Buscar

Estudo_Dirigido_1-_2011

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido- 1
Classificação dos Microrganismos
Microrganismos podem ser tanto benéficos quanto maléficos aos seres humanos. Embora nossa tendência seja enfatizar a importância dos microrganismos prejudiciais, como agentes de doenças infecciosas, por exemplo, a maioria é benéfica. Você como profissional (agrônomo ou engenheiro florestal ou engenheiro de alimentos ou nutricionista ou biólogo) destaque a importância dos microrganismos na sua área de conhecimento.
Discuta sobre as afirmações: Ferdinand Cohn foi o criador da bacteriologia e descobridor dos endósporos bacterianos. Os trabalhos de Louis Pasteur em relação à geração espontânea levaram ao desenvolvimento de métodos para o controle do crescimento dos microrganismos. Robert Koch definiu critérios para o estudo de microrganismos infecciosos e desenvolveu os primeiros métodos para a obtenção de culturas puras de microrganismos. 
Estabeleça um cronograma de eventos importantes para que a microbiologia se tornasse uma área do conhecimento enfatizando os acontecimentos relevantes da Idade de Ouro da Microbiologia.
O núcleo eucarioto e o aparato mitótico provavelmente surgiram pela necessidade de garantir a partição ordenada do DNA, em organismos contendo grandes genomas. Mitocôndrias e cloroplastos, as principais organelas produtoras de energia de eucariotos, surgiram pela associação simbiótica de procariotos do domínio Bacteria com células eucarióticas pelo processo denominado endossimbiose. Como se explica a teoria de que as organelas foram espécies de vida livre do domínio Bacteria?
Discuta sobre a afirmação: Comparações entre sequências de RNA ribossomal podem ser utilizadas para determinar as relações evolutivas entre os organismos. Árvores filogenéticas baseadas no RNA ribossomal foram construídas para os principais grupos procarióticos e eucarióticos. 
A filogenia estuda os laços evolutivos entre as formas de vida. Explique a seguinte afirmação: “Nem todas as células procarióticas conhecidas são filogeneticamente distintas das células eucarióticas, no entanto, nem todas as células procarióticas estão estreitamente relacionadas em um sentido evolutivo” 
 Robert H. Whittaker propôs que os organismos fossem agrupados em cinco reinos distintos. Já Carl Woese propôs em seu sistema de classificação elevar os três tipos de células (eucarioto e dois tipos distintos de procariotos) para um nível acima de Reino ( Domínio. Esses pesquisadores se basearam em diferentes parâmetros para realizar tais agrupamentos. Porque eles agruparam os diferentes organismos de maneira distinta?
Carl Woese propôs o sistema de classificação em três domínios (Archae, Bacteria e Eukarya). Cada um desses domínios possui características que os distinguem. Faça uma comparação entre eles.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes