Buscar

Perguntas de economia modolo I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Perguntas de economia modolo I
 Prezado acadêmico, estamos chegando ao final do primeiro tópico que corresponde a uma introdução à economia. 
 Chegando até aqui, é importante fixar alguns conceitos e teorias que estudamos e que serão importantes ao longo desta disciplina. Por isso, elaboramos algumas auto atividades para você testar seus conhecimentos. Desejamos bons estudos!
Estudamos os recursos produtivos das economias. Como vimos, eles são imprescindíveis para o processo de produção, de modo que, sem ele, não haveriam produtos ou serviços a nossa disposição. Cada recurso de produção tem, em economia, uma remuneração específica. Com base nisso, associe a primeira coluna de acordo com a segunda:
a) Trabalho (c) Juros. 
b) Terra (recursos produtivos) (b) Aluguéis
 c) Capital (d) Royalties.
d) Tecnologia (e) Lucros.
e) Capacidade empresarial (a) Salário.s
As necessidades das pessoas são ilimitadas e os recursos produtivos são limitados. Disto resulta o problema da escassez, isto é, de que não há quantidades suficientes de um produto ou serviço para satisfazer os desejos de todos. Desse problema central, surgem três outros problemas fundamentais estudados em economia. Com base nisso, cite e comente os três problemas básicos da ciência econômica.
Os três problemas básicos da economia são:
O que e quando produzir? Esse problema é de cunho econômico e significa decidir quais produtos e serviços serão produzidos por uma economia, bem como serão as quantidades produzidas, levando em consideração o problema da escassez: os recursos limitados e as muitas necessidades.
Como produzir? Este problema é mais técnico. Significa, de maneira simples, pensar em quem irá produzir os bens e serviços, com quais recursos fará isso, e ainda, de que maneira, ou seja, com qual tecnologia. Da mesma maneira que no problema anterior, respeitando os problemas da escassez.
Para quem produzir? Este problema tem uma ligação social. Significa pensar para quem se destina os bens produzidos e serviços produzidos. alem disso,implica na reflexão acerca da destinação da renda gerada no processo produtivo de bens e serviços.
Os economistas, muitas vezes, utilizam modelos para explicar a realidade socioeconômica. Vimos que fazem parte da economia os chamados agentes econômicos, que são: as famílias, as empresas, o governo e o resto do mundo. Com base em seus estudos, descreva a função de cada um destes agentes na economia. 
As famílias são os agentes básicos da economia, de modo que não a veria o fluxo econômico sem elas. As famílias tem capacidade de produção e consumo. São elas proprietárias dos fatores ( recursos de produção). Sua função, então, é vender os recursos para as empresas em troca de bens e serviços. 
R.: As famílias são os agentes básicos da economia, de modo que não existiria o fluxo econômico sem elas. As famílias têm capacidade de produção e de consumo. São elas as proprietárias dos fatores/recursos de produção. Sua função, então, é vender os recursos para as empresas em troca de bens e serviços. As empresas correspondem ao agente de produção básico da economia. São elas que compram os fatores de produção das famílias e são responsáveis por transformá-los em bens e serviços. As empresas produzem os bens e serviços de que as famílas necessitam, por isso, essa relação é primordial na economia. O governo é o agente regulador da economia, da relação entre famílias e empresas. Suas funções são: fornecer bens e serviços públicos, complementar a ação da iniciativa privada, regulamentar a atividade econômica, entre outros. Inclusive, o governo dispõe de um conjunto de leis para basear as ações dos demais agentes. O resto do mundo corresponde às transações (de bens e de serviços) efetuadas com os demais países do mundo. São as transações realizadas entre os agentes econômicos nacionais e os agentes econômicos estrangeiros. Os mercados externos atuam como consumidores das mercadorias produzidas pelo país e, ao mesmo tempo, as famílias desse país podem consumir mercadorias produzidas no exterior.
 Entende-se que um “bem” é tudo aquilo que nos permite satisfazer uma determinada necessidade. Assim, só faz sentido um “bem” ser adquirido se ele for útil, a fim de satisfazer as nossas necessidades. Com base no que você estudou, diferencie bens de consumo e bens de capital. Dê um exemplo para cada bem.
R.: Os bens de consumo são aqueles utilizados para a satisfação da necessidade humana que adquirimos. Os bens de consumo dividem-se em bens duráveis e não duráveis. Os bens de consumo duráveis que adquirimos podem ser computadores, televisões, celulares, eletrodomésticos em geral. Já os bens não duráveis são aqueles que utilizamos para atender às necessidades daquele momento, por exemplo, alimentos, gasolina, bebidas. Já, por bens de capital entende-se que são os bens que permitem a produção de outros bens. Exemplos são máquinas e equipamentos, instalações que permitam a produção de outros bens.
 Estudamos de forma introdutória os dois grandes campos que subdividem a teoria econômica, a microeconomia e a macroeconomia. Com base no que você estudou, explique cada uma destas divisões. R.: A teoria econômica, a grosso modo, divide-se em dois grandes campos teóricos: a microeconomia e a macroeconomia. A microeconomia volta seu estudo aos individuos, às unidades produtivas, às famílias e à forma como interagem no mercado, além de estudar como a produção e os preços são deteminados pelo mercado. Já a macroeconomia é o estudo do comportamento dos grandes agregados, como a produção total, o investimento, as despesas totais, a inflação, o desemprego, entre outras variáveis.

Outros materiais