Buscar

DESENHO TECNICO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE VÁRZEA GRANDE
INSTITUTO DE ENGENHARIA
DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO
NORMAS ABNT PARA DESENHO TÉCNICO
Gabriela Bueno Gonzales
Cuiabá
2017
1.NBR 10647-Normal geral
A norma geral do desenho técnico é a NBR 10647. Seu objetivo é definir a nomenclatura. Ela define os tipos de desenho (projetivos e não projetivos), o grau de elaboração (esboço, croqui, desenho preliminar, desenho definitivo), de pormenorização (desenho de componente, de conjunto, detalhe), o material utilizado (lápis, giz, carvão, etc.) e a técnica de execução (à mão livre ou computadorizada).
2.NBR 10068-Folha de desenho, layout e dimensões
 É a norma que padroniza as características dimensionais das folhas em branco e pré-impressas a serem aplicadas em todos os desenhos técnicos. Também apresenta o layout da folha do desenho técnico dando enfoque na posição e dimensão da legenda, margem e quadro, marcas de centro, escalas métricas de referência, sistema de referência por malhas e marcas de corte.
Estas prescrições se aplicam aos originais, devendo ser seguidas também às cópias.
 Notas:
a) As Figuras são apresentadas na forma mais simples servem apenas como ilustração.
b) Esta Norma considera todos os requisitos para reprodução, inclusive microfilmagem.
Documentos complementares
Na aplicação desta Norma é necessário consultar:
NBR 8402 – Execução de caracteres para escrita em desenhos técnicos – Procedimento.
NBR 8403 – Aplicação de linhas em desenhos – Tipos de linhas – Larguras das linhas – Procedimento.
Condições específicas:
Para seleção:
O original deve ser executado em menor formato possível, desde que não prejudique a sua clareza. As folhas de desenhos podem ser utilizadas tanto na posição horizontal como na vertical. O formato básico para desenhos técnicos é o retângulo de área igual a 1 m2 e de lados medindo 841 mm x 1189 mm, isto é, guardando entre si a mesma relação que existe entre o lado de um quadrado e sua diagonal x/y=1/2.
Para formato especial:
Sendo necessário formato fora dos padrões, recomenda-se a escolha dos formatos de tal maneira que a largura ou o comprimento corresponda ao múltiplo ou submúltiplo ao do formato padrão.
Para legenda:
A posição da legenda deve estar dentro do quadro para desenho de tal forma que contenha a identificação do desenho (número de registro, título, origem, etc.); deve estar situado no canto inferior direito, tanto nas folhas posicionadas horizontalmente como verticalmente. A legenda deve ter 178 mm de comprimento, nos formatos A4, A3 e A2, e 175 mm nos formatos A1 e A0.
Marcas de centro:
Nas folhas de formatos de série "A" devem ser executadas quatro marcas de centros. Estas marcas devem ser localizadas no final das duas linhas de simetria (horizontal e vertical) à folha.
Escalas métricas:
As folhas de desenho podem ter impressa uma escala métrica de referência sem os números, com comprimento de 100 mm no mínimo e em intervalos de 10 mm. A escala métrica de referência deve estar embaixo, disposta simetricamente em relação à marca de centro, na margem e junto ao quadro, com largura de 5 mm no máximo. Deve ser executada com traço de 0,5 mm de largura no mínimo e deve ser repetida em cada seção do desenho.
Sistema de referência por malhas:
Permite a fácil localização de detalhes nos desenhos, edições, modificações, etc. O comprimento de qualquer lado do retângulo da malha deve ter mais de 25 mm e no máximo 75 mm, e deve ser executado com traços contínuos de 0,5 mm de largura no mínimo. Os numerais devem iniciar no canto da folha oposto à legenda no sentido da esquerda para direita e devem ser repetidos no lado correspondente.
Marcas de corte:
Estas marcas servem para guiar o corte da folha de cópias e são executadas na forma de um triângulo retângulo isósceles com 10 mm de lado, ou com dois pequenos traços de 2 mm de largura em cada canto.
3.NBR 10582-Apresentação da folha para desenho técnico 
Esta Norma fixa as condições exigíveis para a localização e disposição do espaço para desenho, espaço para texto e espaço para legenda, e respectivos conteúdos, nas falhas de desenhos técnicos.
A folha para o desenho deve conter:
 a) Espaço para desenho: os desenhos são dispostos na ordem horizontal e vertical. O desenho principal, se houver, é colocado acima e à esquerda, no espaço para desenho.
 b) Espaço para texto: todas as informações necessárias ao entendimento do conteúdo do espaço para desenho são colocadas no espaço para texto e escritas conforme NBR 8402. Quando o espaço para texto é colocado na margem inferior, a altura varia conforme a natureza do serviço. A largura de espaço para texto é igual a da legenda ou no mínimo 100 mm.
 c) Espaço para legenda: a legenda é usada para informação, indicação e identificação do desenho e deve ser traçada conforme a NBR 10068. A legenda pode, além disso, ser provida de informações essenciais ao projeto e desenho em questão. O número do desenho e da revisão são colocados juntos e abaixo, no canto direito do padrão de desenho.
4.NBR 13142- Dobramento de cópia
Esta Norma fixa as condições exigíveis para dobramentos de cópias de desenho técnico.
O formato final dos desenhos nos formatos A0, A1, A2 e A3 deve ser o A4.
Cópias dobradas devem manter visível a legenda. Dobras feitas a partir do lado direito, verticalmente, de acordo com as medidas indicadas a seguir. Quando necessária perfuração para arquivamento deve ser dobrada para trás, nos formatos A0, A1 e A2.
Requisitos gerais:
O formato final do dobramento de cópias de desenhos formatos A0, A1, A2 e A3 devem ser o formato A4. As dimensões do formato A4 devem ser conforme a NBR10068.
Requisitos específicos
As cópias devem ser dobradas de modo a deixar visível a legenda (NBR10582). O dobramento deve ser feito a partir do lado direito, em dobras verticais, de acordo com as medidas indicadas nas figuras 1 a 4.
Quando as cópias de desenho formato A0,A1eA2 tiverem que ser perfuradas para arquivamento, deve ser dobrado, para trás, o canto superior esquerdo, conforme as figuras1 a 4.
Para formatos maiores que o formato A0 e formatos especiais, o dobramento deve ser tal que ao final esteja no padrão do formatoA4.
5.NBR 8402-Caligrafia técnica 
A NBR 8402 (ABNT, 1994) normaliza as condições para a escrita usada em Desenhos Técnicos e documentos semelhantes. Visa a uniformidade, a legibilidade e a adequação à microfilmagem e a outros processos de reprodução.
As sugestões para traçado de linhas são: horizontais e oblíquas: da esquerda para a direita; e verticais: de cima para baixo. Na execução das letras e algarismos podem ser usadas pautas traçadas levemente, com lápis H bem apontado ou lapiseira 0,3mm com grafite H. Estas pautas são constituídas de três linhas, sendo uma para a base da letra, outra para a parte superior das maiúsculas e a última par a parte superior das minúsculas.
Condições gerais:
Os caracteres devem ser claramente distinguíveis entre si, para evitar qualquer troca ou algum desvio mínimo da forma ideal.
Para facilitar a escrita, deve ser aplicada a mesma largura de linha para letras maiúsculas e minúsculas. Os caracteres devem ser escritos de forma que as linhas se cruzem ou se toquem, aproximadamente, em ângulo reto.
A altura h possui razão 2 correspondente à razão dos formatos de papel para desenho técnico.
6.NBR 8196-Emprego de escala
Esta norma determina as condições exigidas para o emprego de escalas e suas indicações na representação gráfica. Para executar uma representação gráfica que não cause dúvidas para quem fará a leitura e interpretação, utilizamos o recurso de desenhá-la na sua verdadeira grandeza.
Requisitos gerais:
A designação completa de uma escala deve consistir na palavra “ESCALA”, seguida da indicação da relação:
 a) ESCALA 1:1, para escala natural; 
b) ESCALA X:1, para escala de ampliação (X > 1);
 c) ESCALA 1:X, para escala de redução (X > 1).
 A escala deve ser indicada na legenda dafolha de desenho. Quando for necessário o uso de mais de uma escala na folha de desenho, além da escala geral, estas devem estar indicadas junto à identificação do detalhe ou vista a que se referem; na legenda, deve constar a escala geral. 
Requisitos específicos
A escala a ser escolhida para um desenho depende da complexidade do objeto ou elemento a ser representado e da finalidade da representação. Em todos os casos, a escala selecionada deve ser suficiente para permitir uma interpretação fácil e clara da informação representada. A escala e o tamanho do objeto ou elemento em questão são parâmetros para a escolha do formato da folha de desenho.
7.NBR 10126 Cotagem
Esta Norma fixa os princípios gerais de cotagem a serem aplicados em todos os desenhos técnicos.
 Notas: a) Quando necessário, devem ser consultadas outras normas técnicas de áreas específicas. 
b) As figuras do texto são apresentadas na forma mais simples; servem apenas como exemplos.
Requisitos gerais:
Toda cotagem necessária para descrever uma peça ou componente, clara e completamente, deve ser representada diretamente no desenho. A cotagem deve ser localizada na vista ou corte que represente mais claramente o elemento.
Cotar somente o necessário para descrever o objeto ou produto acabado. Nenhum elemento do objeto ou produto acabado deve ser definido por mais de uma cota. Exceções podem ser feitas:
 a) onde for necessário a cotagem de um estágio intermediário da produção (por exemplo: o tamanho do elemento antes da cementação e acabamento); 
b) onde a adição de uma cota auxiliar for vantajosa.
BIBLIOGRAFIA:
N1
http://desenho-tecnico.info/normas-para-desenho.html
N3
http://paginapessoal.utfpr.edu.br/luizpepplow/desenho-eletrico/normas-abnt/NBR%2010582%20-%20Apresentacao%20da%20folha%20para%20desenho%20tecnico.pdf/view
http://docs1.minhateca.com.br/539390716,BR,0,0,NBR-10582---Apresenta%C3%A7%C3%A3o-da-Folha-para-Desenho-T%C3%A9cnico.pdf
N4
https://projetosmecanicos.wordpress.com/2011/10/04/nbr-13142-desenho-tecnico-%E2%80%93dobramento-de-copia/
N5
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAiGUAD/nbr-8402
N6
http://mecanica-trajano.blogspot.com.br/2009/11/norma-abnt-nbr-8196.html
N7
https://prezi.com/g4ve5das7utq/abnt-nbr-10126-cotagem-em-desenho-tecnico/

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes