Buscar

CONTESTAÇAO ALPHAXDARIO

Prévia do material em texto

EXCELENTISSÍMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DA... VARA CIVEL DE SÃO PAULO - SP
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA N°...
ALPHA LTDA, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ sob o n°... com sede à rua..., número..., Bairro..., Estado..., CEP..., e endereço eletrônico, por seu advogado abaixo assinado, inscrito na OAB..., com endereço profissional, endereço completo, por força do artigo 77, V, do Código de Processo Civil, vem com a devia vênia, perante Vossa Excelência, apresentar:
CONTESTAÇÃO
Com fundamento nos artigos 847 da CLT e 335 do CPC, aplicável subsidiariamente ao processo do trabalho pelo artigo 769 da CLT, em face de DÁRIO, já qualificado nos presentes autos, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas:
DOS FATOS:
O reclamante trabalhou como auxiliar de escritório, na referida reclamada, no período de janeiro a dezembro de 1998.
Antes disso o reclamante trabalhou dez anos no aeroporto de Congonhas em São Paulo, junto a pista de pouso de aviões.
O reclamante afirma que tem sua capacidade laborativa reduzida, por ser portador de deficiência auditiva, que foi provocada pela reclamada. E pleiteia o pagamento de uma pensão vitalícia no valor do salário anteriormente percebido, como também uma indenização por danos morais no valor de R$ 500.000 (quinhentos mil reais).
Haja visto que a reclamação é infundada, a função laborativa exercida por ele que era a de auxiliar de escritório, trabalhava em ambiente fechado e sem ruídos, devendo ser levado em extrema consideração que outrora o reclamante trabalhou por uma década como controlador de pouso em um aeroporto, há grande possibilidade do mesmo ter adquirido a moléstia em razão de tal atividade.
PRELIMINARES:
A - PRELIMINAR DE INÉPCIA, POR ILEGITIMIDADE PASSIVA:
 A empresa reclamada não deveria figurar no polo passivo uma vez que não há nexo de causalidade entre a moléstia desenvolvida pelo reclamante e a relação de emprego que havia entre eles. Como dispõe o artigo 330, II, do CPC.
B -PRELIMINAR DE DE INCOMPETÊNCIA ABSLUTA:
Há que se observar que a presente demanda foi proposta em foro absolutamente incompetente, ocorrendo a hipótese do artigo 64, § 1° do Código de Processo Civil.
Assim necessária será a remessa dos autos ao juízo competente, qual seja a Justiça do Trabalho.
Isso porque a Constituição Federal, em seu artigo 114, VI aduz que é competente a Justiça do Trabalho para julgar as relações oriundas da relação de trabalho e ações decorrentes da relação de trabalho.
 
DO MÉRITO:
A função exercida pelo reclamante na empresa reclamada, qual seja a de auxiliar de escritório, não possui qualquer relação com a moléstia por ele desenvolvida que é a deficiência auditiva, pelo simples fato do reclamante ter trabalhado no aeroporto de Congonhas por uma década, junto a pista de pouso e decolagem de aeronaves.
Há grande possibilidade do reclamante ter adquirido tal moléstia em razão dessa atividade, visto que os elevados índice de ruídos produzidos na pista de pouso de aviões.
Não obstante, a responsabilidade civil do empregador por acidente de trabalho é de natureza subjetiva, nos termos do artigo 7°, XXVIII, da Constituição Federal.
Nesse sentido, há falta de nexo de causalidade entre a surdez profissional alegada pelo autor, e o ambiente de trabalho na empresa reclamada, tendo em vista especialmente o seu emprego anterior.
O autor pleiteia uma indenização a título de danos morais no valor de 500.000 (quinhentos mil reais). Uma quantia extremamente exagerada, e fora dos limites morais, em relação do dano que alega ter sofrido.
O pagamento de tal indenização geraria um enriquecimento ilícito do reclamante, as custas da reclamada, já que esta, não tem culpa quanto ao dano causado ao mesmo.
FUNDAMENTOS PARA JULGAMENTO DO MÉRITO:
Por todo exposto que seja acolhida a preliminar, sendo reconhecida a ilegitimidade passiva da reclamada para figurar em tal ação.
Requer ainda que vossa excelência acolha a preliminar de incompetência absoluta de juízo, visto que compete a justiça do trabalho processar e julgar as causas que versem sobre a relação de emprego.
A improcedência total do pedido do reclamante, em face da insubsistência dos motivos, provas e demais razoes já mencionadas.
DAS PROVAS:
Protesta por todos os meios de prova em direito admitido, notadamente o depoimento pessoal das partes, documental, testemunhal, pericial. 
Nestes termos,
Pede deferimento,
Local, data
Advogado/OAB

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes