A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
7   Disturbios do movimento

Pré-visualização | Página 3 de 3

do TC.
Independente da etiologia, podem melhorar com o uso de clonazepan ou valproato de sódio. Algumas formas de mioclonias, particularmente o espasmo hemifacial, respondem bem à aplicação de toxina botulínica no local acometido.
TREMOR
É uma contração muscular rítmica de músculos antagonistas levando a deslocamentos do segmento corporal. O que diferencia o tremor dos outros movimentos involuntários normais é o caráter ritmado do movimento.
Pode-se dividir o tremor em dois tipos principais: (1) fisiológico, e (2) patológico.
O tremor fisiológico é aquele manifestado por todo indivíduo, especialmente na tentativa de manter o músculo contraído durante a postura. Esse tremor tem uma amplitude muito reduzida, sendo, portanto, praticamente imperceptível em condições normais. Tem uma frequência de contração agonistas-antagonistas de cerca de oito a doze ciclos por segundo.
O tremor patológico tanto pode ser um dos sinais clínicos de uma síndrome (ex, síndrome parkinsoniana, síndrome cerebelar), como pode ser a principal manifestação de uma doença (tremor essencial). O tremor parkinsoniano manifesta-se em repouso, em qualquer parte do corpo, mas especialmente nas mãos e cicla numa frequência de 2,5 a 8 hertz. O tremor cerebelar manifesta-se basicamente durante a ação e manutenção da postura.
O tremor essencial é uma doença que se manifesta exclusivamente com tremor, sem qualquer outra manifestação neurológica associada. O tremor costuma ciclar na faixa de 5 a 12 hertz, podendo aparecer em qualquer idade, embora tenha um pico de início de manifestação no final da adolescência e início da idade adulta e outro pico depois dos 50 anos de idade. Os dois sexos são acometidos igualmente e as mãos os segmentos corporais mais comumente acometidos. O segmento crânio-cervical está afetado em cerca de 20% dos casos e as pregas vocais em 16 a 18%. Membros inferiores e tronco também podem estar acometidos. É comum haver acometimento simultâneo de diferentes segmentos corporais, como mãos e pregas vocais ou segmento cranio-cervical e tronco.
DISCINESIA TARDIA
É caracterizada por movimentos involuntários amplos de caráter estereotipado, acometendo qualquer parte do corpo, mas especialmente o segmento orofacial.
As drogas mais frequentemente associadas são os neurolépticos, drogas utilizadas no tratamento das psicoses, náuseas e vômitos e algumas usadas para tratar vertigem.
Os movimentos na maioria das vezes acometem os lábios, língua e o andar inferior da face.
São movimentos de variados tipos, embora mais comumente observamos o passar de língua nos lábios, movimentos semelhantes ao beijo, vai-e-vem da língua e lábios, soprar ou estalar os lábios, entre outros. Algumas vezes acometem a mão e os pés, assemelhando-se a uma inquietude motora.
TIQUES
São movimentos de curta duração, levando a movimentos de segmentos corporais ou sonorizações produzidas pelo nariz, boca ou garganta.
São movimentos de caráter semivoluntários, o que significa que há algum controle voluntário desse movimento.
Costumam estar associados a necessidade premente de executar um movimento ou emitir um som específico, e a tentativa de inibi-lo acaba por gerar uma sensação de ansiedade.
Podem ser motores, quando há deslocamento de segmentos corporais ou contração muscular, e vocais, quando há uma sonorização.
São chamados de tiques simples aqueles em que o movimento é de um único segmento corporal e geralmente sem um propósito. O tique simples vocal é caracterizado por um ruído do tipo fungar, pigarrear ou sons semelhantes a grunhidos específicos.
Os tiques motores complexos geralmente envolvem o acometimento de mais de um segmento corporal, às vezes com movimentos sequenciais de grupos musculares; podem assumir um aspecto proposital. Os tiques vocais complexos envolvem ruídos bizarros como latidos, miados ou emissão de palavras curtas, geralmente obscenas. 
Os tiques, especialmente os simples, são muito comuns nas crianças em idade escolar e na grande maioria das vezes são transitórios, durando alguns meses e desaparecendo em definitivo. 
Na doença de Gilles de La Tourette, há tiques motores múltiplos que mudam o padrão com o tempo, além de tiques vocais simples ou complexos. Esses tiques podem levar a um prejuízo na vida social do indivíduo. Alguns pacientes com Tourette podem persistir com os tiques pela vida toda, mas a infância e a adolescência são os períodos mais críticos. Transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de atenção e hiperatividade, com prejuízo escolar, são muito frequentemente associados ao Tourette.