Buscar

AMOSTRA DE SOLO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AMOSTRA DE SOLO-uma porcao ou pedaço de solo retirado de um maciço terroso,estudado em laboratório com o objetivo de obter as propriedades físicas dele.Objetivo de estudar essa amostra eh para realização de projetos de engenharia e analisar seus comportamento mecânico.Sao classificadas quanto a sua textura, estrutura e umidade.
AMOSTRA DEFORMADAS-em que ocorrem alterações de textura, estrutura e umidade
AMOSTRA INDEFORMADA-onde se admite que se conserva a textura a estrutura e a umidade do local de origem
AMOSTRADOR DE SELBY-é um tubo de paredes finas, empregado na coleta de amostras indeformadas de argilas de consistência mole. C-I
AMOSTRADOR DE PISTAO-é capaz de realizar amostragem em solos não coesivos ou arenosos.
AMOSTRADOR DENINSON-destina se a amostragem de solos resistentes...
SONDAGENS SPT-também conhecido como sondagem à percussão ou sondagem de simples reconhecimento, é um processo de exploração e reconhecimento do solo, usado normalmente para solos granulares, solos coesivos e rochas brandas; largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamentodas fundações que servirão de base para uma edificação. VANTAGENS DELE È A SIMPLICIDADE E O BAIXO CUSTO . . A partir deste ensaio, é possível determinar a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo, além de aferir, pelo número de golpes, a compacidade e a consistência dos solos arenosos e/ou argilosos. 
Com o amostrador devidamente posicionado, coloca se cuidadosamente o martelo sobre a cabeça de bater, mede-se a penetração da composição decorrente do peso próprio do martelo.
ENSAIO DE CONE E PIEZOCONE-O princípio do ensaio consiste na cravação no terreno de uma ponteira cónica, No ensaio CPT medem-se as resistência de ponta e lateral.
PIEZOCONE-o principal atrativo do ensaio são o registro continuo da resistência a penetração.
QUAL EQUIPAMENTO ESCOLHER-depende de cada obra, acessibilidade do local, tempo, custos e outros.

Outros materiais