
	I, II e III são verdadeiras

Outros materiais