Buscar

DISCURSIVA PLANEJAMENTO URBANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA - PLANEJAMENTO URBANO
“Para fins de urbanização o parcelamento do solo não é permitido em terrenos alagadiços, terrenos aterrados com material nocivo à saúde pública, em declividade desiguais ou superiores a 30% e em locais onde a poluição impeça condições sanitárias suportáveis. Importante esclarecer que essa proibição não é definitiva, ela perdura apenas enquanto não forem realizadas as medidas de adequação técnica da salubridade e segurança para adaptar essas áreas ao assentamento humano. O mesmo não ocorre com terrenos onde as condições geológicas não aconselham a edificação, em área de preservação ecológica, bem como todas as áreas definida no Código Florestal - Lei 12.651/2012 - como de preservação permanente onde o parcelamento do solo para fins urbanos é vedado.” (Disponível em http://www.urbanismo.mppr.mp.br/arquivos/File/Parcelamento_Final.pdf - acesso em 16/12/2014)
Uma das abordagens que merece destaque no Projeto de Lei nº 3057/2000, segundo Duarte (2011, p.120), é o capítulo I. Explique, de forma breve e clara, de que trata esse capítulo:
Nota: 20.0
O Capítulo I do Projeto de Lei nº 3057/2000 trata da regularização fundiária sustentável de áreas urbanas – que visa à efetivação do direito social à moradia e à cidade, de forma ambiental, urbanística, social e economicamente sustentável.
Complementação da resposta, não obrigatória para o aluno: Tendo por fundamento o reconhecimento da realidade dos assentamentos informais e parcelamentos irregulares, ocupados predominantemente por população de baixa renda, com um passivo socioambiental gerado pelo processo histórico desigual e excludente.
RESP: Este capitulo mostra a necessidade de regulamentar o uso ordenado do solo, garantindo o uso adequado do solo e assegurar o direito à moradia, com a adequada condição de convivência na sociedade de forma ordeira e organizada. Cap. 4, p. 120.
Quanto ao aspecto do trabalho, segundo Duarte (2011), é importante abordar a criação de possibilidades de geração de empregos e programas de geração de renda alternativa, visando atender aos que se encontram fora do mercado de trabalho. O trabalho não deve ser um benefício direto vindo do poder público, exceto em casos emergenciais, mas deve o planejamento urbano deve preocupar-se com ele como forma de garantir a construção de uma comunidade socialmente ativa e equilibrada.
Desta forma, responda: o item TRABALHO está inserido em qual DIMENSÃO DO PLANEJAMENTO URBANO?
Resposta:O trabalho está inserido na dimensão econômica do planejamento urbano. Cap. 2, p. 72 E 74.
“Uma definição precisa do que seja o Planejamento urbano necessariamente passa pelo trabalho de localizá-lo, enquanto disciplina, em relação ao urbanismo. Tanto o planejamento urbano quanto o urbanismo são entendidos como o estudo do fenômeno urbano em sua dimensão espacial, mas diferem notadamente no tocante às formas de atuação no espaço urbano.
Sendo assim, de acordo com os conceitos abordados no livro Planejamento Urbano, qual é a diferença entre urbanismo e planejamento urbano?
RESP: O Urbanismo assume um conceito mais restrito, sugerindo a abordagem de características físicas, a escala e a ocupação dos espaços geográficos e territoriais de uma cidade.
O planejamento urbano, além de englobar as características acima descritas, ainda sugere um sentido mais amplo, abordando muito além das características físicas de uma cidade, enfoca também as características sociais, econômicas e culturais.
Cap. 1, p. 25.

Outros materiais